7 ferramentas gratuitas que irão ajudar o seu blog a crescer

7 ferramentas que contribui para o crescimento do seu blog, não apenas em tráfego orgânico mas em seguidores e leitores fiéis.


Criar um blog em qualquer plataforma online é fácil, basta preencher todos os seus dados, um e-mail que você utilize e depois que o cadastro for concluído, você se torna uma blogueira iniciante. A tarefa mais difícil depois de criar um blog é permanecer ativo.

Depois de 6 anos escrevendo postagens com esse domínio, uma das maiores dúvidas de diversas blogueiras que podem ser experiente devido aos anos na plataforma Blogger, Wordpress e Wix que são gratuitas com o domínio da própria empresa ou aquelas pessoas que estão iniciando um blog.

São quais sites poderá ajudar que você observe os seus leitores com o tempo que eles permanecem no seu blog, quantas pessoas compartilharam a sua postagem aumentando a possibilidade de gerar novos visitantes e como aumentar o seu tráfego.

Pensando nisso há 7 site indispensáveis para blogueiras iniciantes e experientes.

Quais sites são esses?

1. Google Analystics:

O Google  Analystics é um site gratuito que fornece todas as informações do seu blog como:

  • Quantos usuários ativos você tem
  • A receita de acordo com as palavras-chaves inseridas nas suas postagens
  • A Taxa de Rejeição
  • Os dispositivos mais utilizados pelos seus leitores
  • O comportamento dos usuários no seu site
Com todos esses resultados você consegue melhorar o conteúdo do seu blog. Devemos saber que quanto mais tempo deixamos um usuário lendo as nossas postagens, utilizando links que direcionam ele para outro conteúdo do seu blog, há mais chances dessa pessoa se tornar um leitor (a) fiel ao seu blog.

Como usar o Google Analytics?

Para que você visualize todas as informações em relação aos seus visitantes diários, mensais e semanais é necessário que:

  1. Você tenha uma conta no Gmail
  2. Pesquise no seu navegador por Google Analystics
  3. Faça o login com a sua conta
  4. Procure a opção de Administrador 
  5. Clique em Informações de acompanhamento 
  6. Escolha a opção de código de acompanhamento



Depois de clicar para gerar o código de acompanhamento, você irá copiá-lo e abrir uma nova guia para entrar no seu blog. 

Procure por tema e em seguida escolha a opção de Tema > Editar HTML o último passo é inserir o código.

Aperte CTRL + F, pesquise por <head> e acima dele você insere o código. Depois desse tutorial você conseguirá ter acesso a essas informações sobre os seus visitantes.

Esses números são importantes no momento da criação de um mídia kit para o seu blog ou para solicitar uma proposta de parceria com uma empresa.

2. Ubersuggest: 

O Ubersuggest contém ferramentas necessárias, para as pessoas que utilizam o Google Adsense ou aquelas que buscam um bom posicionamento em mecanismos de busca como o Google, Bing e Yahoo.

Nesse site você poderá saber os valores de cada palavra-chave para aumentar o seu CPC (Custo por clique), no momento que um usuário clicar em um anúncio do seu blog.

Com esse site você também consegue observar:
  •  O volume de busca de um nicho específico
  • A concorrência sobre aquele determinado tema
  • Ter ideias sobre um determinado conteúdo
  • Saber as perguntas que podem ser usadas em uma postagem
  • Filtrar resultados por uma palavra específica, o valor de CPC e a dificuldade do seu blog ser encontrado.

Todas essas informações poderão ser checadas de forma gratuita dentro desse site, melhorando o posicionamento do seu blog em mecanismo de busca e aumentando o seu tráfego.

3. Google Trends:

O Google Trends Brasil irá ajudar você no momento de criar uma postagem, dentro desse site é possível observar os assuntos que estão sendo mais comentados durante os meses do ano.

