Como criar uma agência de marketing?

 A busca por empreendedoras e influenciadoras para contratar agências de marketing aumentou ao longo do tempo por dois motivos principais:

✅01. As pessoas compreenderam a importância do marketing digital para seus negócios, aumentando a quantidade de clientes com potencial de compra.

02. Essas pessoas conseguem focar em outras áreas, deixando alguns serviços mais trabalhosos para uma empresa específica.

É comum se perguntar:Será que criar e manter uma agência de marketing é difícil? E será nesta postagem que você entenderá o que é necessário para a criação e se realmente o processo pode ser considerado fácil ou difícil.

Mas o que é uma agência de marketing?

É uma empresa  que contém alguns funcionários ou apenas uma única pessoa que oferece serviços para profissionalizar uma marca, como por exemplo: 

Criação de logotipo, sites profissionais, imagens para o feed ou elevar o alcance das postagens com tráfego pago.

O aumento da procura pelas agências ocorre porque esses trabalhos são cobrados conforme a necessidade daquela pessoa, sendo criada uma estratégia para um ou mais objetivos específicos.

Vamos imaginar que Maria estava em busca de aumentar as vendas de sua empresa. Ela decide contratar uma agência focada nesse serviço, com profissionais que trabalham com tráfego pago, realizando anúncios nas redes sociais e uma equipe de marketing.

Sendo assim,essa equipe irá elaborar as melhores estratégias para o negócio de Maria, permitindo que o objetivo dela de “aumentar as vendas” seja concretizado que são elas:

🔑Estratégia de antecipação: criando postagens contendo uma data sobre um lançamento ou novidade específica da loja.

🔑 Estratégia de curiosidade: gerando um aumento de comentários ou visualizações nos stories da empresa.

🔑 Estratégia de prova social: usando os comentários de pessoas que contrataram os seus serviços e quais foram os resultados obtidos.

Lembrando que existem outras estratégias que podem ser utilizadas com esse mesmo objetivo, porém citamos apenas algumas.

Essa empresa contratada irá criar um relatório mostrando de fato todo esse processo das estratégias utilizadas e quais foram os resultados alcançados e métodos para elevar esse alcance.

Quero criar minha agência de marketing, mas não sei por onde começar! 

Separamos 7 dicas para facilitar na criação da sua primeira agência e quais serão os primeiros investimentos que deverão ser tomados.

1. Defina um nome

 O primeiro passo que você precisa realizar é escolher um nome para a sua marca, tenha em mente que deverá ser um nome curto para facilitar que os seus possíveis clientes encontrem com maior facilidade.

Após essa escolha é necessário verificar no site do INPI para saber realmente se ele está disponível.

“Mas o que é INPI?” É um programa do governo que protege a sua marca, permitindo que nenhuma outra pessoa consiga utilizar o mesmo nome do que o seu, garantindo dessa maneira uma exclusividade.

2. Crie um site

Escolha uma plataforma para criar um site e oferecer os seus serviços, indicamos quatro plataformas: Wix, WordPress, Blogger ou Canva.

“Vera, mas por que o Canva está na sua indicação?” Porque é possível criar do zero um site totalmente profissional com essa plataforma, adicionando imagens, texto e elementos visuais.

O que precisamos nos preocupar além da criação do seu primeiro site é escolher um domínio (.com ou .com.br) e uma hospedagem de site (contendo um espaço maior para adicionar suas imagens).

Indicamos os sites da Hostinger e da Hostgator que oferecem um serviço de qualidade com melhor suporte para qualquer tipo de dúvidas. 

acesse o site da Hostinger aqui

⤷ acesse o site da Hostgator aqui


3. Faça uma pesquisa de mercado 

Busque as empresas que estão em crescimento no mercado e como esse serviço é ofertado para os seus clientes, busque saber também:

Pergunta 1: Qual é o nicho? Tanto da sua concorrência quanto do seu.

Lembrando que nicho são assuntos que você possui maior conhecimento, sendo mais fácil ajudar pessoas que possuem dificuldades em um determinado assunto.

Pergunta 2: Qual é o público-alvo? 

