Pandemia uma palavra tão pequena que afetou a vida de milhões de brasileiros e pessoas que moram em outros países e que tem grande participação no problema relacionado a nossa saúde mental.
Faz mais de um ano que vivemos em um ciclo interminável de: acordar, olhar em volta e entender que estamos em um isolamento social, esse mesmo isolamento que impede de abraçar nossos familiares de jogar conversa fora com os nossos amigos.
Que nos fez readaptar a trabalhar de casa, estudar em casa e enfrentar uma realidade de desigualdade social e econômica no Brasil.
Dessa maneira muitos perderam os seus empregos, perderam pessoas queridas (inclusive eu), ficaram em uma situação crítica em relação de renda fixa e outros com medo de contaminar outras pessoas.
O que é saúde mental?
E sabemos que infelizmente não está acontecendo com uma grande parte da nossa população brasileira por esse medo de se contaminar.
Por esse motivo criamos 5 dicas para você colocar a sua saúde mental de volta aos eixos e conseguir de fato utilizar essa definição da OMS de verdade em tempos de pandemia.
1| Evite ler sobre esses assuntos:
É bem difícil não querer saber como está a pandemia no nosso Brasil, principalmente devido a notícias de jornais, redes sociais e até mesmo notificações sobre os números de casos.
Mas devemos evitar ler isso o tempo todo! Além de aumentar a nossa ansiedade e o desespero por conta do aumento de casos, isso faz mal a nossa própria mente.
- Assista canais que fazem você se sentir um pouco melhor;
- Faça cursos online, leia livros que estão na sua estante;
- Queira melhorar os seus hábitos;
- Busque perfis que ajudem você ter uma nova perspectiva de vida;
A proposta dessa dica é que nós começamos olhar para esse momento difícil, e consiga enfrentar ele de outra maneira que ajude no nosso autoconhecimento e no aprendizado.
Não tem como esquecer que estamos enfrentando uma pandemia! Mas há algumas formas de conseguir olhar para um lado um pouco menos difícil pela nossa própria saúde mental.
2| Crie uma rotina:
Atualmente estamos vivendo em uma nova rotina, principalmente para você que trabalha de casa e assiste aulas em algumas plataformas online.
Talvez até hoje você não conseguiu se adaptar a essas mudanças que podem estar ligado a sua rotina feita diariamente.
Comece utilizando um planner: não é fácil usar um planner todos os dias, mas se criarmos lembretes utilizando nosso celular e criar metas podemos começar a lembrar que aquela folha ou agenda deve ser utilizada.
Busque sempre baixar um planner de acordo com o momento que você esteja passando e encontrar maneiras de melhorar algo sobre esse problema.
👉 Está querendo poupar dinheiro? Busque um planner financeiro! Quer estudar melhor? Busque um planner de estudos! Quer entender você mesma? Busque um planner pessoal.
Adicione nele tudo que deve ser feito no decorrer do seu dia e adicionando também as suas DIFICULDADES no momento de se organizar.
3. Limites os seus horários:
Se a fulana consegue estudar, criar postagens, cuidar do seu cachorro, fazer tarefas domesticas e organizar seu dia.Parabéns para ela, mas se você não conseguir fazer as mesmas coisas do que essa pessoa está TUDO BEM.
Não fique frustrada por isso afinal, cada mente e corpo funciona de uma forma e para isso que existem os limites e horários para ajudar nessas tarefas.
Adicione limites no que deve ser feitos no decorrer do seu dia, faça pausas de 10 á 5 minutos e tenha seus horários de lazer também.
Quer estudar por 1 hora? Ok! Mas tenha um tempo para você também, afinal tudo demais faz mal.
4. Busque outras formas de se comunicar:
- Por que não fazer um diário da sua quarentena? Mostrando o que você fez durante o seu dia, tarde e noite.
- Por que não criar um perfil no Instagram sobre a sua vida pessoal? Mostrando o que te faz se sentir bem.
- Por que não criar um blog? Sem fins lucrativos compartilhando receitas, dicas sobre algum tema e escrever sobre você.
5. Recorra a outras fontes de renda:
Use o programa Microsoft Word ou o Microsoft PowerPoint, para criar slides separando pelos módulos de cada tema.
Você ainda pode usar o Canva Online seja ela gratuito ou o Canva Pro para fazer essas artes.
Use a plataforma da Lomadee, para inserir links internos no seu site para lojas e começar a gerar uma renda por cada ação ou venda feita no site, ou por indicações.
Utilize os programas de afiliados para divulgar um link de afiliado nas redes sociais ou no seu próprio site.
Coloque em prática o que você sabe: busque alunos que queira aprender mais sobre um determinado assunto com consultorias e monitorias sobre esse tema.
Há diversas maneiras de começar a ganhar dinheiro na internet utilizando sites de indicações ou vendendo um pouco do seu conhecimento.
Mesmo enfrentando o isolamento e a quarentena, podemos conseguir melhorar a nossa saúde mental com pequenos hábitos diários e mudanças da sua vida.
Para você não esquecer desse post basta salvar na sua pasta no Pinterest!
eu amo o conteúdo daqui, vcs deviam muito fazer mais templates gratuitos no Canva que é muito usado e muita gente procura.
ResponderExcluir