Linha editorial o que é e como planejar?


A linha editorial é um dos passos principais que toda criadora de conteúdo deve separar um tempo da sua agenda para aprender sobre ele.

Afinal entendendo a importância de criar uma linha editorial é mais fácil entender a sua persona e estabelecer uma comunicação com o seu público.

O que é uma linha editorial?

É uma técnica bastante usada no mundo do marketing digital para você entender melhor os conteúdos que serão abordados dentro do seu blog, Pinterest ou Instagram.

Ela não serve apenas para ajudar a traçar alguns conteúdos, mas para ajudar na entrega das suas postagens para um público certo dependendo de uma dor específica.

Como montar uma linha editorial?

O primeiro passo é ter planejamento utilizando sites gratuitos que podem ajudar na sua organização e que nenhuma informação seja esquecida.

Você pode começar usando o Trello, Taskade ou Mindmeister.

O trello é um site de organização pessoal e de qualquer negócio, com a criação de quadros com temas específicos e checklists podemos analisar o que foi realmente feito.

O Mindmeister é um mapa mental simples de ser utilizado, serve para definir nichos e assuntos semelhantes ao seu tema. Podemos imprimir e seguir tudo que foi escrito nele.

O Taskade é o site que mais utilizo podemos encontrar ele nas extensões do Google ou pesquisando por Taskade no Google.

💻Conseguimos criar um projeto do zero e adicionar outras pessoas que trabalham contigo através de uma ligação e permissão de compartilhar arquivos.

O Canva, pode ser usado como uma linha editorial usando o formato de calendário e adicionado os outros colaboradores e administradores da sua marca.

Podemos ter acesso aos comentários e fazer dessa maneira melhorias no nosso calendário editorial.

Criando uma linha editorial no trello

Você não precisa ter pago o Trello Gold, para acessar mais recursos, podemos criar uma linha editorial sem pagar absolutamente nada apenas criando quadros específicos como:

Nicho: qual é o nicho que você aborda ou deseja abordar no seu conteúdo?

Subnicho: quais são os assuntos semelhantes ao tema que você aborda?

Comunicação com o público: qual será a sua linguagem com o seu público?

Objetivos e metas: quais são as suas metas e o passo a passo para conseguir que elas ocorram?

Linha editorial no trello para você se organizar

Criamos um quadro no Trello para você começar sabendo dessas informações e como adicioná-las no seu projeto. Clique aqui para acessar.

Criando uma linha editorial no Canva


No Canva esse passo a passo é bastante simples basta se cadastrar na plataforma e escolher a opção de calendário.

Somente pesquisando pela opção de calendário podemos ter acesso a vários modelos criados por designers que trabalham no site. (Teste a versão do Canva Pro por 30 dias)

Com a versão Pro desbloqueamos as  fontes que são bloqueadas para a versão gratuita, ilustrações, stickers, imagens e entre outras funções.


LINHA EDITORIAL NO CANVA

Criamos também um calendário editorial para você usar. Clique aqui para usar o template. (Nele tem uma fonte do Canva Pro)

Mas se você não tiver assinado poderá alterar para a fonte na versão gratuita - não havendo nenhum problema nisso.

Traçando o perfil da sua linha editorial

Para ter resultados e criar uma produção de conteúdo devemos primeiramente traçar o perfil certo para gerar resultados positivos.

1. Definindo sua persona: entenda primeiro as dificuldades da sua persona que são as pessoas que leem o seu conteúdo.

Com essas informações entenderemos a idade das pessoas que estão acessando seu conteúdo, as dificuldades e vantagens deles clicar no botão de compra.

Caso tenha dificuldade nessa etapa há alguns sites que ajudam você a definir a sua persona de forma certa.

2. Defina uma estratégia: como que o seu conteúdo pode traçar um objetivo de ajudar que a sua marca ganhar dinheiro com cursos online ou e-books.

💻 O primeiro passo pode ser um conteúdo sobre o curso que você esteja criando voltado, por exemplo, para o marketing digital.

💻 O segundo passo é usar as chamadas de ação na legenda ou nas imagens para redirecionar o seu público para um link.

