Como vender packs de templates no canva?



O ano de 2021 foi realmente o ano dos packs de templates do Canva!

Ninguém realmente sabe quem foi a primeira pessoa que criou diversos templates para um público específico e pensou “vou vender e irei ganhar dinheiro com isso ”.

A questão é que o número de vendas desses produtos tiveram um saldo gigantesco, sendo até notada pelos criadores de conteúdos com milhares de seguidores do Instagram com direito até mesmo a memes nas redes sociais.

Mas será que em 2022 criar esses produtos digitais ainda é lucrativo?

A resposta para essa pergunta é SIM, afinal quando criamos esses post para Instagram no canva, não temos nenhuma data de validade pela procura continuar sendo muito alta.

E sempre quando uma criadora de conteúdo buscar inovar na identidade visual daquela empresa buscar um pack de templates ou contratar alguém para criar realmente do zero é justamente a solução.

O que impede que as vendas de packs sejam menores que em 2021?

Há centenas de motivos para que essas vendas possam ter um número menor do que do ano anterior e ela é justamente pela concorrência.

Muitos criadores desses templates começaram a vender muitas dessas imagens pensando em todos os públicos que são: blogueiras, dentistas, escritórios, academia e pessoas que trabalham com finanças ou contabilidade.

Por isso o valor de tantas artes incluídas em um só produto reduziu, fazendo que bastante clientes escolham essa opção do que artes separadas por cada área.

E se você vende essas artes separadas não há motivos para se preocupar o que realmente importa é a qualidade desse produto. É
 a estratégia de vendas que levará que essas pessoas escolham o seu template.

O segundo motivo é os próprios modelos criados no Canva, por usuários do site que também é uma oportunidade de ganhar uma renda extra com cada pessoa que escolher esses temas.

Eles podem ser usados tanto para quem possui o Canva Pro ou o Canva gratuito.

10 dicas para você começar a vender templates no canva

Está com dúvidas de como começar a vender esses produtos? Então separamos 10 dicas para você colocar em prática antes de começar a vender.

1. Escolha o seu público:

É quase impossível ganhar dinheiro com o canva sem estabelecer qual público você deseja que compre os modelos de templates criados nesse site.

Será através dessas escolhas que podemos pensar nas maiores dificuldades que eles enfrentam e inserir cada uma delas, na nossa página de vendas ou no momento de divulgar esses produtos na internet.

Um exercício que funciona perfeitamente bem como uma estratégia de vendas no marketing digital é fazer essas seguintes perguntas:

  • Para quem eu irei vender meu produto?
  • Quais lugares eu irei divulgá-lo?
  • Qual é a principal dificuldade do meu público no momento da criação dessas imagens?
  • Qual é a maior vantagem de usar o Canva para essa criação de imagens?
Com as respostas de cada pergunta é possível estabelecer primeiro a sua persona (pessoas com maiores dificuldades em usar/ comprar um determinado site ou serviço) e definir uma estratégia na divulgação.

2. Tire aquela ideia de que não é possível vender usando o Canva gratuito

Sabemos que nem todas as pessoas tem como pagar o Canva no valor de R$: 34,90 mensalmente e talvez esteja buscando formas rentáveis para ter esse serviço pago.

Você pode criar esses templates mesmo tendo o Canva gratuito, mas a atenção será mais redobrada no momento que surgir as vendas.

Isso acontece porque o link que você adicionou em um arquivo em pdf, por exemplo, pode se tornar visível para os outros compradores podendo acontecer: aparecer informações das edições de um cliente, o design aparecer alterado como fonte e cores do documento.

Para isso não acontecer será preciso criar cópias para cada comprador que se interessar pelos seus packs.


3. Pensar em uma paleta de cores

No momento de criar post para o Instagram no canva, precisamos se atentar nas cores que iremos escolher mesmo que elas possam ser alteradas depois.

Por causa disso evite utilizar cores escuras ou claras demais para não prejudicar a escolha na realização da compra para esses compradores.

Alguns sites que podem ajudar na escolha de paletas de cores:

  • Gerador de Paleta de Cores do Canva
  • Coolors
  • Color Hunt
  • Paleta de cores adobe
4. Escolha as fontes certas

Um problema muito comum que prejudica na compra é a escolha das fontes em alguns casos são claras demais ou manuscritas impedindo na leitura, ou escuras com traços muito fortes que torna aquela post não fique agradável.

Uma solução para esse problema é usar o Google Fonts, e pesquisar qual fonte é a melhor para o seu design.

Lembrando que não são todas as fontes que poderão ser encontradas no Canva, principalmente para os usuários que usam o Canva gratuito.

5. Pensar fora da caixinha no momento de montar os seus designs

Retornando a um ponto bem no início do texto sobre alguns criadores de conteúdos no Instagram serem contras os packs de templates no canva.

Isso acontece justamente por ter se tornado um CTRL C + CTRL V o famoso copia, mas não faz igual pela falta de criatividade.

Para o seu produto se destacar é preciso ter um diferencial entre os outros modelos que já encontramos no mercado.

6. Apresentação do produto

Como está sendo a apresentação do seu pack do Canva? Talvez no momento que terminamos a criação a vontade de vender é tão grande que esquecemos da imagem do produto independente da plataforma escolhida.

