A importância da paleta de cores para o seu negócio

Paleta de cores para o seu negócio

Você deve já estar cansada de ouvir falar sobre a importância de escolher uma paleta de cores para o seu feed do Instagram, blog e negócio online.

Alguns perfis acabam sendo um pouco agressivo quando é abordado esse assunto, e as pessoas invés de escolher uma paleta por livre e espontânea vontade, começam a criar uma paleta por livre espontânea pressão.

O desespero de tantos contras que os criadores de conteúdo escrevem que além de causar espanto por lerem tantas coisas negativas, começam a esquecer das cores que gostam por simplesmente terem medo de não crescer.

E vocês devem anotar essa parte que a paleta de cores, não tem nada a ver com crescimento rápido do seu perfil!

Se alguém te falou isso essa pessoa está completamente errada, a paleta é uma forma de diferenciação e entrega de conteúdo, sendo assim seus seguidores e visitantes poderão reconhecer seu perfil de longe.

O que eu devo me preocupar em relação à paleta de cores?

Há algumas coisas que devemos tomar bastante cuidado antes de escolher as cores do seu blog, da sua marca pessoal e Instagram que são justamente as cores.

  • Quando usamos uma cor clara demais e ainda queremos inserir um texto na cor branco, é quase impossível que alguém consiga ler o que está escrito na imagem.

E isso prejudica falando de Instagram na visibilidade do seu perfil, ganhos de seguidores reais, engajamento e na visualização das suas imagens.

A mesma coisa ocorre quando utilizamos uma cor muito forte, por exemplo, um verde bem vibrante.

  • Diferentemente da cor clara esse verde, irá causar uma irritação nos olhos quando se depararmos com a imagem que também não é uma coisa boa.

As vezes acreditamos que se utilizarmos uma cor bem forte terá um bom número de visualizações, compras e engajamento, mas isso é justamente o efeito contrário.

Vamos começar a mostrar bem isso através de perfis no Instagram:

Como definir sua paleta de cores

O primeiro perfil é da Ória Branding que contém 22,5 mil seguidores nele podemos analisar algumas coisas olhando para a primeira linha até o final do feed.

Podemos notar que o feed é composto por duas imagens podendo ser da própria autora, memes e reels que de alguma forma a visão é bastante agradável.

Conseguimos observar também a presença de degrades e uma fonte que é legível para todo mundo.

O segundo perfil é das Gurias do Marketing, que diferente da primeira análise elas não usam degrade e muito menos duas fotos e uma imagem em cada linha do seu feed. 
 
Elas usam sempre uma ilustração que tem as mesmas cores da sua paleta, com uma fonte arrendondada que também facilita na visualização podendo ser de duas maneiras:

➡️ Forma número 1: Por ilustrações
➡️ Forma número 2: Reels e textos.

Agora se esses dois perfis usassem uma cor bastante clara e um fundo branco será que elas conseguiriam ter tantos seguidores?


E se eu não tiver uma cor em mente para criar minha paleta?

Há diversos sites que tem esse mesmo objetivo de ajudar você a definir a paleta de cores do seu negócio que são eles:


1. Paleta de cores adobe:

A paleta de cores da adobe fornece gratuitamente diversas opções de paletas de cores para o seu negócio podendo ser: no mundo do design, moda, beleza, produtos digitais, marketing digital e entre outros.

A diferença da paleta de cores da adobe para os outros sites é justamente uma subcategoria para diversos segmentos de mercado.

2. Paleta de cores do canva:

Você já deve ter criado algum design no Canva, mas algumas pessoas ainda não conhecem essa ferramenta do gerador de cores.

Usando esse site você consegue criar uma paleta do zero, utilizar uma imagem como referência, escrever uma cor que você tem em mente e esperar os resultados de paletas que o próprio Canva irá mostrar para você.

3. Coolors:

O meu queridinho na criação de cores é o Coolors, por ser justamente fácil de utilizá-lo o design é bastante simples e assim que digitamos no navegador já aparece uma infinita quantidade de paletas.

Você deve se cadastrar no site para c
onseguir salvar as paletas que for mais semelhante ao seu gosto pessoal e ao seu perfil.

4. Palettable:

O Palettable também tem uma proposta diferente, ele é indicado para você que não tem a mínima ideia da cor que irá escolher, sendo assim você terá algumas perguntas e respostas.

Sempre são duas respostas que são: não gosto e gosto e de acordo com a opção escolhida irá aparecendo cada vez uma cor para você escolher clicando em ajustar.


Significado das cores:

Devemos entender que cada cor desperta um diferente significado em nós que podem ser de alegria, tristeza, emoção e entre outros significados.

Mostraremos algumas cores bastante usadas e como usar essas emoções a favor da sua marca ou perfil. De acordo com os especialistas do No Film School elas significam:

Vermelho: amor, velocidade, força e energia

Azul: fé, espiritualidade, contentamento, lealdade e paz

Rosa: romantismo, felicidade, satisfação e delicadeza

Roxo: transformação, sabedoria, conhecimento e conforto

Laranja: humor, energia, equilíbrio e entusiasmo

Amarelo: sabedoria, conhecimento, felicidade e otimismo

Verde: cura, meio ambiente, perseverança, saudável e boa sorte

Branco: proteção, amor, respeito, mesura, pureza, simplicidade


Qual fontes e imagens escolher?

A fonte é a forma de ilustrar o que será abordado e devemos escolher assim como a imagem de forma certa e com calma.  
 
Podemos usar as fontes gratuitas fornecidas do Canva principalmente para quem não possui o Pro ou usar as fontes de sites como: Dafont, NetFontes e Befonts.

Você deve estar se perguntando para usar fontes de outro site no Canva eu preciso ter o Canva Pro e a resposta é sim, porém há outro site chamado Crello que permite usar essas fontes gratuitamente.

E para evitar problemas com direitos autorais podemos usar as imagens do Unsplash, Pexel e Pixabay nessa etapa.

Tudo que foi listado nessa postagem é justamente a retirar esse medo que é colocado para as pessoas que criam blogs, Instagram e sua marca pessoal entendendo os pontos que realmente devemos se preocupar.

Siga o nosso novo instagram: @falablogueira

2 comentários on 'A importância da paleta de cores para o seu negócio'

Seu comentário é muito importante para o andamento do nosso blog por esse motivo:

- Deixe sua opinião dentro das nossas postagens.

- Ative a opção de notifique-me para receber uma notificação quando seu comentário for respondido.