Como inserir a sua marca no Tik Tok do jeito certo?



Como divulgar a minha marca no Tik Tok?”  Essa é uma das principais dúvidas que ocorrem quando decidimos expandir o nosso negócio para outras redes sociais.

Além da sensação do medo de não conseguir administrar da sua marca, devido não ter funcionários e ter que fazer o processo e gerenciamento literalmente de tudo sozinha.

Desde a organização dos produtos, responder dúvidas dos clientes, planejar lançamentos, embalar para realização da entrega e entre outras funções que precisamos realizar.

Então vale a pena usar o Tik Tok para atrair mais clientes?

O Tik Tok em 2020 alcançou mais de 1 bilhão de usuários, se tornando um grande concorrente do Google devido às atualizações realizadas na plataforma.

Muitas marcas famosas como: Coca-cola, Boticário, Burger King, Mc Donalds usam essa rede social para atrair e fidelizar clientes de forma mais descontraída em alguns casos.

Então a resposta é positiva, podemos usar o Tik Tok, mas tendo uma estratégia de obter mais vendas e um planejamento antes e após o processo da publicação de vídeos.

Separamos 7 dicas para ajudar a aumentar as suas vendas e utilizar de fato essa plataforma com o objetivo de atrair mais clientes.

1. Tenha um roteiro para os seus vídeos

Um dos maiores erros de criadores de conteúdos e das microempreendedoras é exatamente não estabelecer um roteiro antes, durante e após a criação dos seus vídeos.

O roteiro é a forma de conexão com o seu público, entendendo de fato quais são as principais dúvidas e mostrar que o seu produto é realmente vantajoso para ela.

No momento de criar um roteiro de video de vendas em uma folha de papel ou em aplicativos de bloco de notas, sempre comece:

  • Pensando o que o cliente gostaria de escutar antes de fazer a compra
  • Pense nas diversas dúvidas que podem ocorrer antes de efetuar a compra
  • Mostre as vantagens do seu produto

Pense em uma chamada para a ação para que seu público realize como: adquira o seu produto, acesse o site, link na bio.

Já realizei o roteiro e agora?

O segundo passo é começar a estabelecer uma estratégia de vendas que funcione para o seu nicho, separamos um “case” de sucesso de uma marca de papelaria.



Imagem retirada do perfil do Tik Tok da papelaria uma tipo

A um tipo utiliza o Tik Tok para mostrar os bastidores da sua marca, embalar pedidos, mostrar situações que já ocorreram ao finalizar um pedido e entre outros assuntos.

Muitas das vezes acreditamos que devemos mostrar para o seu público apenas o que deu certo, mas pode ter pessoas querendo saber o processo real que acontece.

Então antes de gravar um vídeo pense como aquele conteúdo pode aproximar a sua marca dos usuários que ainda não conhece o seu trabalho.

↪“ E se eu falasse sobre uma história que aconteceu durante os meus pedidos?”
↪“ E se eu mostrasse o meu produto saindo da forma tradicional?”
↪“ Se utilizasse uma edição bem diferente?”

O mercado digital precisa de ideias novas e de pessoas que buscam pensar fora da caixinha!

2. Criação de vídeos

No mesmo momento que alguém envia um vídeo que não apresenta uma boa qualidade, acabamos pulando o vídeo ou simplesmente apontando a falta de qualidade dele.

Sabemos que nem todas as pessoas tem condições de ter um estúdio para criar esses vídeos para o Tik Tok, um celular com diversas câmeras, um tripe e outros equipamentos.

Quais são as alternativas de melhorar a qualidade dos seus vídeos?

Fazer a gravação em períodos da manhã, usar uma cartolina ou um tecido dando mais destaque ao produto e a última opção é baixar alguns aplicativos.

4k Vídeo Editor: disponível apenas para usuários de android permitindo melhorar a qualidade dos vídeos, adicionar filtros e salvar em 4k.

CapCut: editor de vídeos que contém diversos efeitos que se tornam trends nessa rede, permitindo a entrada de novos usuários para o seu perfil e assistir os seus vídeos.

Splice: permite a criação e edição de vídeos e está disponível tanto para usuários que possuem celular android e para Iphone.

3. Planejamento

Abordamos a questão de ter um planejamento no início da postagem, mas existem outros tipos que devemos mencionar e ajudar nessa organização.

