Pinterest: O que é e como usá-lo corretamente? - Dreamy Girl

Pinterest: O que é e como usá-lo corretamente?

19 de dezembro de 2018 | |
Como usar o Pinterest?


O Pinterest é uma das redes sociais que está a cada dia mais em constante crescimento, por ter um mecanismo de busca diferente do Google por imagens e não por texto conseguiu fazer mudanças necessárias tanto no aumento do tráfego para blogs e também de sites e aumentar a renda extra para pessoas que trabalham com o Marketing de Afiliados.






Nesse Guia você aprenderá como usar o Pinterest para aumentar as vendas da sua loja, tráfego do seu blog ou rede social específica com dicas que eu gostaria de ter recebido gratuitamente que poderia ter evitado diversos erros que foram convertidos em conhecimento a plataforma.


Para iniciar no Pinterest você deverá criar uma conta com o seu nome ou do seu blog, e também uma descrição no que terá nas suas pastas tanto para as pessoas que estão iniciando no Pinterest como as que já estão nesse site portanto estão utilizando de forma incorreta não gerando assim visualizações nas suas postagens.

Por que devemos criar uma descrição?

Como qualquer outra rede social a descrição é muito importante seja para mostrar os conteúdos que estarão nas suas pastas, assunto que será abordado no decorrer da postagem tanto para conhecer o seu site ou blog com o link dele ao lado da descrição. Principalmente quando estamos iniciando com essa rede social por ter poucos pins do nosso blog e poucas pastas é comum a primeira impressão de novos visitantes saberem que é um perfil novo e a descrição serve para alertar e informar o que eles devem esperar do seu perfil.

Criação de Pins e Pastas

Para de fato começar a conseguir direcionar os visitantes ao seu blog devemos criar pins que são imagens com largura e altura correta que pode ser criada tanto em programas pagos ou baixados no seu computador ou em sites online como por exemplo o Canva.

O Canva contém diversos modelos editáveis que você pode alterar pelo modelo que mais gostar alterando as fontes, cores e também o texto nesse site contém modelos gratuitos e pagos. Há também pessoas que disponibilizam modelos prontos principalmente para as blogueiras iniciantes apenas editarem com todos os recursos necessários para conseguir os primeiros cliques.




Para criar uma imagem do  zero no Canva devemos utilizar as cores vibrantes ao nosso favor principalmente em alguma parte do texto, por sermos seres humanos as cores por exemplo: vermelho, azul, laranja conseguem ganhar mais atenção do que textos completamente com a mesma cor.


Depois que você criar a sua imagem, pesquisar no seu navegador por Pinterst e clicar pois um símbolo "+" abaixo terá a opção criar pin será essa página que você irá ver, é nessa etapa que as pessoas mais erram e assim não conseguem aumentar as suas visualizações utilizando essa plataforma então por isso tenha bastante cuidado!


Nessa etapa devemos pensar sempre no SEO desde o título até quando criamos uma descrição, é como um conjunto de fatores que precisam estar corretos para de fato funcionarem e se qualquer um deles estiver em desordem não há como funcionar.

1. Título:

O título é a forma que aparecerá quando novos visitantes buscarem por palavras-chaves que são palavras específicas quando buscamos em qualquer site por exemplo o Google. Quando digitamos: Como conseguir leitores fiéis através do mecanismo de busca conseguimos encontrar diversos sites e blogs nas primeiras páginas com o conteúdo ou parecido por utilizar palavras-chaves no seu texto.

Já no Pinterest funciona da mesma forma mas invés de aparecer resultados em texto irá mostrar em imagens como o exemplo citado acima então devemos sempre pensar dessa forma para conseguir atrair visualizações utilizar as palavras-chaves ao nosso favor tanto no título ou na descrição.

Você pode usar títulos curtos ou grandes não fará nenhuma diferença, mas sempre tenha em mente em colocar uma palavra ou mais que ajudarão os visitantes a encontrar o seu pin com mais facilidade.

