10 ferramentas para você melhorar a sua produtividade nos estudos



Em mecanismos de busca como Google, Bing e Yahoo conseguimos encontrar dicas para melhorar a produtividade no momento dos estudos, maneiras de estudar online e ferramentas gratuitas para ajudar no seu aprendizado.

Essas ferramentas gratuitas fazem uma grande diferença para estudantes que buscam assistir vídeo aulas gratuitas e na fixação de uma matéria.

10 sites e ferramentas para você estudar melhor

Nessa lista não iremos encontrar apenas sites, mostraremos algumas extensões gratuitas que fazem toda diferença de como ser mais organizada nos estudos.

1.Highlight it

Nossa primeira extensão é justamente Highligth it, acabei conhecendo nessa semana essa ferramenta que tem a função de grifar partes de um texto dentro de uma página.

Imagine que a sua busca seja: como ser mais organizada nos estudos, e dentro desse texto iremos identificar o que é realmente importante para nós estudantes e as informações que não são tão necessárias.

Usando essa extensão podemos adicionar uma cor em uma paleta de 24 cores diferentes, e selecionar o texto e artigos que acreditamos que aquelas informações irá ajudar de alguma maneira na mudança de hábitos ou para estudar melhor.

Lembrando que: caso tenha baixado essa extensão para ela funcionar devemos primeiro recarregar uma página, usar algumas cores que desejamos grifar e depois selecionar o texto. 

 

Isso significa que o que foi grifado no texto irá ficar salvo para sempre?

Essa é a pequena desvantagem dessa extensão, quando grifamos essa parte do texto e fecharmos a guia ou recarregarmos a página tudo que foi grifado não aparecerá novamente.

2. Resoomer:

Assim como o site Resoomer tem grandes vantagens e desvantagens, algumas pessoas estão usando essa ferramenta de uma maneira totalmente errada.

É mostrado em algumas redes sociais como é simples resumir um trecho de uma página e usar aquela informação para melhorar o aprendizado e isso é totalmente errado!

A plataforma obviamente irá retirar uma parte do texto que não será considerada importante, e o resultado disso tudo é apenas um resumo que pode tanto ajudar ou ferrar com seu aprendizado.

E agora a pergunta é para você estudante que usa essa ferramenta: como saber se a parte que foi retirada do texto era realmente importante?

Então antes de usar o site Resoomer tenha essa pergunta em mente, é tão mais fácil criar seu próprio resumo e adicionar algumas anotações dessa plataforma do que o texto inteiro.

3. Block & Focus:

Para os alunos que tem um grande problema de se distrair facilmente no momento de estudar essa extensão poderá ajudar você nessa etapa.

A extensão Block & Focus, poderá bloquear alguns sites para que você consiga de fato focar nos seus estudos esquecendo: notificações de mensagens, lives e curtidas e ficar apenas concentrada nos seus estudos.

Após instalar no seu navegador basta copiar o link da rede social ou site que está atrapalhando você no momento de estudar, lembrando que esses links podem ser removidos a qualquer momento.

4. Estuda Jovem:

Para os estudantes que estão no ensino médio, eja ou querem fazer o Enem, o Estuda Jovem tem diversos matérias didáticos para ajudar você a estudar online.

E esse site é totalmente gratuito e não será necessário nenhum cadastro na plataforma, basta escolher as disciplinas e baixar quantas vezes for necessário.

Além disso, o Estuda Jovem tem diversos conteúdos para o Enem e dicas para estudantes.

5. Escrever online:

Essa plataforma é para quem está buscando aumentar a sua nota na redação do Enem, nesse site eles fazem correções e mostram alguns temas que podem aparacer no exame.

Lembrando que: os corretores recebem milhares de redações para serem corrigidas por dia, isso significa que a sua redação poderá demorar um pouco para ser corrigida.

Você pode acessar as redações que já foram corrigidas e olhar alguns pontos importantes que irão contribuir no aumento da sua nota.



6. Save to pocket:

Quem nunca passou por aquela situação de pesquisar algo e encontrar um site e depois simplesmente não sabe como encontrá-lo novamente?

A extensão Save to pocket tem um papel muito necessário nessa etapa, basta instalar ela no seu navegador e adicionar o link do site que deseja acessar futuramente.

Nela ainda podemos criar uma categoria, por exemplo: planner de estudos, produtividade, questões para a prova para ajudar no momento de buscar novamente pelo site.

7. Planejativo:

É um dos sites gratuitos com mais ferramentas para ajudar os estudantes a conseguir aumentar a produtividade antes e após os estudos.

No planejativo você pode:

  • Criar questões para o tema que esteja estudando
  • Criar um cronograma de estudos na plataforma
  • Assistir aulas e resumos sobre qualquer matéria
  • Criar um plano de estudos
  • Observar quanto tempo você estudou a disciplina
  • Calcular a sua nota do Enem com base no TRI
  • Usar o simulador do SISU para saber quais faculdades você tem mais oportunidades de cursar.

Para acessar todas essas ferramentas é necessário se cadastrar no site e depois disso aproveitar todos esses recursos gratuitos para estudar melhor e organizar a sua rotina. 

8. Cronograma de estudos descomplica:

Para os estudantes que gostam de imprimir esses tipos de arquivos, o cronograma de estudos descomplica contém todas as informações necessárias para ajudar na organização dos seus estudos.

Esse cronograma é totalmente gratuito, e não é necessário ser aluno dessa plataforma para conseguir acessar esse arquivo.

9. Juntar pdf:

Nessa plataforma os estudantes que estão no ensino médio ou na graduação juntar todos os arquivos em um só em poucos segundos.

Após fazer isso não conseguimos renomear o nome do arquivo na plataforma, basta clicar no explorador de arquivos do nosso computador e alterar o nome dele.

10. Canva:

O Canva é bastante conhecido não apenas para os estudantes que usam a plataforma para criar apresentações gratuitas, planner de estudos, cronogramas de estudos e resumos digitados.

O Canva também é bastante importante para criar imagens e mapas mentais que facilitarão bastante para quem usa as redes sociais e esse tipo de método de estudo.

Você pode ter todos os recursos do Canva Pro que são justamente: fontes, imagens e ilustração desbloqueadas de forma gratuita como estudante.




2 comentários on '10 ferramentas para você melhorar a sua produtividade nos estudos'

Seu comentário é muito importante para o andamento do nosso blog por esse motivo:

- Deixe sua opinião dentro das nossas postagens.

- Ative a opção de notifique-me para receber uma notificação quando seu comentário for respondido.