Como estudar mais em menos tempo?


Começar a estudar em pouco tempo pode acontecer devido a dois problemas: o primeiro é porque não conseguimos aprender o conteúdo e o segundo são as matérias acumuladas.

A procrastinação durante os estudos pode ser a chave de um deles, afinal acabamos sempre adiando revisar matérias, fazer simulados ou praticar um método novo de estudos.

E esse fato de ir adiando todos os dias, resulta no acúmulo de matérias e talvez seja por causa disso, que buscamos  pesquisar por esse tema durante o nervosismo.

5 atitudes para conseguir estudar mais em menos tempo

Já sabemos que quando caímos na real que fizemos algo de errado o famoso “me lasquei total” chegando nas seguintes conclusões:

❌ Não vai adiantar nada passar 24 horas folheando livro ou estudando para X matérias diferentes apenas para frustrar esse desespero.

❌ Nem irá ajudar nada fingir que isso não está acontecendo, pois, quando entendermos ser real também irá bater o desespero.

❌ Não vai adiantar nada ficar choramingando pelos cantos e dizer da boca para fora que dessa vez será diferente.

Então o que eu devo fazer mulher? Começar de fato querer se organizar, o primeiro passo você já deu começando a ler essa postagem, mas somente isso não adianta.

Dizer que ano que vem ou no outro mês que não irá mais acontecer e não fazer nada após realizar uma prova ou um teste não vai adiantar nada. Você precisa ter uma atitude diferente.

#1: Comece pelo seu ambiente de estudos

Nesse momento de ter muita matéria para revisar é necessário ter um ambiente de estudos podendo ser na mesa da cozinha, uma escrivaninha ou qualquer outro lugar.

Pegue todo o material que deverá ser revisado podendo ser livros físicos ou digital, retire tudo que possa atrapalhar durante os seus estudos como: celular ligado, rádio e televisão.

Estudar com o livro online é mais complicado, porém há uma extensão do Google que bloqueia páginas que podem fazer você se distrair durante os estudos.

Como usar a extensão Block Focus para estudar melhor

Para ter acesso a ela será necessário utilizar o navegador do Chrome e pesquisar no Google por Block Focus com ela pode:

  • Definir quanto tempo esses sites serão bloqueados
  • Definir um tempo de descanso para acessar esses sites
  • Adicionar páginas para serem bloqueadas
👉 Clique aqui para ser direcionado a extensão

2. Determinar metas

Sabendo o seu método de estudos podemos começar a definir metas de curto prazo para ajudar no seu problema.

Antes mesmo de abrir seu livro anote em uma folha de papel:

  • Quantas matérias você quer estudar nesse dia?
  • Quanto tempo você quer estudar elas?
  • O que impediu na realização dessas tarefas diárias?
  • Quantas matérias você estudou?
Podemos ainda usar a técnica do Pomodoro, para fazer que essas metas se tornem reais adicionado um período para estudar cada uma.

Como usar o método pomodoro para ajudar nos estudos e no acúmulo de tarefas

Dessa forma cada vez que aquele tempo for alcançado, deixamos tudo que estávamos fazendo de lado e começamos a estudar outra matéria.

Depois desses intervalos de tempo é muito mais simples fazer que essas metas se tornem reais e todas as perguntas sejam respondidas.

3. Durante os estudos faça perguntas

É muito mais fácil aprender mexendo com a nossa curiosidade durante os estudos tanto com as imagens do livro, materiais em pdf ou imaginando uma situação real.

Anote essas perguntas em um flashcard ou em uma folha de papel e comece de fato a querer respondê-la.
O ponto mais importante é NÃO COPIAR as respostas do livro! Você pode fazer uma leitura e formular a sua própria resposta.
Imagine uma situação que passamos diariamente para explicar essa resposta e será muito mais fácil lembrar dessa situação durante uma prova.

Seja ela uma prova de escola, faculdade, concurso público, Enem ou qualquer outro vestibular.

4. Estudar offline

Há alguns aplicativos que ajudam você estudar offline ainda mais nesse período que milhares de estudantes estão nesse desafio de estudar em casa.

Por isso separamos alguns deles para os estudantes que estão cursando o ensino médio, os que buscam se preparar para o Enem.

#1.Nerd App: aplicativo de resumos de diversas matérias podendo ser utilizado offline ajudando você que está no ensino médio e que irá fazer o Enem.

Com eles temos acesso a resumos de ciências da natureza, ciências humanas, linguagens, matemática e suas tecnologias.

Conseguimos ainda favoritar os melhores resumos e guardar em uma pasta no aplicativo para ler depois.

#2. Aprovado: aplicativo de planejamento e controle dos seus estudos, a partir dele se facilita a criação de um cronograma de estudos e utilizar offline.

Temos as informações de quantas horas estudamos no dia de hoje, um mês e nos últimos 7 dias.

Podemos adicionar o método do pomodoro, no decorrer dos nossos estudos e agendar revisões dento do aplicativo para um dia que você tenha interesse.

#3. Questões Enem: O último aplicativo dessa lista é justamente para quem está se preparando para entrar em uma universidade.

Utilizando ele no nosso celular conseguimos fazer simulados e resolver questões das edições do Enem anteriores, acessar aulas online e saber o porquê do erro.

Afinal a cada resposta errada temos uma explicação curta que especifica melhor o tema.

5. Encontre um material certo

Quando estamos precisamos estudar uma ou várias matérias em um período mais curto devemos utilizar a cada segundo ao nosso favor.
Ficamos horas querendo entender aquele assunto em um livro com uma linguagem totalmente difícil de entender e esquecemos de procurar outros materiais.

Em outra postagem de dicas de estudos indiquei alguns materiais didáticos gratuitos com livros e apostilas para você estudar.

👉 Materiais gratuitos para você estudar no ensino remoto

Precisamos de um livro que realmente tenha uma linguagem que seja mais fácil entender ainda mais quando utilizamos técnicas e métodos de estudos para estudar.

Criamos uma arquivo de estudos com aquelas perguntas no segundo tópico de metas ajudando no momento de começar a estudar corretamente.

Controle de estudos para você estudar mais em menos tempo organizando seus horários

👉 Clique aqui para fazer o download

Resumo dessa postagem:

Estudar em pouco tempo é possível, mas precisamos ter calma e paciência! Nada está perdido, apenas precisamos criar um hábito de estudos.

Fazer metas e usar o método do pomodoro e aplicativos de resumos offline ou resumos digitados podem ajudar a reduzir esse tempo.

Ajudando dessa forma ter mais acesso a informações relevantes para estudar para o Enem, para um concurso público, faculdade ou ensino médio.

Se colocarmos essas 5 atitudes em prática será muito mais simples estudar melhor em menos tempo sendo no ensino presencial ou ensino remoto.

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para o andamento do nosso blog por esse motivo:

- Deixe sua opinião dentro das nossas postagens.

- Ative a opção de notifique-me para receber uma notificação quando seu comentário for respondido.