Com ele você tem acesso as pesquisas que estão em alta durante esse ano, ajudando que você consiga criar uma postagem através desses números, e saber quais foram as pesquisas que estiveram em alta nos anos anteriores.

Quando utilizamos a barra de pesquisa, temos acesso aos interesses de cada sub-região, os assuntos relacionados e o gráfico das buscas durante os meses do ano.

4. Answerthepublic:

O site Answerthepublic contribui para que você saiba, quais são as perguntas que estão sendo feitas em um mecanismo de busca podendo ser do Google, Bing e Yahoo.



Com essas perguntas podemos criar uma postagem, respondo as principais dúvidas dos usuários no momento de digitar na barra de pesquisa. 

5. Mailchimp:

O Mailchimp Email Marketing é o site responsável de criar lista de e-mails, que ajuda que você não deixe que seus visitantes diários e mensais  leiam apenas uma postagem e não apareçam mais no seu blog, com essa lista será possível enviar conteúdos, inserir links de afiliações e planners e calendários para os assinantes.

Permitindo que eles visualizem outras postagem no seu blog e  compre os cursos que você indicar o limite de assinantes são de 2 mil pessoas. 

6. Editor de Hemingway:

A nossa escrita tem um poder extraordinário na permanência de um usuário, com o site Hemingway que é um Editor de Texto podemos observar as nossa falhas no momento de escrever uma postagem.

Ele é um site gratuito e de língua inglesa, então para as pessoas que não entendem inglês podemos traduzir a página inteira para o português.

Indico que você crie a sua postagem na Plataforma que você utilize ou no seu editor de texto e depois copie ele inteiro para esse site.

 Nele você irá saber:
  • Quando as suas frases do texto são muito difíceis para um usuário compreender
  • Os advérbios usado de forma incorreta
  • O número de palavras no seu texto
  • O tempo de leitura estimado
  • E quantos parágrafos usados.

7. Canva:

O site Canva contribui com o crescimento do seu blog,  através dos modelos gratuitos que você poderá escolher no momento da divulgação nas redes sociais, podendo ser em grupos no Facebook, Pinterest e no Instagram.

Com as imagens criadas em larguras corretas e com cores chamativas para que mais pessoas visualizem a imagem e aumente a chance de clicar no seu link nessas redes, você conseguirá aumentar o seu tráfego e conquistar leitores (as) fiéis nessas redes sociais.

6 comentários on '7 ferramentas gratuitas que irão ajudar o seu blog a crescer'

  1. Gostei muito do seu artigo, utilizado quase todas citadas.
    Mas depois desse artigo irei aplicar algumas na minha lista. haha'

    Também faço artigos do mesmo padrão no meu blog, se quiser dar uma olhadinha depois, abaixo está o link. :D
    https://vocepodemaiss.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho certeza que alguns desses sites irá ajudar na sua organização pessoal

      Excluir
  2. Adorei as suas dicas, estava procurando saber o site que ajuda a saber o que as pessoas estão pesquisando há seculos e finalmente encontrei aqui.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito contente que você encontrou o que buscava no blog

      Excluir
  3. Adorei o artigo, as ferramentas são excelentes, só não conhecia o editor Hemingway.
    Também compartilhei uma lista de ferramentas que uso para facilitar nas atividades com o blog.
    Algumas são essencias para quem deseja ter sucesso no marketing digital, afinal são muitas tarefas para executarmos e tudo que facilite é bem vindo.
    Parabéns pelo conteúdo. Sucesso sempre!!!

    Vou Empreender e agora?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse editor é um dos meus favoritos ainda mais para nós criadores de conteúdo que passa horas no computador né? Agradeço muito pelo seu feedback no nosso post<3

      Excluir

Seu comentário é muito importante para o andamento do nosso blog por esse motivo:

- Deixe sua opinião dentro das nossas postagens.

- Ative a opção de notifique-me para receber uma notificação quando seu comentário for respondido.