💻 O terceiro passo criar uma página de vendas que o seu visitante consiga identificar-se com o produto que está sendo ofertado para ele.

3. Sabendo os medos e as dificuldades do seu público: sabemos que uma das respostas quando perguntamos sobre fazer uma compra online são:

  • Não consigo confiar porque tenho medo dos meus dados bancares vazarem
  • Medo de entrar em um golpe
  • Medo de não ter reembolso do produto
  • Medo do produto não chegar até a minha casa
Sabendo os medos da sua audiência é possível dentro do seu blog escrever sobre a segurança da página de vendas.

Escrever como será feito o reembolso e até mesmo usar o stories do Instagram, para mostrar mais do site e como o processo é feito - o tal dos bastidores.

4. Criando um bom conteúdo: não adianta nada estudar sobre uma linha editorial se o seu conteúdo não é nada atrativo.

Um conteúdo de marketing digital que é um nicho de vários blogs e mídias sociais devem ter uma linguagem certa.

Aquela sensação de ler aquele conteúdo e saber que aquela pessoa realmente tem conhecimento daquela área que está sendo abordado.

Se você não estuda sobre os temas, faz o ctrl c + ctrl v dos conteúdos que encontra ou até mesmo usa as imagens já criadas de outros perfis.
Infelizmente não irá adiantar nada pesquisar sobre esse tema se a sua audiência não confia totalmente em você, por isso ela não vai comprar os seus serviços.
Criar conteúdo atrativo e de ótima qualidade que fazem você ganhar dinheiro e ter referência no seu nicho.

5. Ter linhas editoriais secundárias: imagine que você já sabe o nicho que irá abordar agora devemos pensar no subnicho.

Subnicho são assuntos semelhantes ao seu tema principal que fazem os criadores de conteúdos ter outros temas parecidos para escrever.

Nosso blog fala sobre empreendedorismo, marketing digital, dicas de estudos, branding e desenvolvimento pessoal.

Se usarmos o tema marketing digital nas nossas postagens encontraremos:

  • Postagens sobre as redes sociais
  • Formas de ajudar na venda dos seus produtos
  • Como trabalhar com marketing de vendas
  • Como usar ferramentas para criação de conteúdo
E entre outros temas sem sair do nicho principal sobre o marketing digital. Por isso anote o seu nicho e todas as dicas e comece de hoje a criar sua linha editorial.

Não é nada difícil criar a sua linha editorial seja de moda, redes sociais ou para qualquer objetivo específico. Em poucos minutos criamos pensando sempre na sua audiência.

Livros incríveis para aumentar seu aprendizado no tema:

1. Digital Branding: Estratégias, táticas e ferramentas para impulsionar o seu negócio: um livro incrível para as pessoas que querem melhorar o branding dentro da sua marca.

Sendo um dos pontos necessários para criar uma ótima comunicação através das imagens.

2. Isso é marketing: Para ser visto é preciso aprender a enxergar: a nossa outra e última indicação é sobre esse livro que faz cada um de nós pensar fora da caixa.

Principalmente no assunto do marketing digital e as estratégias utilizadas para aumentar de fato suas vendas.

Recapitulando…

Linha editorial é o planejamento estratégico de como o tema será abordado no momento de criar conteúdo para redes sociais ou para o seu blog e site.

Identificando o seu público e as possíveis dificuldades que podem ser utilizadas na criação de conteúdo ou na venda de algum serviço.

Serviço pago como: cursos online, vender produtos digitais, consultoria e monitoria. E podemos ter essa linha em mente para assinatura mensal dentro do seu blog.

Se você é representante de uma empresa de marketing digital ou trabalha para você mesmo essas informações e os materiais gratuitos irá ajudar muito nessa etapa.

Lembrando que o seu conteúdo é a ferramenta principal para qualquer negócio online e fazer a sua marca dar certo.

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para o andamento do nosso blog por esse motivo:

- Deixe sua opinião dentro das nossas postagens.

- Ative a opção de notifique-me para receber uma notificação quando seu comentário for respondido.