Linha editorial: o que é, como se planejar e se organizar


A linha editorial é um planejamento possui o objetivo de facilitar no momento da produção de conteúdo, permitindo encontrar a sua audiência mais facilmente e na vendas de seus produtos digitais ou cursos online.

Por isso muitos criadores de conteúdo dizem: “é muito importante você criar uma linha editorial” , possibilitando a traçar estratégias, produzir conteúdos e entender o comportamento da sua audiência.

Como criar uma linha editorial?

A criação pode ser realizada por sites e aplicativos focados em aumentar sua produtividade, e que tenha uma função de checklists facilitando no momento de visualizar o processo do começo ao fim.

primeiro passo começa na definição do seu nicho, sendo assim os conteúdos principais que você aborda e os subnichos que são assuntos semelhantes ao seu nicho.

Vamos imaginar que Maria, tem um perfil no Instagram sobre empreendedorismo feminino sendo esse o tema principal, os outros temas que são relacionados são chamados de subnichos. Por exemplo: marketing digital, branding e marketing de afiliados.

Ela pode falar nas suas redes sociais sobre empreendedorismo feminino e também outros temas sem fugir do seu nicho principal.

segundo passo é relacionado a sua audiência e o comportamento em relação ao Instagram, página direcionada a vendas de produtos ou para websites.
 
Sabemos que ter uma ótima identidade visual, um site confiável e traçar sempre estratégias de marketing impulsiona quando falamos sobre aumento de renda.

Para entender todo esse processo é importante a criação de uma persona nela conseguiremos saber:
  • O que pode estar impedindo as suas vendas?
  • O que impede o crescimento do seu perfil no momento de produzir conteúdo?
  • Quais são as maiores dúvidas dos seus seguidores em relação do seu nicho?
Criando dessa forma um personagem fictício contendo um nome, idade, valor salarial, vantagens e as desvantagens (nesse caso as dores da sua audiência)

Como descobrir essas dores no momento de criar sua linha editorial?

No lançamento de produto que fala sobre empreendedorismo feminino, são criados cursos e e-books pensando em uma dificuldade de cada grupo específico.

Grupo A: pessoas que não sabem por onde começar a empreender

Grupo B: pessoas que não conseguem vender

Grupo C: pessoas que possuem experiência e querem expandir o seu negócio e encontrar novos possíveis clientes.

Após entender essas dores é passado para uma nova etapa sendo a questão do marketing gerando curiosidade, imagens de lançamento e stories, sendo tudo isso possível pela criação e organização de uma linha editorial.

Caso esse processo de criação de persona seja uma dificuldade para você separamos alguns sites com esse objetivo:
  1. Gerador de persona ou avatar
  2. O fantástico gerador de persona
  3. Gerador de buyer persona

Quais sites você pode criar sua linha editorial?

Separamos 5 sites para a criação desse processo que são eles:

1. Linha editorial no Notion: esse site contém diversas funcionalidades sendo utilizado por: social media, empreendedoras, blogueiras, afiliados e entres outras pessoas do ramo.

A própria plataforma Notion Picks, disponibiliza diversos templates conforme o foco que esteja buscando no momento.

Linha editorial do Notion

Para utilizar esses templates na sua conta basta acessar o site e fazer o login com a sua conta, após esse processo você consegue duplicar e usar esses designs.

Lembrando que esse site contém designs pagos e gratuitos.


2. Linha editorial no Trello: utilizando a opção de quadros mesmo tendo ou não o plano pago do Trello Gold, podemos adicionar em cada quadro todos os assuntos que foram abordados nessa postagem como: nicho, subnicho, audiência e estratégia de vendas.

Para facilitar o seu tempo, criamos um quadro com um calendário de publicações nessa plataforma permitindo a edição e a adição de informações.

Criar linha editorial no Trello




3. Pipefy: indicado principalmente para agência de marketing.

Para esse tipo de negócios sempre tem a dúvida “trello ou pipefy” e a resposta é que os dois cumprem com o que prometem.

O Pipefy é um site que pensa mais em empresas seja ela grande ou pequena, todas as perguntas durante o cadastro são realizadas para esse público elaborando designs focado em agências.

Da mesma forma que o trello tanto na versão gratuita ou premium também consegue entregar um ótimo serviço para agências de marketing, por isso as duas plataformas são ótimas opções para isso.

4. Tasked: uma plataforma “tipo o trello”, porém tem um potencial gigantesco pela facilidade na criação, a única desvantagem dentre todas as ferramentas que são possíveis utilizar é por não obter checklists.

5. Canva: utilizando a opção de calendário ou o formato A4 adicionado todas as informações permitindo que a sua equipe altere no decorrer desse processo.

Criando assim um planejador de conteúdo no Canva para o seu nicho e uma parte focada na sua audiência e vendas.

Linha editorial no canva




Erros que você não pode cometer durante a criação:

👎 inserir informações irrelevantes nos seus designs
👎  esquecer de utilizá-lo no processo de criar conteúdos
👎  pensar que não pode criar por ser um nicho diferenciado, temos que lembrar que até mesmo ter um perfil em qualquer rede, por exemplo, a criação linha editorial para Instagram.
👎 organizar o seu tempo para adicionar novas informações durante a criação

Livros incríveis para aumentar seu aprendizado no tema:

1. Digital Branding: Estratégias, táticas e ferramentas para impulsionar o seu negócio: um livro incrível para as pessoas que querem melhorar o branding dentro da sua marca.

Sendo um dos pontos necessários para criar uma ótima comunicação através das imagens.

2. Isso é marketing: Para ser visto é preciso aprender a enxergar: a nossa outra e última indicação é sobre esse livro que faz cada um de nós pensar fora da caixa.

Principalmente no assunto do marketing digital e as estratégias utilizadas para aumentar de fato suas vendas.

Concluindo:

Linha editorial é o planejamento estratégico de conteúdo no momento de criar conteúdo para redes sociais ou para o seu blog e site.

Identificando o seu público e as possíveis dificuldades que podem ser utilizadas na criação de conteúdo ou na venda de algum serviço.

Serviço pago como: cursos online, vender produtos digitais, consultoria e monitoria. E podemos ter essa linha em mente para assinatura mensal dentro do seu blog.

Sendo importante para criação de um calendário de conteúdo redes sociais e visualizar as estratégias realizadas no momento da criação de um post e stories.

Se você é representante de uma empresa de marketing digital ou trabalha para você mesmo essas informações e os materiais gratuitos irá ajudar muito nessa etapa.

Lembrando que o seu conteúdo é a ferramenta principal para qualquer negócio online e fazer a sua marca dar certo.

3 comentários on 'Linha editorial: o que é, como se planejar e se organizar'

Seu comentário é muito importante para o andamento do nosso blog por esse motivo:

- Deixe sua opinião dentro das nossas postagens.

- Ative a opção de notifique-me para receber uma notificação quando seu comentário for respondido.