Tanto na Hotmart, Eduzz e Monetizze precismos colocar uma foto que irá aparecer quando alguém fazer uma pesquisa de “templates do canva”.

Para essas imagens se tornem mais profissional sugerimos você utilizar a apresentação com mockup que podem ser editadas no Photoshop ou no próprio Canva pesquisando por mockups.

7. Para que ele seja eleito um dos melhores templates do canva é preciso aprender a divulgá-lo

A divulgação é realmente a oportunidade de vender o seu negócio e definir naquele momento maneiras de gerar vendas estratégicas.

Existem dois tipos de divulgação;

1. divulgar produtos grátis: seu produto pode ser divulgado no Pinterest, Instagram ou em grupos do Facebook que permitam a venda desses serviços.

2. divulgar produtos de forma paga: você pode divulgar produtos no google ou em anúncios no Facebook, ou Instagram para impulsionar as suas vendas.

Para esses dois tipos de divulgação darem certo precisamos retornar lá no item 1. Sendo a escolha do seu público e criar vídeos e legendas que impactam resultados positivos.

Por isso EVITE:

👎 Legendas curtas como: compre o meu pack do Canva para o seu Instagram
👎 Legendas longas demais que cansam só de visualizar aquele texto todo
👎 Imagens sem qualidade, busque essas fotos em sites gratuitos que tenham imagens de qualidade.
👎 Falta de Call action no final da legenda

8. Expanda seus templates para outros idiomas

Não está conseguindo vender nada no idioma brasileiro? Então comece a criar em outros idiomas com a ajuda do Google Tradutor.

Faça primeiro uma pesquisa de preço e como são principalmente as: apresentações dos produtos, legendas e o número de páginas de vendedores de sites do exterior.

Depois com essas anotações em mãos altere o idioma do seu template e crie uma lojinha virtual nesses sites.

3 sites para vender produtos:

  • Creative Market
  • Etsy
  • Envato Market
Sendo então uma oportunidade para os usuários com aquele pensamento de “quero vender online” recebendo assim os valores por cada venda em dólar ou em moeda brasileira.

9. Crie um canal no YouTube para a divulgação ou para ensinar os iniciantes que usam o Canva

Caso saiba usar o Canva uma oportunidade de aumentar a sua renda é criando um canal do YouTube focado nessa plataforma.

Dessa maneira podemos compartilhar o nosso conhecimento e separar alguns momentos no vídeo para mostrar os nossos produtos.

Você pode ainda adicionar esses links na descrição e adicionar afiliados para vender esses templates, podendo ser a melhor forma de divulgação na internet para quem não tem como investir em tráfego pago.

10. Saiba quanto cobrar

O Canva é gratuito, mas o seu tempo fazendo esses posts não é, por esse motivo aprenda a cobrar o valor certo pelo seu trabalho.

Evite fazer comparações com os valores de outros produtores e comece a focar no seu design do início ao fim.

Analise quanto tempo de criação os seus templates foram feitos e também da página de vendas do seu produto e cobre o valor CERTO.

Conclusão:

Aprendemos nessa postagem como planejar a criação de templates no Canva. Levando sempre em consideração o aumento da sua renda mensal com esse produto.

Precisamos lembrar que não é um processo rápido e muito menos simples conseguir vender esses templates sem se esforçar mesmo que eles tenham uma imagem profissional.

10 dicas para vender templates no Canva são:

  1. Escolha o seu público:
  2. Tire aquela ideia de que não é possível vender usando o Canva gratuito
  3. Pense em uma paleta de cores
  4. Escolha as fontes certas
  5. Pense fora da caixinha no momento de montar os seus designs
  6. Foque na apresentação do produto
  7. Divulgue de forma certa
  8. Expanda seus templates para outros idiomas
  9. Crie um canal no YouTube para a divulgação ou para ensinar os iniciantes que usam o Canva
  10. Saiba quanto cobrar pelo seu tempo

6 comentários on 'Como vender packs de templates no canva?'

  1. Descobri esse blog agora a noite, e estou amando

    ResponderExcluir
  2. Me ajudou bastante as informações, obrigada!

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem? vi seu pack do Instagram no Pinterest e me apaixonei por ele, e queria utiliza-lo no meu feed do Instagram, e como uma das regras dizia para comentar no seu blog, aqui estou.
    Obrigada por disponibiliza-lo ele é incrível, eu amei.
    OBRIGADA!

    ResponderExcluir
  4. Crie posts profissionais em menos de 5 minutos.
    Mais de 3000 templates pra você editar e criar. Acesse o link: https://bityli.com/vrvwm

    ResponderExcluir
  5. Eu consigo fazer venda criando layouts do zero mas com os próprios itens do canva?

    ResponderExcluir
  6. Assino em baixo as tuas dicas s2 !!!

    Começei uma loja de packs no inicio de 2022 e desde então já foram várias vendas, vale muito a pena! Agora estou buscando crescer cada vez mais a lojinha. Mas é um mercado bastante concorrido. O meu site de packs é o: https://postideal.com.br/packs-canva/

    Beijão, by Ca.

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para o andamento do nosso blog por esse motivo:

- Deixe sua opinião dentro das nossas postagens.

- Ative a opção de notifique-me para receber uma notificação quando seu comentário for respondido.