Como manter o foco de criar conteúdos para o Instagram



O Instagram alcança diariamente milhões de pessoas que tem um propósito diferente como, por exemplo: aprender sobre um determinado conteúdo, descobrir formas de gerenciar o seu tempo, fazer compras online ou seguir blogueiras (os) que acompanham algum tempo.

O maior problema enfrentado por diversos perfis é fazer que dentre esses milhões de usuários ativos alguma parte verifique e acompanhe as suas publicações.

Devemos entender que criar uma postagem não é apenas usar um CTRL C + CTRL V, é realmente tentar encaixar todas as dúvidas dos usuários para criar assim um conteúdo de qualidade.

O conteúdo de qualidade que permite que dentre aquelas diversas hashtags usadas, uma grande parte retornem, compartilhe e façam repostamentos no perfil delas atraindo mais visibilidade para a sua conta.

E por conta de não ter esse ciclo as pessoas perdem o foco e a vontade de deixar seu perfil ativo.

Aumente o engajamento do seu público entendendo como será entregue suas postagens


7 dicas para você continuar focado no seu Instagram!


1- Entenda que tudo leva tempo!

Não será de uma hora para outra que será alcançado a marca de 10 mil seguidores, todos os perfis grandes na rede passaram por esse processo de esperar que apareçam grupos interessados no seu nicho.

E esse processo pode ser diferente para cada pessoa, para alguns são mais rápidos e outros mais devagar.

Devemos entender que a vontade de conseguir mais seguidores e curtidas a cada dia mais faz que a nossa mente fique focada apenas em números, e não em entregar conteúdos de qualidade para o seu público.

Se o seu número de seguidores é pequeno foque apenas naquelas pessoas que engajam e estão realmente lendo suas publicações os chamados seguidores fiéis.


2- Conheça as principais dificuldades do seu público

O Instagram contém diversas ferramentas para gerar comunicação entre autora (o) e seguidores através de caixas de perguntas, enquetes e até mesmo criar uma chamada de ação para o direct.

A chamada de ação é uma reação que você deseja que os seus usuários façam como: enviem perguntas pelo direct, acesse um determinado site e compre um produto.

“Eu já utilizo essas ferramentas, mas não consigo resultados o que fazer?” O primeiro passo é compreender os motivos que seus seguidores não estejam interagindo com a sua conta e eles podem ser:

Motivo número 1: Falta de confiança no que está sendo abordado
Motivo número 2: Permanência baixa dos usuários durante uma publicação
Motivo número 3: Baixa criação de stories diariamente

Antes de utilizar uma dessas ferramentas faça stories falando melhor sobre o tema, depois disso use a caixinha de perguntas.

Tenha uma frequência de criar stories diariamente e utilizar o IGTV, Reels e ficar atenta as novidades da rede.

3- Falta de planejamento

O planejamento e a criação de conteúdos andam um ao lado do outro, e por esse motivo devemos sempre planejar o que será publicado para gerar um efeito positivo.

Sabemos que fazer algo as pressas e não considerar em explorar melhor aquele determinado tema pode passar essa impressão para os seus seguidores.

3 Aplicativos para você planejar melhor as suas postagens:

Trello: Site e aplicativo que permite o gerenciamento de tarefas através de quadros, checklists, modelos personalizados e pode ser usado offline.

Google Keep: Aplicativo que permite gravar as tarefas que serão feitas utilizando o gravador de voz, adicionar marcadores, receber lembretes minutos antes para que o que foi planejado se concretize.

Dreamie Planner: Planejamento diário, mensal e semanal virtual para controlar melhor todos seus objetivos de cada mês do ano.

Podemos utilizá-lo para inserir diariamente uma rotina como: criar imagens para redes sociais, utilizar organizadores de feed, criar stories e responder seus seguidores.

4- Explore melhor o seu nicho


O segundo erro dos criadores começa na escolha do nicho, alguns imaginam que o nicho é uma barreira invisível que não pode ser ultrapassada de forma nenhuma por isso abordam apenas aquele assunto.

É importante lembrar que quando abordamos sobre um nicho que gostamos devemos pesquisar subnichos para que os conteúdos não se tornem cansativos para os usuários.

Como encontrar os subnichos?
  • Faça pesquisas no Google Keyword Planner
  • Procure o nicho em sites de perguntas como: Quora e Yahoo
  • Verifique as pesquisas relacionadas no final na página do seu navegador de busca

5- Use novas redes sociais

Ficar preso apenas no Instagram pode ser um pouco frustrante, por isso devemos mostrar a nossa conta para outras pessoas.

Como podemos fazer isso?

  • Use o Pinterest para conseguir que mais pessoas conheçam sua conta
  • Seja uma pessoa ativa em grupos do Facebook
  • Faça um grupo com o seu nicho no Facebook
  • Use o seu blog para divulgação, basta inserir o gadget do Instagram no rodapé do blog.

6. Verifique as hashtags usadas

Algumas hahtags invés de aumentar a visibilidade da sua imagem fazem justamente o contrário, permitindo que ela fique em uma bolha por ser usada por diversos perfis.

Evite sempre de copiar as hashtags dos seus concorrentes para apenas ver se ela realmente funciona, faça uma pequena pesquisa e considere os números de contas que utilizaram ela, as curtidas e os engajamentos que seus concorrentes receberam.

Lembre-se de pesquisar se a hashtag foram banida pelo Instagram que pode ser prejudicial para o seu perfil.


7. Cronograma de Postagens:

Se você chegou até o final dessa postagem poderá baixar um cronograma gratuito com todas as informações nele você conseguirá:
  • Organizar suas postagens por nicho
  • Criar rotinas para produção de conteúdo
  • Escrever as hshtags mais usadas 
  • Definir metas de curto e longo prazo.
Organize as postagens do seu Instagram de forma correta



Conclusão:


Para se manter focado na criação de postagens para Instagram, devemos primeiramente saber quais das nossas personas o conteúdo será entregue.

Persona é uma maneira de conseguir entender os seus usuários ou clientes de forma melhor, eles são criados de forma fictícia mais com objetivos reais.

Com essa informação podemos criar alguém e verificar o que eles gostariam de ver no seu perfil e o que eles não gostam.

Nessa postagem você conseguiu ter acesso a dicas valiosas para conseguir gerar mais público engajado nas suas postagens e ferramentas fornecidas na rede.

3 comentários on 'Como manter o foco de criar conteúdos para o Instagram'

  1. Conteúdo maravilho e muito relevante. parabéns !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço muito pelo Feedback positivo Jessika! Fico muito feliz por ter gostado do nosso conteúdo

      Excluir

Seu comentário é muito importante para o andamento do nosso blog por esse motivo:

- Deixe sua opinião dentro das nossas postagens.

- Ative a opção de notifique-me para receber uma notificação quando seu comentário for respondido.