10 ferramentas gratuitas para os criadores de conteúdo

10 ferramentas gratuitas para aumentar sua produtividade e renda como criador de conteúdo


Os criadores de conteúdos passam diversas horas pensando na melhor maneira de criar uma postagem que atenda todas as necessidades do seu público-alvo e facilitar na compreensão do conteúdo.

Através desses sites de diversos nichos conseguimos ler uma postagens em alguns minutos e colocar tudo que foi abordado em prática o que ocorre em assuntos como: beleza, empreendedorismo, formas de ganhar dinheiro na internet e entre outros temas. 

O que muitos dessas pessoas não sabem é que há diversos sites que ajudam no aumento da sua produtividade no momento de pesquisar palavras-chave, bancos de imagens grátis, criação de imagens e editores de texto.

10 ferramentas gratuitas para os criadores de conteúdo


Para conseguir acessar algumas dessas plataformas será necessário fazer um pequeno cadastro com as suas informações pessoais, inserindo assim seu nome, e-mail e criar uma senha.



1. Canva


O canva é um site bastante utilizado devido a sua praticidade no momento de criar um design, seja utilizando um dos modelos criados pelas pessoas que trabalham no Canva ou fazendo um design do zero.

Nele conseguimos saber todas as larguras e altura necessárias para criar qualquer arte podendo ser um logotipo, mídia kit, cartão de visita, miniatura de vídeos e até mesmo um feed para o seu Instagram.

No nosso blog temos diversos conteúdos ensinando você a criar as seguintes artes:

📂Como criar um mídia kit

📂 Como criar um feed em mosaico

📂 Como criar resumos

📂 Como criar pins no Pinterest




2. Crello

Com essa plataforma semelhante ao Canva, o Crello é uma segunda alternativa para você que busca criar imagens atraentes para gerar mais cliques, seguidores e engajamento nas suas redes sociais.

Qual é a diferença do Canva para o Crello?

✔️No Crello conseguimos baixar fontes de outros sites como o Dafont, Befont e Google fontes, depois de descompactá-la utilizando o programa WinRar.

🆇 No Canva somente utilizando a versão Pro que podemos inserir fontes, que gostaríamos de inserir no nosso design assinando o plano do Canva Pro.

✔️ Até o momento o Crello não contém a ferramenta de curva ou animações, Já o Canva contém essa ferramenta para as pessoas que acessam pelo celular ou no computador.

✔️Além da quantidade de ícones, ilustrações e imagens que o Canva oferece em maior quantidade do que o Crello.



3. Unsplash

O Banco de imagens grátis do Unsplash oferece diversas imagens de diferentes nichos de acordo com aqueles que são abordados no seu blog ou site.

Através da opção de ferramenta de busca ou de coleções encontramos imagens de diferentes modelos seja ela horizontal, indicada para blogs e redes sociais e vertical para os usuários que usam o Pinterest para gerar tráfego.

Nesse site podemos seguir os autores (as) das imagens e curtir as coleções que são  mais semelhantes ao nosso nicho.



4. Rawpixel

Um banco de imagens para designers e não designers é o Rawpixel , nele podemos encontrar backgrounds gratuitos e pagos, imagens em png, ilustrações e modelos para artes de redes sociais.

A maioria desses modelos será necessário instalar um programa específico para fazer qualquer alteração podendo ser da cor do fundo, fonte ou até mesmo no ícone da imagem.

Você pode acessá-lo sem precisar inserir todos os seus dados pessoais, o limite de download é de apenas 10 imagens por dia.



5. Remove.bg

Quem nunca precisou remover um fundo de uma imagem seja a sua ou de imagens baixadas na internet? O Remove.bg faz exatamente essa função de remover o fundo de uma foto que você deseja.

Basta acessar o site em seguida adicionar a imagem que deseja remover o fundo e em poucos segundos irá aparecer para você a sua imagem em formato de png para você baixar gratuitamente.



6. Keyword Tool

O Keyword Tool é um gerador de palavras-chave, que ajuda você a criar títulos incríveis para as suas postagens e também no decorrer do seu texto.

Para conseguir observar as palavra-chave de um determinado assunto, a única tarefa que devemos fazer é pesquisar na barra de pesquisa e aguardar cinco segundos.

Depois desse tempo teremos uma lista de palavras-chave de calda longa de acordo com as buscas feitas pelos usuários diariamente.

A única desvantagem desse site é que para aparecer o custo por clique devemos assinar um plano que varia de R$ 425,00 - R$856,29 reais de acordo com o dólar.

