O que é Shadowban e como resolver esse problema?



Um dos termos mais pesquisados durante essa semana chama-se shadowban que está afetando diversos perfis no Instagram.

O shadowban é uma punição silenciosa, isso significa que diversos perfis cadastrados já foram punidos pelo Instagram e não sabiam, resultando uma queda na taxa de engajamento das suas fotos.

Sabemos que através das hashtags que conseguimos aumentar a visibilidade do nosso perfil, fazendo com que mais pessoas conheçam o nosso trabalho, solicite um serviço ou sigam o nosso perfil.

Lembrando que a própria equipe do Instagram criou uma publicação em fevereiro na página através de uma nota afirmando que essa proibição não existe.

O problema ocorre quando utilizamos as hashtags que foram banidas recentemente resultando a punição do Instagram.

Você se lembra quando criamos uma conta e tem uma opção sobre os termos de uso?

Alguns usuários não se atentam em ler o que realmente está escrito naquele documento, que serve para entendermos como funciona a rede social e o que não podemos fazer nela.

É parecido com os grupos que participamos no Facebook, todos eles têm regras avisando aos novos e antigos membros o que você pode ou não fazer e a devida punição para as pessoas que não cumpre as regras.

Como saber se você foi punido?
  •  Perca de engajamento
  • Suas fotos não aparecem nas hahstags
  • Uso de Bots 
A perca do engajamento é um dos sinais que o seu perfil pode ter sido punido pelo shadowban, principalmente aqueles que conseguiam diversas curtidas, compartilhamentos e comentários.

As suas publicações somente serão entregues para as pessoas que seguem o seu perfil, fazendo que aquela publicação que você criou não apareça em outros perfis que realizarem busca pela hashtag ou localização usada na sua postagem.


O segundo sinal ocorre quando usamos uma hashtag que foi banida pelo Instagram, imagine que você acabou de publicar seu conteúdo no Instagram, caso sua conta seja punida as hashtags que formam usadas não serão encontradas por você a dona (o) da conta.

Sugiro que você entre em uma outra conta, em seguida faça uma busca no seu perfil em todas as hashtags que foram usadas recentemente.

Caso não consiga encontrar a sua imagem pode ser bem provável que seu perfil foi punido!

O terceiro sinal é para aqueles “criadores que não produzem conteúdo” mais conhecidos como os que querem ganhar seguidores de forma mais rápida usando os bots.

Os bots são sites que algumas pessoas cadastram seu perfil em busca de comprar seguidores, ganhar curtidas de pessoas estranhas e de outros países.

FUJA de tutorias que ensinam “COMO GANHAR SEGUIDORES EM 2 DIAS” alguns até mesmo em vídeo pedem para seguir contas com diversos seguidores.

Esses vídeos mostram quando você segue essa conta com milhares de seguidores automaticamente outras pessoas começam a seguir você, o pior é que alguns realmente fazem isso e quando uma pessoa segue mais de 80 perfis no Instagram sinaliza que há um “bot” que pode fazer você ser punido pelo shadowban.

Como evitar o shadowban?

1| Não use as hashtags proibidas

2| Não use bots (robos)

3| Não faça spam

4| Não usar as mesmas hashtags

5| Não use aplicativos ou programas que fazem postagens no seu perfil

Sempre prefira usar agendamento de posts são aplicativos que enviam uma notificação para os próprios criadores publiquem a sua postagem como:Later, Planygram e Planoly.

Sendo assim podemos criar o conteúdo da imagem, buscar hashtags para aumentar o engajamento e no horário correto irá aparecer uma notificação para que você apenas copie e cole na imagem publicada.

Como resolver o shadowban?

Você pode relatar esse problema para o Instagram, basta clicar em configurações, selecionar a opção de ajuda e relatar um problema.

O tempo máximo para os usuários que sofreram com essa punição são de 2 a 3 dias sem fazer nenhum tipo de atualização no seu perfil.

Você pode inserir fotos e também escrever para o Instagram as dificuldades enfrentadas na sua conta.

Como saber quais hashtags foram banidas?

Há três maneiras de saber quais são as hashtags que foram banidas, a primeira pesquisando pela hashtag antes de criar um conteúdo caso tenha esse aviso abaixo mostra que ela é uma das diversas que foram banidas.



 A segunda é verificando quais são essas hashtags e a última utilizando o Tiberr.

O site Tiberr tem a função principal é mostrar se a sua conta sofreu alguma punição do Instagram e qual foi a hashtag usada, para isso basta escrever o seu user e verificar a resposta.


Saiba quais foram as hashtags proibidas:

A: 
#adulting   #adultlife  #alone #atractive #americangirl #ass #assday

B:
#beautyblogger #books  #brain #bbc

C:
#costumes #curvy #curvygirl

D:
#date #datting #direct #dm #daddylove #desk

E:
#elevator #eggplant #easter

F:
#fitnessgirl #followforfollow #fishnets

G:
#girlsonly   #gloves   #goddess   #graffitiigers  

H:
#happythanksgiving   #hardworkpaysoff   #hawks   #hotweather   #humpday   #hustler  

I:
#ig  #ilovemyinstagram   #instababy   #instamood   #instasport   #iphonegraphy   #italiano  

K:
#kansas   #kickoff   #killingit   #kissing  

L:

 #lean   #leaves   #like   #likeback   #likeforlike   #lingerie   #livinforalivin   #loseweight   #lulu  

M:
#master   #medicina  #milf   #mirrorphoto   #models   #mustfollow  

N:
#nasty   #newyears   #newyearsday  

O:
#orderweedonline   #outdoorbirth   #overnight  

P:
#parties   #petite   #popular   #pornfood   #prettygirl   #publicrelations   #puppydogmondays   #pushups  

Q:
#qatar   #quadveins  

R:
#rate   #ravens  

S:
#sallyhansen   #saltwater   #samelove   #selfharm   #shit   #shower   #single   #singlelife   #skateboarding   #skype   #snap   #snapchat   #snowstorm   #sopretty   #stranger   #streetphoto   #stud   #sunbathing   #swole  #sextou

T:
#tag4like   #tagsforlikes   #tanlines   #teen   #teens   #tgif   #thighs   #thought   #todayimwearing   #treasurethesemoments  

U:
#undies  

V:
#valentinesday  

W:
#woman   #womancrushwednesday   #women   #workflow   #wtf  

X:
#xanax   #xenociteclad   #xxx  

Y:
#yochale   #youngmodel   #your_sinful_memory  

Conclusão:

Nesse artigo você conseguiu entender o que é um shadowban, quais foram as ações que você pode ter cometido sem saber e também como resolver esse problema.

Mostramos também uma lista das hashtags que foram banidas ajudando que você criadora (o) de conteúdo jogue todas elas na lixeira!

Você acha que essa punição existe ou não?

2 comentários on 'O que é Shadowban e como resolver esse problema?'

Seu comentário é muito importante para o andamento do nosso blog por esse motivo:

- Deixe sua opinião dentro das nossas postagens.

- Ative a opção de notifique-me para receber uma notificação quando seu comentário for respondido.