2. Descrição:

A descrição também deve ser pensada dessa maneira utilizando palavras-chaves, como foi dito eles funcionam em constante funcionamento e em conjunto mas diferente do título podemos colocar as hashtags igual quando fazemos em uma rede social como o Facebook ou no Instagram por exemplo.


Há um site que ajuda a conseguir ideias de palavras-chaves chamado Ubbersuggest que mostra os resultados de busca e o custo por clique para quem utiliza o Google Adsense, ele pode ser um grande recurso principalmente para quem está iniciando e não sabe onde recorrer e quais hashtags usar. Outra forma é usar o próprio Pinterest pesquisando um assunto parecido ou igual ao conteúdo do seu blog os resultados abaixo são as palavras-chaves.

3. Url:

Será através do url da sua postagem que quando as pessoas clicarem no seu pin elas serão imediatamente direcionadas ao seu blog, e por isso devemos sempre olhar se o link realmente está funcionando ou se a postagem é a correta.

4. Pastas:

Quando for criar as pastas do seu Pinterest utilize os conteúdos relacionados do seu blog, não adianta no primeiro momento se preocupar com as visualizações e impressões do seu Pinterest que realmente não é tão importante assim, apenas para saber quantos visitantes realmente estão engajados colocando os nossos pins nas pastas deles e comentando.

Evite colocar uma pasta para gerar apenas visualizações mensais, temos principalmente focar em conseguir que uma porcentagem delas consigam estar sempre divulgando a nossa imagem e para de fatos conseguir cliques nas nossas postagens.

Como conseguir aumentar o número de visitantes engajados?


  1. Tendo uma boa frequência de pins
  2. Observar as visualizações nas suas pastas
  3. Criar imagens diferentes e não seguir modelos que não estão aumento as visualizações
  4. Repinar sempre os seus pins
  5. Ter mais pins seus nas pastas do que de outras pessoas.
  6. Ter uma pasta somente com os pins do seu blog


Uma das ferramentas que pode ajudar a aumentar a produtividade do seu blog e também o pinterest é o Tailwin que ajuda a organizar o seu pin em horários estimados e que contém mais usuários ativos diferentemente de agendar no próprio Pinterest você consegue informações detalhadas sobre os seus seguidores e pins.

6 comentários:

  1. Obrigado! Tô entrando agora no Pinterest e precisava mesmo de dicas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada você por ter comentado espero que te ajude essas dicas :)

      Excluir
  2. Oi Vera, comecei a usar o Pinterest de forma correta a alguns meses e só hoje vejo o resultado. Antes fazia tudo de forma errada e desorganizada, agora vejo onde errei e posso melhorar, meu blog tem crescido muito com a ajuda do Pinterest, é melhor que outras redes sociais!

    Blog Vinte Primaveras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente o Pinterest tem mudado muito as visualizações de blogueiras. Fico feliz por estar usando-o corretamente.

      Excluir
  3. Eu dou nova nesse ramo ainda não sei como usar essa ferramenta pra agregar valor porém sua dicas me deram uma visão melhor mas a minha dúvida é de como organizar tudo isso a meu favor?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você pode usá-lo para conseguir mais visualizações no seu blog ou site com imagens que chamem a atenção do leitor fazendo que consiga mais vendas tanto em afiliações ou para uma loja específica. O Pinterest irá ajudar a economizar o seu tempo de forma produtiva que você pode levar divulgando uma postagem como por exemplo.

      Excluir

1- Seu comentário é muito importante para o andamento do blog e somente com ele saberemos se o assunto poderá ser publicado com mais frequência no blog.

2- Ative sempre a barrinha notifique-me pois assim que seu comentário for respondido você leitor(a) será o primeiro (a) a saber.

3- Deixe o link do seu blog abaixo dos comentários assim todos os usuários poderão também visitá-lo.

4- Evite xingamentos, palavras de baixo calão nas postagens!