7 maneiras de aplicar o branding no seu negócio



Você sabe a importância do branding para o crescimento da sua marca? Seja ela dentro de um perfil no Instagram, Pinterest ou em qualquer rede social em andamento.

Quando entendemos que o branding pessoal ou da sua empresa é importante tanto para gerar mais confiança e oportunidades do cliente ao clicar no botão de compra.

Conseguimos de fato entender o motivo que devemos colocar essas etapas em primeiro lugar antes mesmo de criar a sua marca.

O primeiro passo é diferenciar o termo de marca e branding da sua empresa, algumas pessoas acreditam ser a mesma coisa, mas eles estão mais interligados do que você imagina.

A marca é como o seu negócio quer ser visto para o seu público-alvo, por isso devemos descobrir uma linguagem ideal para o público seja ela formal ou informal.

Ou simplesmente contar a história do crescimento e o andamento da sua empresa utilizando as cores certas nas imagens que serão publicadas nas redes sociais.

Já o Branding é o planejamento para que isso ocorra com a criação de uma logotipo, a forma de comunicação com o seu público, as fontes e elementos que serão utilizados.

5 maneiras inserir esse planejamento na sua marca

1. Se descobrir primeiro, depois o seu negócio

O personal branding é realmente um autodescobrimento sabendo dessa forma o propósito que a sua marca quer passar para os seus clientes. Entendendo:

  • A forma que você irá se comunicar nas suas redes sociais
  • A conexão entre o seu público e o que será vendido na sua empresa
  • Entender os seus objetivos e como alcançar o que foi traçado.
Então antes mesmo de começar a usar estratégias que outras marcas fizeram para conseguir visibilidade, devemos olhar para si mesmo e entender mais sobre nós.

Somente dessa maneira será mais fácil passar para a sua audiência, a sua missão e como deseja alcançar essas metas e objetivos criados.


2. Identidade visual

Saindo do autoconhecimento e entrando na prática e no planejamento da sua identidade visual para o seu negócio.

Nessa etapa é fundamental começar a buscar inspirações nas redes sociais, entender as cores que você mais gosta e como inserir a sua identidade nas suas imagens e produtos. 

📁 Descobrindo as cores da marca: Existem vários sites que contém infinitas opções de paleta de cores para a sua marca que são eles:

Canva: O site color palette generator, contém diversas ideias de paletas de cores para o seu negócio, basta escolher e copiar os códigos para um programa ou site.

Adobe: Outro site bastante utilizado é o adobe paleta de cores, que além de ser uma opção importante para descobrir a cor ideal podemos filtrar por categorias.

Color Hunt: Um site mais simples de ser usado para essa finalidade, mas você encontra vários inspiração de paleta de cores por alguns filtros:

Os mais populares: paletas mais curtidas pelo público.
Por temas: como casamento, natal, cores pasteis, neon e entre outras categorias.
Aleatório: cores de todos os temas possíveis.

3. Formas de escrever o nome da marca


Outro ponto a se pensar é como será usado o nome da sua empresa. Será apenas às duas ou três iniciais, uma ilustração ou o nome inteiro?

Opções de logotipos para a sua marca

Caso a sua identidade visual seja totalmente criada pelo Canva é importante que você se atente que:

Os elementos e ilustrações, independente da sua conta ser gratuita ou do Canva Pro são totalmente do Canva eles podem ser usados, mas os direitos são deles.
Esses direitos autorais seja na ilustração que é semelhante ao tema ou algum elemento não pode ser comercializado.
O próprio Canva fornece todas as informações sobre o que pode ou não ser feito na plataforma.

- Clique aqui para acessar os termos de uso.

Por esse motivo devemos entender como que o nome será inserido no nosso design seja ele no canva, adobe ilustrador, adobe photoshop, corel draw ou entre outros.

4. Fonte utilizada

Qual estilo de fonte será usada a sua marca? Essa também é uma etapa bastante importante e depende também do seu orçamento.

Sabemos que existem fontes gratuitas encontradas no site Dafont, Befont ou no próprio Google fontes e fontes que são atribuídas um valor.

Encontramos ela em sites como: creative market, etsy e font shop.


Fonte mostrada nessa postagem: Gallery Typeface, Hunter e moderline.

5. Formas de adicionar o seu design nos seus produtos

Uma das maneiras de mostrar um produto de forma diferenciada, invés de apenas tirar fotos em uma câmera fotográfica ou celular.

É justamente usar os mockups dando assim uma ideia a mais ao cliente de outras formas de aquele serviço pode ser utilizado.

mockups para a sua marca


A imagem acima pode ser usada em algum negócio de web design, criação de canecas ou fazer fotografias do estilo flat lay.

Podemos encontrar esses modelos gratuitamente no Canva ou imagens de mockups no Canva Pro (faça o teste grátis por 30 dias) e em outros sites como:

  • Smartmockups
  • Freepik
  • Mockup Free
6. Adicionando suas ideias em um moodboard

O moodborard pode ser utilizado de diferentes formas como: (1) apresentar o seu produto, (2) planejar como ele pode ser mostrado nas redes sociais.

No tópico 2 dentro do Canva Pro ou no Adobe Ilustrador conseguimos adicionar as cores da nossa paleta, as fontes e formas diferentes de apresentar o seu produto.

Criamos um tipo de moodboards para você editar conforme tudo que foi abordado dentro dessa postagem.

Moodboard como usar a favor da sua empresa

CLIQUE PARA EDITAR.

7. Sabendo o valor que será investido

Caso você seja um iniciante e não tem nenhuma renda para começar o seu projeto não há nenhum problema nisso, todas as informações serão úteis para o seu negócio.

Caso tenha algum saldo inicial para contratar um web designer para realizar o seu projeto basta buscar em sites de freelancer ou em páginas no Facebook e em redes sociais.

Dica bônus:

Criamos um recurso que pode ajudar a sua marca expandir e conseguir dessa forma novos clientes como:


Um adesivo para inserir em caixas ou papel para efetuar uma entrega agradecendo pela compra. Clique aqui para usar.

Recapitulando tudo:


Você deve sim, pensar no Branding da sua empresa mesmo tendo ou não um valor inicial, e não precisamos disso.

Conseguimos criar uma identidade visual, imagens para o seu feed, destaques e adesivos dentro do Canva em poucos minutos e divulgar nas suas redes sociais.

Encontramos sites gratuitos com fontes e paleta de cores para iniciar a planejar a forma que a sua empresa deve ser vista no mercado.

Todos os materiais que disponibilizamos dentro dessa postagem não podem ser comercializados.

Se você conhece algum microempreendedor ou empreendedores com dificuldades de criar uma identidade visual, ou como inserir o branding na sua empresa indique essa postagem.

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para o andamento do nosso blog por esse motivo:

- Deixe sua opinião dentro das nossas postagens.

- Ative a opção de notifique-me para receber uma notificação quando seu comentário for respondido.