7 cursos gratuitos voltados para educação financeira




Quem nunca sacou um dinheiro em um banco e acabou gastando tudo e somente reparou no final do dia? Bem esse é um dos problemas que acontece com milhares de pessoas diariamente.

Acabamos no momento do consumismo gastando demais e quando olhamos o extrato bancário descobrimos que nosso saldo está no vermelho.

Esse problema ocorre pela falta de conhecimento sobre educação financeira que ensina maneiras de poupar dinheiro, investir em lugares corretos e se livrar do endividamento.

Por isso algumas plataformas criaram cursos gratuitos de finanças pessoais alguns deles contém certificado que terá alguma relevância para o mercado de trabalho.

8 cursos gratuitos de finanças

Algumas plataformas listadas nessa lista oferece o curso gratuito e certificado de conclusão para ajudar a melhorar o seu currículo para a área de administração, por exemplo.

1. Sebrae

O Sebrae é bastante conhecido por criar cursos voltados a empreendedores e microempreendedores conseguirem aumentar suas vendas, utilizar técnicas de marketing digital e entre outras aulas com o objetivo de ajudar as pessoas.

Nesse curso de gestão financeira tem duração de 3 horas e certificado incluso com módulos sobre:

  • Capital de Giro de caixa que é importante para a empresa ou negócio permanecer funcionando.
  • A importância sobre a gerenciamento financeiro
  • Controle e análise de estoques
  • Módulo de controle de caixa

2. Mundo Senai


Outra plataforma bastante conhecida por disponibilizar cursos totalmente gratuitos e com certificados de conclusão é a Senai, por isso ela não podia de forma nenhuma ficar de fora dessa lista.

Lembrando que não são todos os cursos são gratuitos, e podemos identificar se é pago ou não com a ajuda da palavra grátis na própria publicação.

O curso finanças pessoais tem 14 horas de duração e entre os seus módulos podemos aprender:

  • Como traçar um perfil financeiro
  • A importância da educação financeira no nosso dia a dia
  • Planejar de forma correta o seu dinheiro antes de gastar
  • Gerenciar dívidas e investimentos

Diferente do Sebrae, o site oferece além do curso alguns recursos gratuitos para facilitar ainda mais na compreensão do tema que são: livros, vídeos e acompanhamento do curso.

3. Escola Virtual Gov

O terceiro site da lista também é diferente dos outros dois acima. No curso finanças pessoais feito pelo Banco do Brasil, conseguimos assistir o curso com 20 horas de carga horária de forma mais descontraída.

Isso porque as aulas tem vídeos animados para aprofundar qualquer assunto dos módulos nesse curso. Nele conseguimos aprender:

  • Como criar um orçamento familiar
  • Entender a diferença entre poupança e investimento
  • Como sair de um endividamento e entre outras aulas

Outro curso que se você tiver um pouco mais de tempo para fazer é o de tesouro direto que ensina como investir de forma certa, entender os títulos que são ofertados, rentabilidade, liquidez e entre outros assuntos desse tema.

4. CVM:

A comissão de valores mobiliários (CVM), também disponibiliza três cursos para quem quer aprender como poupar mais e entender melhor sobre investimentos e planejamento com certificado incluso.

Os três cursos são de:


👉 Matemática financeira básica com aplicações necessárias sobre o seu dinheiro.

👉 Educação financeira para jovens que desejam entender de fato o motivo que devemos começar a economizar dinheiro e criar um planejamento financeiro.

👉 Poupança e investimento que ensina formas de investir e saber um pouco melhor sobre dívidas e como fazer investimentos de curto e longo prazo.

5. Prime Cursos
O prime cursos também tem cursos voltados a finanças gratuitamente a diferença é no certificado de conclusão que é totalmente gratuito, mas para ter em mãos é necessário pagar uma taxa de R$ 54,90 + o frete.

Mas se você quer apenas aprender e não, quer preocupar-se de conseguir o certificado os cursos ofertados são:

Finanças Pessoais: Duração de 30 horas que ensina como administrar melhor o seu dinheiro.

Introdução a bolsa de valores: com 40 horas de carga horária que irá ensinar o básico de como investir e como funciona o mercado de ações.

6. Fundação Getúlio Vargas

A FGV oferece milhares de cursos para qualquer área de interesse, porém a plataforma também fez algumas mudanças.

Antes qualquer pessoa poderia se cadastrar nos cursos agora há um período de inscrição com dias para abertura de novas turmas.

Por esse motivo é muito importante você pesquisar sobre o curso de finanças e saber os dias de inscrição para abertura de novas turmas.

7. Fundação Bradesco


Outro banco que está investindo em ajudar as pessoas a entender sobre educação financeira é da fundação do Bradesco com o curso sobre finanças para o nível iniciante.

A duração é de 7 horas e também tem certificado de conclusão no final do curso alguns dos módulos ensinam:

  • Entender melhor sobre as operações de crédito
  • Como superar os problemas financeiros
  • Maneiras de iniciar um planejamento financeiro

Preciso me cadastrar com meus dados nesses cursos?

Sim, para conseguir assistir às aulas e entender como está o seu desempenho é necessário se cadastrar nesses cursos e se você tem um blog, site ou qualquer negócio temos uma dica.

Nesses cursos é comum enviar centenas de notificações, e para as pessoas que não querem que esses e-mais se confundam com os outros e não perca essas notificações sugerimos que você crie um novo e-mail.

E ele pode ser criado em qualquer plataforma, mesmo se ativarmos a opção de não importante podemos acabar perdendo algo que é necessário.

Como conseguir o meu certificado?

Para ter o certificado online é necessário acertar no decorrer do curso no mínimo 70% das questões para ele poder ser baixado.

Se o número não for atingido não será possível ter o certificado no final do curso, por isso preste muita atenção nas aulas e apenas acesse quando tiver tempo.

Afinal as questões que você marcar errada pode influenciar no recebimento ou não do seu certificado.

Esses são os 7 cursos para você que busca utilizar um certificado voltado para o mercado de trabalho ou apenas para aprender a criar um orçamento financeiro, poupar dinheiro e aplicar ele melhor.

0 comentários