Porque tantas pessoas decidiram oferecer o serviço de consultoria em 2022?

A consultoria é uma maneira de você apresentar soluções para um determinado problema que aquele cliente esteja enfrentando, por exemplo:

“ Não consigo vender meus produtos online” uma pessoa especializada no nicho de empreendedorismo feminino, irá mostrar maneiras de ajudar que a sua loja online aumente o número de vendas através de um plano de ação.

Esse plano de ação é um passo a passo do que aquele cliente precisará fazer para alcançar o resultado tão esperado.

O que precisamos realmente saber é que existem dois tipos de consultoria a online e presencial, por isso antes de oferecer esse serviço é preciso escolher qual você irá trabalhar.

Consultoria como fazer?

É muito comum ter algumas dúvidas em relação de como fazer uma consultoria online, gerar o público certo e sobre as reuniões.

Ainda mais quando acompanhamos perfis no Instagram, que trabalham com essa função e pelo valor que essas pessoas cobram para realizar essas transformações.

É um processo rápido, simples e fácil? Não, é um acompanhamento então ele tem um dia de início e término conforme o número de reuniões que serão realizadas.

1. Filtre o seu nicho:

Em qualquer serviço que estamos realizando precisamos ter um nicho em mente para que as pessoas certas encontrem o nosso conteúdo.

Na questão da consultoria ter um nicho de empreendedorismo feminino, por exemplo, é um tema muito amplo para ser trabalhado em algumas reuniões.

Afinal existem milhares de problemas que os clientes estejam enfrentando relacionado a esse tema.

Quando filtramos para uma área específica se torna muito mais fácil trabalhar com aquele assunto e encontrar pessoas que estejam com a mesma dificuldade e em busca de soluções.

Invés de usar o tema empreendedorismo feminino, podemos trabalhar pensando em um público que deseja aumentar as vendas no e-commerce online.

2. O que você deseja fazer para resolver aquele problema?

Esse é o papel da pessoa que trabalha com consultoria online e precisamos ter essa pergunta em mente antes mesmo de oferecer esse serviço.

Pense sempre em uma persona:

Retornando ao nosso exemplo inicial, quando alguém está com problemas para vender algum produto da sua loja é porque existe algo errado.

🚩A persona inicial são: pessoas com problemas em vendas.

🚩 Quais são os possíveis erros que essa pessoa está cometendo? Talvez o feed não esteja sendo atrativo para as vendas, qualidade do serviço ou falta de comunicação com o seu público.

🚩 Qual é o público-alvo? E o que será feito para resolver esse problema?

Plano de ação:

Com essas dúvidas em mente podemos criar um plano de ação fazendo que aquela pessoa siga todo o passo a passo em busca de mudanças.

Precisamos amar o nosso trabalho para que isso seja nítido para aquele público que esteja acompanhando as nossas reuniões.

A forma que você irá trabalhar que irá fazer que haja uma mudança não só na sua renda mensal, mas na vida daquelas outras pessoas também.

É importante pensar nisso antes de começar a pensar em oferecer esse tipo de trabalho.

Você pode fazer ele usando o: Microsoft Word, Google Docs, Notion e pelo Trello.

O que mais indicamos é usar o Notion ou o Trello, porque aquele aluno (a) já terá o template pronto e editável.

Então eles podem marcar no próprio site o que eles fizeram, os resultados, os insigths e enviar até mesmo para você em algum determinado momento.

3. O que você precisa para trabalhar com consultoria?

Plataforma para realizar as suas reuniões:

Lembrando que para gravar essas reuniões na plataforma Google Meet e Zoom, é preciso pagar um valor mensal, por isso falamos nessa postagem que seria necessário fazer investimentos.

“Vera e se eu não tiver esse dinheiro para fazer essas gravações?” Você pode usar de forma gratuita e disponibilizar o resumo do que foi falado para os seus alunos.

Grupo de acompanhamento:

Crie um grupo no Whatsapp ou no seu Facebook, para fazer acompanhamentos sobre os resultados de cada aluno ou para solucionar possíveis dúvidas sobre esses encontros.

04. Como oferecer esses serviços?

Podemos oferecer em grupos no Facebook, no Instagram usando os stories ou os destaques mostrando os resultados conquistados.

A criação de reels também pode ajudar a aumentar os seus clientes como as lives com seus antigos alunos.

Adicione também o número de alunos conquistados na sua biografia do Instagram e sempre avise quando houver novas turmas.

Leia também: como criar reels virais.

05. Qual será o preço?

Conforme o número de reuniões que serão realizadas o valor é totalmente diferente, por isso é preciso estipular um preço correto.

Sempre coloque o valor que será gasto com as reuniões, seu tempo e também o acompanhamento no valor final.

Caso ainda tenha dúvidas procure os valores que outras pessoas estejam cobrando fazendo uma pequena pesquisa em sites e no próprio Instagram.

06. Plataforma de pagamentos

Após seguir os passos dessa postagem precisamos pensar qual local será realizado os pagamentos as empresas mais confiáveis para isso são:

PagSeguro: Através de um link os seus clientes podem realizar os pagamentos com o cartão de crédito, boleto bancário ou Pix.

Após o pagamento podemos copiar os e-mails dos compradores e criar uma lista de e-mail marketing para avisar das reuniões que serão feitas.

Mercado Pago: Também com o envio de links para seus clientes.

Página de Vendas do Canva, Hotmart, Eduzz e entre as diversas plataformas que existem com esse objetivo específico.

Com essa página é possível apresentar melhor qual é o seu objetivo principal com as suas aulas, como os clientes terão os resultados que tanto esperam e o acompanhamento.

Use os botões na sua página de vendas para redirecionar aquele usuário para a página de pagamentos.

Não esqueça de falar um pouco sobre você e qual nicho principal será trabalhado nas reuniões para prestar consultoria online.

07. Que tipos de consultorias podemos trabalhar?

Consultoria de marketing digital: ajudando as pessoas a conseguirem trabalhar com a internet, usar as redes sociais de forma certa e ganhar dinheiro na internet com estratégias de marketing.

Consultoria de seo: ajudando pessoas que desejam aumentar as visualizações de um blog, site, página de maneira correta com o uso de palavras-chave.

Consultoria de design: ensinando como trabalhar com programas como o Adobe para a realização de logotipos para os seus possíveis clientes.

Esses são apenas três exemplos, mas existem diversas outras formas de trabalhar com diversos nichos.

Conclusão: 

A consultoria é uma ótima forma de ganhar dinheiro em casa, afinal todo o processo é totalmente online dependendo da forma que você escolher.

Para realizar esse serviço precisamos sempre pensar em um problema X que esteja atrapalhando que alguém consiga gerar resultado com seu trabalho.

E com esse problema em mente podemos realizar as nossas reuniões e desenvolver um plano de ação para os alunos interessados.

Para isso precisamos de:

1. Filtrar o seu nicho

2. Saber como iremos resolver aquele problema do cliente

3. O que será preciso investir

4. Como oferecer esse serviço

5. O valor desse serviço

6. Escolher uma plataforma de pagamentos

7. E qual tipo de consultoria iremos trabalhar