Como criar novos hábitos em 2024?


Todo início de ano é comum realizar uma reflexão sobre as atitudes realizadas no ano anterior, pessoas que priorizamos, tarefas e metas que não foram cumpridas no prazo estipulado e pensar em criar novos hábitos.

Que serão fundamentais para a criação de uma nova personalidade, após uma “bagagem” de aprendizado em tão pouco tempo investido em pessoas ou projetos que mostravam que não iriam dar mais certo.

E qual é o maior vilão da criação de novos hábitos?

A resposta é simples, nós mesmos! Muitas das vezes quando começamos a pensar em criar uma nova rotina, investir em projetos que estavam parados há muitos anos, cuidar mais de si mesma, focar nos nossos estudos sempre aparecem obstáculos.

E eles só aparecem na nossa vida, porque nós somos os responsáveis de inseri-los no nosso dia a dia como esses exemplos abaixo:
  •  “Vou fazer um curso de inglês esse ano” Obstáculo: “Mas, se eu não aprender nada e ser um tempo perdido”
  • “Vou focar em criar uma perfil no Instagram para ensinar sobre um tema X” Obstáculo: “Mas, se ninguém gostar do meu conteúdo"
  • “Vou focar em criar uma loja virtual para vender roupas” Obstáculo: “Mas, a fulana criou uma e deu errado, então não vou criar nada”
  • “Vou criar um blog para falar sobre assuntos que eu gosto” Obstáculo: “Falaram que é difícil crescer, melhor não”
Essas são algumas de diversas situações e pensamentos que diariamente passam na nossa mente podendo ser projetos promissores ou focar um pouco mais em si e no seu futuro, mas o medo de dar errado acaba vencendo essa disputa.
“Quanto tempo mais você irá permitir que esse medo do fracasso ou das pessoas vençam?” Bem, essa é uma resposta que somente você poderá responder.

Como criar novos hábitos nesse ano de 2024?

Depois de compreender o principal vilão que impede a criação e realização de novos hábitos para criar uma rotina, mostraremos alguns passos para começar a mudar essa situação nesse ano.

01. Crie uma lista de tarefas

Liste quais são os novos hábitos que você gostaria de inserir na sua vida e quais são os principais motivos que podem impedir com que ele se torne realidade no nosso dia a dia.


Baixe e edite clicando aqui

Nesse caso é possível realizar essa lista usando um template pronto disponibilizado pelo nosso site ou se preferir utilizar um post-it ou uma folha de papel também é possível.

É importante separar em tópicos e ser bastante sincera em relação a esses obstáculos enfrentados e para finalizar esse primeiro passo. Para finalizar esse primeiro passo é importante inserir em um local de fácil visualização.



02. Estipule um tempo para a realização dessas tarefas

Outro problema enfrentado para essa nova fase da sua vida é simplesmente adicionar essa nova tarefa e esperar que se concretize de forma própria.

Iremos dar um Spoiler, não irá se concretizar de forma automática. Por esse motivo, é preciso monitorar essas novas tarefas do dia a dia usando uma ferramenta disponibilizada por muitos celulares e sites gratuitos chamada lembrete.

No Google Keep, por exemplo, um site totalmente gratuito é possível inserir lembretes para realização daquela função inserida nessa plataforma se tornando muito mais fácil não cair no esquecimento.

No Google Calendar é possível incluir todos esses novos hábitos diariamente e receber uma notificação em relação a realização do que foi proposto na plataforma.

No Todoist, é a última alternativa que oferecemos, pois todas as nossas anotações realizadas nessa plataforma são enviadas diariamente para o nosso e-mail caso não sejam realizadas.

03. Seja paciente

Existem muitos influenciadores (as) que criam canais ou perfis nas redes mostrando o “segredo” da produtividade ou de realizar hábitos de forma rápida, simples... Nosso conselho é não caia nessa.

Precisamos entender que cada um possui um tempo diferente e principalmente sermos pacientes em relação a essas novas rotinas inseridas para se tornarem hábitos de forma automática no decorrer do seu dia.

📆 Acordar ás 5 da manhã 
📆 Anotar em cada instante o que foi realizado 
📆 Definir mais e mais tarefas 
📆 Pensar sempre em ser mais organizada possível

Esses são 4 tópicos que não devem ser seguidos e caso esteja acompanhando alguém que afirma isso diariamente nas redes sociais é importante refletir se realmente está fazendo bem a você.

04. Visualize o seu progresso

A melhor forma de observar se ocorreu algum tipo de progresso é visualizar a realização na nessa sua mudança de atitudes e por esse motivo indicamos alguns aplicativos ou programas para facilitar essa visualização.

Uso de um planner: prefira planners que contenham checklist para facilitar na visualização. 

 👉baixe nosso planner gratuito

Uso do Notion: plataforma muito utilizada atualmente que permite a inserção de tarefas e observar de fato o que foi realizado.

Uso de um papel e caneta: o bom e tradicional papel e caneta pode ser fundamental para visualização conforme cada dia realizado essa nova rotina.

05. Fique feliz pelo seu progresso

Comece a celebrar as suas conquistas por cada avanço, seja ele grande ou pequeno, são através delas que nós se mantemos motivados a persistir nesse novo propósito na nossa vida.

Evite se cobrar demais ou se comparar com outras pessoas, principalmente se estiver buscando realizar esse novo projeto com um amigo (a) ou parceiro.

Como falamos anteriormente cada um tem o seu tempo e o importante é que o objetivo de criar novos hábitos relacionados ao desenvolvimento pessoal e profissional, não é comparar quem fez mais tarefas e sim quais mudanças estão sendo feitas.

06. Invista em aprender mais sobre o tema de produtividade e criação de metas

Existem duas maneiras de aprender mais sobre esses temas, o primeiro é pesquisando nas redes sociais pessoas que realmente entendem sobre o tema ou buscando livros incríveis em algumas plataformas.

Sempre indicamos livros para facilitar cada vez mais nessa sua nova proposta desse ano e eles são:
  1. Hábitos atômicos: um método fácil e comprovado de criar bons hábitos e se livrar dos maus
  2. O poder do hábito
  3. Micro-hábitos: As pequenas mudanças que mudam tudo
  4. Mindset: A nova psicologia do sucesso
  5. O milagre da manhã: O segredo para transformar sua vida (antes das 8 horas)
Conclusão:

Nessa postagem mostramos de forma leve como criar novos hábitos sem nenhuma pressão para esse ano de 2024, permitindo focar na sua produtividade e gestão de tempo possibilitando a criação de uma rotina organizada.

Nossas 6 dicas para esse tema é:
  1. Crie uma lista de tarefas
  2. Estipule um tempo para a realização dessas tarefas
  3. Seja paciente
  4. Visualize seu progresso
  5. Fique feliz pelo seu progresso
  6. Invista em aprender mais sobre o tema de produtividade e criação de metas

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para o andamento do nosso blog por esse motivo:

- Deixe sua opinião dentro das nossas postagens.

- Ative a opção de notifique-me para receber uma notificação quando seu comentário for respondido.