Ideia Pin - Como usar para alcançar mais visibilidade


No dia 30 de junho o Pinterest permitiu que a ideia pin, fosse utilizada por todos os usuários mesmo aqueles que estejam começando a usar essa plataforma.

A Ideia pin — antigo Pin História pretende ajudar que você consiga aumentar a sua visibilidade no site do Pinterest.

Podemos adicionar vídeos, imagens ou criar um pin dentro desse recurso aumentando as impressões e números de curtidas e salvamentos da imagem.

Diferente da proposta dos stories do Instagram que duram apenas 24 horas, essa nova ferramenta não tem limite e muito menos horário definido.

Qual é a vantagem de usar a ideia pin?

Se você está começando a observar que os números de impressões, salvamentos e o engajamento está cada vez mais baixo.

Esse novo recurso pode ajudar a retornar os números, afinal muitos criadores de conteúdo começaram a notar que:

Após usar a ideia pin houve um aumento nas impressões no analytics do Pinterest:

  • Notaram também aumento no número de seguidores
  • Visualizaram que o engajamento aumentou em longa escala
  • Conseguiram redirecionar os usuários para uma nova rede, por exemplo, o Instagram
Com esses ótimos resultados deste recurso obviamente a plataforma começará a mostrar esses números para gerar mais renda e incentivar a usar o Pinterest Ads.

Quando criamos a nossa ideia pin, notamos algo em destaque anunciando que em breve será possível investir em anúncios.

Como usar a ideia pin e gerar mais impressões?

O primeiro passo é converter a sua conta pessoal para uma conta business, basta clicar na seta ao lado da sua foto ou logotipo e em seguida em configurações.

➡Em configurações da conta no final da página você encontrará um botão escrito converta para conta business, pressione essa opção e pronto.

Segundo passo é definir uma estratégia antes de começar a utilizar e gerar mais resultados atrativos.



Consiga mais de 10 mil impressões em dois dias

01. Desvendando a minha estratégia

A minha estratégia para alcançar esses números, começou com um pequeno planejamento antes de começar a entrar no Pinterest e acessar esse recurso.

Anotei primeiramente o tema que seria abordado e depois fiz algumas perguntas para alcançar um público com dúvidas sobre um tema X.

Nessas perguntas comecei a fazer pesquisas no Google, sobre como que os usuários faziam essas pesquisas dentro desse mecanismo de busca.

Adicionei essas observações dentro da minha agenda e decidi utilizar o Canva para criar essa ideia pin. (Teste grátis por 30 dias o Canva Pro).

Você pode utilizar as dimensões dos stories do Instagram ou de um pin comum para fazer essas imagens sem perder a qualidade.



02. Tamanho do texto

O tamanho do texto pode fazer que a sua imagem não seja visualizada até a última página, por esse motivo devemos colocar o tamanho ideal.

Use fontes como: montserratt, arial, roboto e ubuntu que pode ser baixada no site Google Fontes, gratuitamente caso use um programa pago como o Photoshop ou Adobe Ilustrador.

Se você usa o Canva poderá utilizá-las gratuitamente e sempre nos tamanhos do 14 ao 15.

03. Call action

Sempre use uma chamada de ação como uma estratégia de marketing ela tem o objetivo de incentivar que o leitor tenha uma ação no decorrer das imagens.

Use sempre essas chamadas de ação: veja mais, leia, acesse, visite meu perfil, siga no Instagram e anote os desempenhos em cada dia.

04. Não use nenhum link

Se você tem uma loja virtual, um site ou qualquer outra rede nunca adicione nenhum link dentre dessa ferramenta afinal ela não foi criada para isso.

Muitos dos criadores de conteúdo que inseriram links tiveram o alcance prejudicados, sendo assim adicione sempre na última pagina o username do seu Instagram.

Assim que essas pessoas te seguirem elas conseguirão acessar qualquer link que você adicionou dentro do Instagram.

05. Palavra-chave

Até o momento não podemos adicionar as palavras-chave apenas escolher aquelas que a própria plataforma indica.

Para alcançar mais impressões use o número máximo de palavras-chave que tenha relação com o seu tema principal que são dez.

Nunca esqueça de adicionar uma lista selecionando a opção de ingredientes, materiais ou notas.

Ingredientes: se a sua ideia pin for relacionada a receitas adicione o que foi utilizado para fazer a receita escolhida.

Materiais: se seu nicho é sobre decoração, roupas, tecnologia ou até mesmo maquiagem adicione esse botão para mostrar quais materiais foram usados.

Notas: serve para adicionar uma breve descrição sobre a ideia pin e pode ser usado em qualquer nicho.



06. Comentários

Após publicar essas imagens ou vídeos observe se o botão para adicionar comentários está ativo, para fazer isso basta:

Acessar sua ideia pin, passar o mouse e apertar na lapiseira, descer até o final da página e observar se o botão está ativado.

Como criar o pin história para o meu nicho de…

Nicho de negócios, empreendedorismo e estratégia de seo:

Pesquise as dúvidas mais frequentes dos usuários, crie pins mostrando os resultados do tráfego orgânico de sites antes de conhecer a sua empresa.

Mostre um pouco sobre o seu conhecimento da área de seo com dicas curtas para aumentar a visibilidade em mecanismos de busca.

Para um perfil de negócios mostre também as empresas que você trabalha, formas de expandir o seu negócio para os microempreendedores.

Nicho de finanças e marketing de afiliados:

No Nicho de finanças crie ideia pin ensinando como poupar dinheiro, criar um orçamento familiar, formas certas de investir dinheiro e vídeos sobre investimentos.

Para as pessoas que trabalham com marketing de afiliados mostre os melhores cursos sobre um tema x e como fazer a primeira venda com marketing de afiliado.

Faça pequenos vídeos mostrando as plataformas que você usa para faturar a sua renda mensal.

Nicho de beleza e maquiagem:

Crie conteúdo sobre argilas, mitos e verdades sobre cuidados com a pele, como cuidar da pele oleosa e os produtos que você recomenda.

Para você que adora abordar sobre maquiagem mostre as tendências de maquiagem e reproduza tutoriais que estão sendo feitos em outras redes.

Nicho de branding e redes sociais:

Mostre como criar uma identidade visual, quanto cobrar pelo trabalho de design, as fontes que você mais utiliza e como definir a paleta de cores ideias.

E para quem fala sobre redes sociais?

Faça conteúdos voltados a ensinar como aumentar os números de seguidores mostrando algumas estratégias que você utilizou.

Faça vídeos ensinando a usar uma rede social e conseguir ter autoridade no assunto que você aborda.

Use o Answer The Public, para entender melhor as dúvidas dos seus usuários de acordo com cada nicho que você aborda.

O plano gratuito tem um limite de duas pesquisas diárias, então se isso for um problema use o Google Trends e o Ubersuggest.

Resumindo todo o conteúdo

A ideia pin está ajudando pessoas que buscam crescer e aumentar a sua audiência em pouco tempo.

Tanto para os iniciantes e aqueles que querem mais visibilidade, basta usar esse recurso de forma certa definindo a estratégia para ela ser vista pelo público correto.

Anote todas as dicas dessa postagem e coloque em prática, volte nessa publicação mostrando os resultados com essas estratégias.

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para o andamento do nosso blog por esse motivo:

- Deixe sua opinião dentro das nossas postagens.

- Ative a opção de notifique-me para receber uma notificação quando seu comentário for respondido.