Verifique quais são os públicos-alvo definidos pelos seus concorrentes e estabeleça qual será o seu público, pensando justamente nas regiões que você deseja trabalhar, idade, gostos dos seus potenciais clientes, valor salarial e entre outros tópicos.

Pergunta 3: Quais são as palavras-chave utilizadas no site dessa empresa? 

Use o Google Keyword Planner para compreender quais foram essas palavras-chave utilizadas, através da pesquisa de forma aprofundada se torna mais fácil criar um texto profissional.

Possibilitando que no momento de um cliente pesquisar sobre: “agência de marketing”, o seu site ou conteúdo apareça nas primeiras páginas em mecanismos de busca.

Pergunta 4: Qual conteúdo essas pessoas estão abordando? 

Um erro muito comum de pessoas que iniciam nesse negócio é apenas usar o site para conseguir novos clientes.

Porém a criação de um conteúdo de qualidade sobre temas que são semelhantes ao seu negócio podem influenciar no momento de fechar um contrato com um cliente. Tenha um menu no seu site relacionado a um blog e ofereça essas dicas de forma gratuita.

Será muito mais fácil no momento da realização de uma leitura, essa pessoa compreender que você é a profissional adequada para resolver aquele determinado problema.


4. Tenha um plano de ação estipulado

Use um aplicativo ou programa que tenha um foco de produtividade, visualize se realmente é possível definir as suas metas em relação à quantidade de clientes que deseja alcançar, os valores do seu serviço e a forma de entrega, seja em PDF ou usando outra plataforma.

Indicamos o Notion ou o Google Planilhas para essa tarefa, e por esse motivo criamos um Planner do Notion para esse objetivo específico para a criação de uma agência.

5. Crie um plano financeiro 

Escreva todos os investimentos de curto e longo prazo, seja com hospedagem, domínio, anúncios que deverão ser realizados e quais são os principais riscos que podem ocorrer.

Indicamos que todos os resultados, sejam positivos ou negativos, sejam adicionados, permitindo que ao passar do tempo você consiga entender quais estratégias deram certo ou errado.


6. Busque entender melhor sobre a legislação 

Falamos anteriormente sobre o INPI que garante a segurança do nome da sua marca, porém além disso é preciso verificar outros meios que o próprio governo oferece.

Esses serviços não são gratuitos, por esse motivo é necessário realizar um investimento, somente dessa forma será possível realizar a emissão de notas fiscais e criar o seu CNPJ.

7. Como conquistar meus primeiros clientes? 

Use as redes sociais para divulgar o seu serviço em formato de imagem ou vídeo.

No Instagram e no TikTok: 

Crie reels atrativos mostrando quais são os principais motivos para um cliente contratar os seus serviços, como é realizado a entrega do serviço, quais trabalhos já foram realizados ou opte por usar exemplos de cases de sucesso de influenciadoras.

Mostrando os acertos ou possíveis erros e qual estratégia você realizaria para alcançar de forma os resultados positivos para aquele produto.

No Pinterest: 

Criação de pins com conteúdo produzido no seu blog, permitindo que esses usuários conhecessem o seu trabalho e compreendessem que você entende do assunto.

Além disso, é importante utilizar durante a sua produção de conteúdo ferramentas de botões, imagens ou vídeos redirecionando esse usuário a página de serviços.

Conclusão

Mostramos que a criação de uma agência não é um processo consideravelmente fácil, porém se você conseguir encontrar os clientes certos, essa alternativa poderá ser bem lucrativa.

A análise de concorrência, criação de um nome e um site são etapas fundamentais para garantir o sucesso do seu negócio.

  1. Defina um nome
  2. Crie um site
  3. Faça uma pesquisa de mercado
  4. Tenha um plano de ação
  5. Crie um plano financeiro
  6. Busque entender melhor sobre a legislação
  7.  Como conquistar os meus primeiros clientes

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para o andamento do nosso blog por esse motivo:

- Deixe sua opinião dentro das nossas postagens.

- Ative a opção de notifique-me para receber uma notificação quando seu comentário for respondido.