Planejamento de marketing digital e mídias sociais: Focando em obter mais clientes utilizando recursos de uma função semelhante aos stories nessa rede, criando lives e vídeos respondendo seus clientes.

Planejamento dos pedidos: adicionando nome da pessoa, valor da compra, local onde será realizado a entrega e uma lista de verificação, mais conhecido como checklist para a realização desse processo.

Planejamento financeiro: com os gastos mensais, lista de fornecedores, gastos variáveis, número de pedidos durante o mês e os lucros da sua marca pessoal.

Planejamento pessoal: administrando o seu próprio tempo antes de realizar as funções da sua empresa.

4. Gerenciador de palavras-chave

Antes de publicar um vídeo no Tik Tok é preciso utilizar palavras-chave para aumentar o alcance do seu conteúdo.

Por isso analise a sua concorrência verificando quais palavras-chave estão sendo utilizadas, o número de pessoas que estão utilizando e as visualizações no vídeo.

Você pode também usar o Ubersuggest ou o Planejador de palavras-chave do Google ads para ter informações mais aprofundadas sobre como aquela palavra está sendo pesquisada.

5. Invista no seu design

Em qualquer rede social você separar um tempo para pensar no design é essencial e no Tik Tok não é diferente.

  • Aumente o tamanho da sua fonte
  • Use cores chamativas
  • Aposte em fontes que sejam visíveis para a leitura
  • Mantenha o padrão de design

“Vera, mas eu não sei nada sobre design da minha marca!” Uma dica é utilizar o Canva que contém o padrão exato para essa plataforma e investir em um dos modelos.

É possível fazer esses designs usando modelos gratuitos ou se tornando um usuário do Canva Pro.

Esses são alguns dos designs disponíveis pelo Canva:


-> Acesse o link para que você teste o Canva Pro gratuitamente por 30 dias

6. Links para outras redes sociais

É muito comum após assistir um determinado vídeo buscar saber mais daquela empresa e nesse momento ter um link permitindo que esse público encontre sua loja em outras redes é essencial.

Por isso sempre tenha um gerenciador de link para permitir que esse processo realmente ocorra.

Separamos alguns gerenciadores para que você utilize sendo totalmente seguros e simples de utilizar:
  1. Keepo.io
  2. Linktree
  3. Campsite.bio
  4. Utapy
  5. Canva

7. Invista na sua biografia

A biografia é uma das principais maneiras, além de assistir os vídeos, de acompanhar o seu trabalho no Instagram, twitter ou acessar o seu site.

Nesse pequeno espaço é comum não saber de fato o que escrever, então separamos algumas sugestões para vocês:

↪ Fale como começou a sua marca
↪ Qual é o objetivo da sua marca?
↪ Fale um pouco sobre você, contando sua idade e como decidiu se tornar uma microempreendedora ou microempreendedor.
↪ Use uma chamada de ação no final da biografia.


Dica bônus:


Invista sempre em aumentar o seu conhecimento na questão de construção da sua marca, os processos que realmente são necessários para aumentar a visibilidade.


Consiga essa informação assistindo vídeos de pessoas que falam sobre empreendedorismo, ouvindo podcasts ou em cursos sobre o tema.


Um curso que indicamos para você que deseja construir a sua marca pessoal e conseguir aumentar o posicionamento é o da Rachel Patrocínio com PROPRIEDADE na área.


Ensinando de forma clara e objetivo quais são os seus próximos passos e o que é necessário fazer para ter uma marca de sucesso.


↪ Acesse o curso aqui.

 

Uma forma de ajudar na sua organização

Use um Planner no aplicativo e site Notion ou uma planilha do Excel, focado em aumento de produtividade para que você consiga estabelecer todas as funções de forma mais rápida.

Desde a separação dos pedidos, forma de pagamento, gerenciar suas mídias sociais de uma maneira mais prática que pode ser utilizada tanto de forma online ou offline.


Conclusão

Há diversas vantagens de utilizar a rede do Tik Tok para marcas tanto pequenas ou grandes no marketing digital usando essa rede para captar mais clientes.

Nessa postagem apresentamos 7 dicas que irá contribuir para o aumento da sua renda mensal e atrair pessoas certas para a compra do seu negócio

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para o andamento do nosso blog por esse motivo:

- Deixe sua opinião dentro das nossas postagens.

- Ative a opção de notifique-me para receber uma notificação quando seu comentário for respondido.