O que você precisa saber antes de criar um blog?

Como criar um blog?


O que você precisa saber antes de criar um blog?

Criar um blog hoje em dia é uma das tarefas mais simples para qualquer blogueira (o), o primeiro passo será escolher uma plataforma que irá conter ferramentas essenciais para melhorar o design, SEO e entender sobre os seus novos usuários.

As plataformas com mais cadastros são o Wordpress e o Blogger, que são gratuitas e simples de qualquer usuário fazer mudanças ou criar uma publicação.

A dificuldade das pessoas que se cadastraram começa quando aparece a interface inicial dessas plataformas então surgem as seguintes dúvidas:

  • O que eu devo fazer agora?
  • Qual nicho escolher?
  • Quais são as ferramentas mais importantes?
  • Como criar um blog pessoal e de sucesso?

Essas são as principais dúvidas que as plataformas não respondem, fazendo que você busque em mecanismos de busca como o Google, Bing e Yahoo por respostas.

Após cadastrar o seu blog você deve pensar primeiramente no nome do seu blog e no nicho.

O Nome do blog tem uma função bastante importante para os seus novos visitantes, e por esse motivo ele deve ser muito bem pensado.

Através do nome do seu blog você consegue aumentar o seu tráfego e ser encontrado em qualquer mecanismo de busca de acordo com os assuntos abordados no seu blog.

Os assuntos que estarão presentes são chamados de nichos e por conta deles que o seu público clicará em um link e ser direcionado ao seu blog ou site.

O nicho não é um pouco de tudo como diversas pessoas dizem, eles são assuntos específicos que poderá ser encontrado em no momento de visualizar uma página inicial.

Para entender sobre esses conteúdos que estará presentes no seu blog ou site, devemos saber primeiramente sobre o que eles se tratam e se você autora (o) irá gostar de abordar esse tema.

Quais são as principais funções do nicho?



  1. Tráfego e um público específico
  2. Renda extra através de palavras-chaves
  3. Entrada em mecanismos de busca de acordo com o conteúdo escolhido
  4. Você poderá ser referência em alguma rede por abordar esse tema
  5. Oportunidades de marcas entrar em contato em busca de parcerias

As ferramentas de cada plataforma como Wordpress e no Blogger são bastantes diferentes e o principal motivo é que uma utiliza os gadgets e a outra plugins.

Os gadgets são usados pelo Blogger para ter um contato direto entre autora (o) e o seu público com eles você consegue:

  • Incentivar seu público a responder uma pesquisa
  • Usar o gadget de seguidores
  • Usar uma postagem específica para gerar mais tráfego
  • Colocar as postagens mais visualizadas
  • Incentivar que seus usuários compartilhem a sua postagem nas redes sociais
  • Usar a ferramenta de busca para os seus visitantes pesquisarem uma postagem específica.

Essas ferramentas também podem ser usadas no Wordpress que utilizam plugins gratuitos e pagos para você ter um controle dos gostos dos seus novos visitantes.

O que você deve fazer para o seu blog crescer?

1- Identidade Visual:

A identidade visual do seu blog é importante principalmente para a organização das suas postagens, gadgets e plugins após criar um blog grátis.

Você consegue encontrar diversos layouts gratuitos e pagos em sites nacionais e internacionais fazendo que o seu blog tenha uma nova interface mais profissional.

2- Frequência de postagens:

Devemos saber quais os dias específicos das suas novas postagens.Para as pessoas que estão iniciando sugiro que informe esses dias para que esses visitantes que gostaram das suas postagens retornem nos dias e horários informados.

Lembre-se de sempre fazer postagens cada uma com o nicho diferente, fazendo que os seus usuários que clicaram no seu link durante a divulgação também consigam acessar o seu conteúdo.

3- Divulgação:


A divulgação é uma das principais formas de conseguir novos leitores fiéis para o seu blog pessoal, atualmente conseguimos divulgar uma postagem em grupos no Facebook, na nossa página no Facebook e no Pinterest.

O Pinterest é uma das novas ferramentas mais utilizadas atualmente que você consegue aumentar a sua produtividade no momento de divulgar sua publicação por não ter um tempo limite.

Esse tempo limite é a quantidade de vezes que você irá usar aquele link em outras imagens que podem ser criadas no Canva ou em programas de edição.

4- Observe a ferramenta de anunciar de outra forma:

Em diversos sites você encontra páginas para anunciar seu blog, incentivando que você mostre seus conteúdos do seu blog em sites que tem diariamente um alto volume de visualizações diárias.

Não custa nada escrever uma descrição chamativa com os nichos que você aborda no seu blog nestas páginas.


5. Não crie um blog pensando em ter dinheiro certo:



Uma das afirmações de diversos blogs que não são verdadeiras é que você ganhará mais de 2 mil reais criando um blog neste exato momento.

Quando tomamos a decisão de criar um blog, devemos entender que tudo que iremos fazer no momento da divulgação, na criação de uma postagem e na busca das palavras-chaves não terá resultados no mesmo minuto.

Você poderá ganhar dinheiro com o seu blog mas levará tempo, e os valores nunca serão enormes!

No Google Adsense devemos conseguir atingir a meta de 100 dólares americanos, que para alguns criadores de conteúdos é muito simples garantir esse dinheiro, mas para quem está iniciando não é tão fácil.

Por esse motivo não acredite que tudo que você cria na internet tem um retorno gigantesco. A maior parte das blogueiras (os) não vivem apenas de blog.

Trabalhamos com marketing de afiliados, criando os nossos produtos e fazendo monitorias para gerar ainda mais renda.

Conclusão:

Nessa postagem você aprendeu como criar um blog grátis e o que devemos pensar após preencher os nossos dados e se tornar uma blogueira (o) iniciante.

E descobriu diversas maneiras de fazer seu blog crescer ainda neste ano.

Tem alguma dúvida? Digite nos comentários.

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para o andamento do nosso blog por esse motivo:

- Deixe sua opinião dentro das nossas postagens.

- Ative a opção de notifique-me para receber uma notificação quando seu comentário for respondido.