Como retornar as vendas do seu produto após um flop?


Um dos pensamentos que nós criadores de conteúdo queremos evitar a todo custo é o flop daquele produto que passamos horas na realização dele.

Sabemos que essa possibilidade é real, porém o pensamento positivo de vender e conseguir clientes futuramente é o que realmente domina.

Mas existe alguma forma de reverter essa situação?

A resposta é sim, afinal, cursos online e infoprodutos não possuem uma data de validade para serem comprados, apenas precisamos usar as estratégias certas e rever algumas escolhas que podem ter gerado essa situação.

A seguir, apresentamos sete maneiras de lidar com o flop e sair dele para que você comece a vender mais e gerar interesse da sua audiência.

01. Comunicação com o seu público

Como está a comunicação com o seu público? Você é aquela influenciadora ou influenciador que cria stories quando realmente está com vontade ou olha essa ferramenta de forma estratégica?

Todas as ferramentas de qualquer rede social têm um grande valor quando falamos sobre entender o processo de compra dos nossos seguidores.

A criação de um produto deve acontecer quando compreendemos quais são as principais dificuldades de um grupo específico e investimos em estratégias para alcançar esse público.

Vamos simplificar com um exemplo: Imagine que Maria, tem um perfil de empreendedorismo feminino com 5 mil seguidores, porém ela não aparece nos stories, não cria conteúdo e lançou um produto de um nicho completamente diferente.

Quais são as probabilidades desse produto ter um bom número de vendas se ela não tem uma comunicação com o seu público?

A tarefa dessa primeira dica é se conectar com a sua audiência para entender as dúvidas em relação ao seu nicho e criar uma estratégia pensando nesse problema. Para reverter isso, precisamos:

✓Aparecer mais nos stories ou investir em caixinhas de perguntas
Entender as dificuldades do seu público
Fazer postagens interativas perguntando diretamente o que seus seguidores têm mais dificuldades em aprender.
Criar conteúdos com essas dúvidas para promover o seu curso ou e-book

02. Estratégia de marketing

O marketing de um produto pode elevar as vendas ou simplesmente fazer com que não alcancem os resultados esperados.

Quando decidimos investir em uma estratégia de marketing, é necessário entender qual é a melhor para cada tipo de negócio. No entanto, separamos algumas que são curingas e funcionam para qualquer tipo de curso e produto digital:

Feedback:
adicionar comentários de compradores nos stories, reels e na última página das suas postagens do Instagram.

Pack de produtos: quando as vendas estão abaixo do esperado, uma das soluções é implementar um material extra para melhorar o aprendizado da sua audiência.

Investir nas chamadas de ação: criar uma postagem e escrever o seguinte texto: "os 10 primeiros que comentarem ganharão 20% de desconto no meu curso e e-book".

Captura de leads: criar uma lista de e-mail marketing para aumentar o conhecimento da sua audiência e promover o seu produto.

Storytelling:
conte a sua história de vida, o quanto tempo o seu perfil está ativo e como o seu produto pode ajudar novas pessoas.


03. Rever a sua página de vendas

Muita das vezes a sua seguidora pode até se interessar pelo seu produto, mas no momento de acessar a página de vendas acabam perdendo o interesse de efetuar a compra.

Por isso é importante rever e implementar mais conteúdo na página de vendas do seu negócio ou encontrar uma plataforma ideal que seja fácil de criar uma página de vendas.

Você poderá usar as páginas de vendas fornecidas pelas plataformas: Hotmart, Eduz, Afilio ou a pagina de captura Google sites e o Canva.

Quais informações precisa ter em uma página de vendas?
  • Cabeçalho com o nome do produto
  • Informações sobre você
  • Informações sobre o produto
  • Vantagens da pessoa efetuar a compra
  • Vídeo curto mostrando algumas páginas do seu e-book ou módulos do seu curso
  • Feedback dos seus clientes
  • Métodos de pagamento
  • Dias de garantia do produto

Agora perguntamos para você a sua página de vendas tem todas essas informações?


04. Conteúdo do produto/módulos

O conteúdo do seu produto realmente está bom? Se decidimos criar algo sem pensar na nossa audiência com um assunto que foge totalmente das principais dúvidas dessas pessoas precisamos mudar.

Mudar o conteúdo inteiro que você demorou bastante tempo para fazer? A resposta é adaptar o que você já criou.

Releia ou assista novamente os seus vídeos e inclua informações pensando nessas dúvidas, dessa maneira é possível vender mais alcançando as pessoas certas.

Vera, eu quero criar novamente e esquecer que já criei um produto desses! Então faça e use todas essas dicas para fazer algo memorável.

05. Invista em anúncios

Essa é uma dica opcional, afinal nem todas as pessoas possuem dinheiro para investir em anúncios no Facebook ou anúncios do Google.

Afinal para uma campanha realmente funcionar é preciso realizar testes e mais testes que custam uma boa renda, então caso não tenha condições de fazer isso NÃO FAÇA.

Criar um anúncio não significa que você terá uma venda imediata, sempre indicamos usar o gestor de anúncios do Facebook quando estiver com dinheiro sobrando.

Há algumas possibilidades do seu anúncio ser aceito por respeitar as regras ou ter um anúncio rejeitado o Facebook, irá explicar os motivos que levou isso acontecer.

Quais são as vantagens de investir em anúncios:

  • Maior possibilidade de encontrar pessoas que realmente desejam aprender sobre o tema que você criou um produto digita ou curso online.
  • Monitoramento de acessos, cliques por dia.
  • Possibilidade de criar uma imagem que poderá ser vista tanto no próprio Facebok e também em stories do Instagram.
  • No Google Anúncios é possível ter um anúncio na primeira página do Google, aparecendo em destaque em diversas pesquisas que um usuário fizer sendo semelhante ao seu nicho.
06. Design do produto na divulgação

Sabemos que sempre compramos um livro pela capa e devemos entender como a identidade visual é importante nesse processo.

Precisamos usar cores que sejam atrativas, fontes legíveis e em alguns casos elementos como: ícones e ilustrações semelhantes ao seu produto.

Busque investir nisso também, afinal há uma grande chances de fazer com que novas pessoas se interessem pelo que você esteja vendendo.


07. Divulgação totalmente incorreta

Quais locais você está divulgando o seu produto? A divulgação sem uma estratégia pode interferir nas vendas e causar o famoso flop.

A melhor maneira de divulgar certo é investir em uma copywriting
, sendo uma ferramenta criada para convencer a sua audiência a escolher o seu produto.

Considerando as dúvidas mais frequentes e solucionando cada uma delas.

Sites que ajudam na criação de uma copy perfeita:

1. ChatGPT
2. Notion Ai
3. Copy ai

Conclusão:

Vender produto digital ou um curso não é fácil, mas entendendo melhor o seu público e aplicando todas as dicas da nossa postagem o processo fica um pouco mais fácil.

Facilitando o processo de retornar a vender com o seu produto, ajudando a entender melhor o processo de compra online dos seus futuros cliente e os principais erros que podem levar ao flop.


Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para o andamento do nosso blog por esse motivo:

- Deixe sua opinião dentro das nossas postagens.

- Ative a opção de notifique-me para receber uma notificação quando seu comentário for respondido.