Entenda o que é CPC e as métricas do Google Adsense acessando essa postagem abaixo:

📂 Google Adsense como usar?



7. Google Keyword Planner

Um dos sites mais pesquisados sobre palavras-chave o Google Keyword Planner, que ajuda você no momento de observar quanto um anunciante está disposto a pagar por uma palavra-chave.

Nele não temos limite de busca diária e podemos inserir as nossas próprias palavras-chave ou utilizar de um concorrente para saber quais delas foram usadas para deixá-lo nas primeiras páginas do Google.



8. Google Docs

Um site que pode ser usado para fazer trabalhos escolares, resumos e como um editor de texto online o Google Docs ajuda você nas seguintes ferramentas:

Acessando a opção de complementos podemos dessa forma baixar alguns programas que serão visíveis no momento para criar conteúdo acessando essa guia.

Quais complementos eu utilizo?


SEO Content Writting Assistant - Essencial no momento de escrever um conteúdo que seja bom para o ranqueamento em mecanismos de busca.

Lembrando que ele é um complemento do Google em inglês e para observar as pendências do texto será necessário utilizar o Google Tradutor.

Nele conseguimos ter as seguintes informações:

  • Quantas palavras tem no seu texto
  • Os links inseridos no post são bons para o seo?
  • Nota final do texto e o que pode ser melhorado

Pixabay Free Imagens - Ajuda no momento da produtividade no momento do texto, no próprio editor podemos pesquisar as imagens e inserí-las no nosso documento do Google.

Icons for Slides &Docs 
- Utilizo para a criação de slides, mídia kit para deixá-lo mais profissional através do Google Docs e Google Apresentações.



9. Google Trends

O Google Trends é o site que irá mostrar se aquele conteúdo que você está querendo criar realmente tem um bom volume de busca.

Utilizando o Google Trends podemos: comparar as visualizações de um determinado tema com os meses e anos anteriores, ter acesso às buscas que estão sendo mais pesquisadas no momento e saber o número de interesse no assunto.



10. Calculadora da Blogueira

No site da Sernaiotto podemos acessar a calculadora da blogueira, que mostra para nós criadores de conteúdo o valor que deve ser cobrado por um publipost ou no momento de inserir banners no nosso site.

O resultado é muito simples, basta digitar no formulário o tempo médio para criação de um conteúdo, as visualizações mensais do seu blog e o seu CPM que é o custo por mil.

O CPM pode ser visualizado acessando o Google Adsense para ter assim a informação correta e gerar assim o valor certo.



11. Trello

O Trello é um site que tem como objetivo de contribuir na sua organização pessoal através de quadros que pode ser organizado por redes sociais, dias da semana, tarefas que devem ser feitas no decorrer do dia e checklist.

Nele conseguimos adicionar e remover as tarefas que já foram feitas e utilizá-lo para saber se tudo que programamos foi realmente feito no decorrer do nosso dia a dia.

12. Lista de e-mail

O papel da lista de e-mail é permanecer um contato entre autora (o) e seus visitantes, podemos usá-lo para redirecionar seus visitantes para uma página específica, avisar de postagens recentes e indicar produtos.

Para as pessoas que são criadores de conteúdos e trabalham com a internet, nessa lista você consegue inserir imagens e links de afiliados de produtos que tenham se cadastrado.

Como criar uma lista de e-mail gratuita?

Há diversos sites que criam lista de e-mail gratuitas um deles é o Mailchimp que tem um limite de 2 mil usuários cadastrados para o plano gratuito.

Com o Mailchimp você conseguirá enviar e-mails, observar quantas pessoas abriram o e-mail e clicaram nos links do seu texto.

Qual dessas ferramentas você não conhecia?

2 comentários on '10 ferramentas gratuitas para os criadores de conteúdo'

  1. Muito bom, adorei as dicas de ferramentas.
    Gosto bastante de usar o banco de imagens do proprio Canva para colocar as fotos com qualidade nos posts, mesmo na versão gratuita.

    Muito obrigada pelas indicações <3
    Beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O canva é um dos meus favoritos uso ele para criar todos os tipos de posts para as minhas redes sociais através da versão gratuita. Agradeço você por esse feedback positivo no nosso post.

      Excluir

Seu comentário é muito importante para o andamento do nosso blog por esse motivo:

- Deixe sua opinião dentro das nossas postagens.

- Ative a opção de notifique-me para receber uma notificação quando seu comentário for respondido.