Como estudar para o Enem sozinho?

6 de janeiro de 2020 | |


Todos os anos milhares de estudantes fazem a prova do Enem em busca da aprovação do curso dos seus sonhos tanto na universidade pública ou na particular. Para de fato conseguir a aprovação é necessário conhecer muito bem a prova e entender quais são os conteúdos que estarão em cada questão.


A prova contém 180 questões de diversas áreas como: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Redação e Matemática e suas Tecnologias, por isso é necessário estudar com muitos meses de antecedência porque são diversos conteúdos que você deverá estudar principalmente quem está algum tempo sem frequentar a escola e também alunos da rede pública ou privada.

Também devemos em algum momento observar as questões que caíram nos anos anteriores, principalmente para conhecer um pouco mais sobre a prova e começar a dominar o seu tempo em cada questão. Muitos estudantes perdem muito tempo em uma questão ou para resolvê-la e por isso é importante ter uma meta e um tempo necessário para fazer cada questão.

Como estudar sozinho?

Para de fato estudar sozinho e não ter custo nenhum durante todos os meses até o dia da prova, conheça o seu método de aprendizado e veja qual realmente funciona para você, afinal são vários conteúdos que você irá aprender ou relembrar durante cada mês do ano e todos eles devem de alguma forma serem lembrados por isso:

  • Baixe um planner do estudante e coloque todas as matérias com os horários corretos, priorizando um tempo de descanso e também de revisão do conteúdo.
  • Utilize post-it tanto no caderno que terá os conteúdos da prova e também colocando o curso desejado e mensagens de incentivo quando quiser desistir ou descansar mais do necessário.

Há vários métodos de estudos que podem te ajudar a conseguir absorver o conteúdo da prova que são:

  1. Resumo:
  2. Mapas mentais
  3. Técnica do pomodoro
  4. Fazendo questões do conteúdo que foi estudado
  5. Explicar a si próprio o  conteúdo aprendido

Você pode estudar através de canais do youtube com os assuntos que mais caem na prova ou por apostila principalmente do Cederj, que contém exercícios de fixação assuntos muito bem explicados com todas as matérias que caem no vestibular e poder acessar de qualquer lugar.


  • Baixe o material didático clicando aqui. 
Quais são os melhores canais do youtube para você estudar para o Enem?

  • QG do Enem (Toda a matéria)
  • Descomplica (Toda a matéria)
  • ProEnem (Toda a matéria)
  • Canal Inteligente (Redação)
  • Débora Aladim (Redação)
  • Matemática Rio 
  • Biologia Total com Prof. Jubilut
  • reVisão (História e Atualidades)
  • Ferreto Matemática
  • Física Total
  • Jeangrafia (Geografia)
  • English in Brazil (Inglês)

Com todas essas indicações para todas as questões do enem, basta apenas listar todas as matérias, colocando os horários tanto no período da manhã, tarde e noite para conseguir estudar e também ter um tempo livre. Caso não tenha hábito de estudar em todos os períodos sugiro que comece aos poucos colocando duas matérias e estudando por ela, assim a cada semana você coloca mais uma matéria e assim sucessivamente.


Quando entramos na faculdade através do enem na nossa grade há diversas matérias, e se nós não começarmos a ter um hábito de separar algum período e revisar constantemente pode acabar nos prejudicando na nossa graduação. Posso abordar esse assunto, pois faço faculdade em período integral na Ufrj e tenho apenas um tempo livre no período da noite para revisar o conteúdo.




Principais erros que diversos estudantes cometem

O primeiro erro é quando vamos adiando as coisas importantes, dizemos "hoje não" e depois "amanhã também não" e quando de fato vamos notar quanto tempo temos que estudar, falta poucos meses para a prova e assim não iremos conseguir absorver o conteúdo para ela.

Por isso quando for estudar evite utilizar celulares ou acessar as redes sociais nem mesmo para responder suas amigas (os), e tenha sempre anotado o que você quer que se realize e o real motivo que você está fazendo o enem. É muito comum em algum determinado momento querer jogar tudo para o alto por não estar conseguindo observar resultados nos métodos de estudos.

Você tem todos esses meses do ano para conhecer o seu método de estudo e criar uma rotina também de estudos e quando colocamos post-it ou até mesmo em um papel colocado em um cômodo da casa mostra o motivo que devemos continuar.

O segundo é ouvir muito os "amigos" saiba que nem todo mundo é seu amigo, as vezes alguns deles podem colocar informações falsas no recorrer dos seus estudos ou incentivando que você desista de começar a fazer a sua graduação. E posso afirmar isso porque ocorreu comigo diziam que era muito difícil passar em uma faculdade pública, duvidando da minha capacidade se o meu sonho não falasse mais alto talvez poderia ter ouvido os conselhos desse falsos amigos.


O último e não menos importante é querer absorver tudo de uma vez só, as vezes vejo relatos de estudantes que passam a madrugada inteira estudando para o enem e muito menos conseguem dormir e se alimentar. Saiba quando estudar demais afeta o seu corpo é ainda mais complicado absorver o conteúdo nosso sono e a alimentação devem estar em perfeita harmonia, quando se aborda o assunto de estudar de forma moderada respeitando principalmente o seu corpo.

Também há uma postagem aqui do blog, com cursos de idiomas quando as inscrições do enem estão abertas nós que escolhemos qual idioma terá na prova são cinco questões que são muito importantes para aumentar a nota do Enem. 

Estudar para o Enem usando Aplicativos:

Você também consegue absorver o conteúdo com resumos, simulados e resolvendo questões anteriores através de aplicativos que funciona ou não com internet com as matérias que mais caem do enem e eles são:

1. APPProva: O Aplicativo contém simulados de diversos vestibulares com mais de 40 mil questões para você resolver, bastante indicado para fazer nos meses de setembro e outubro para saber mais sobre as questões do enem e também testar os seus conhecimentos

2. RevisAPP: Outro aplicativo para revisar o conteúdo e estudar através de resumos com todas as matérias que caem do enem, com conteúdos eficazes principalmente para as áreas de Linguagens e Ciências Humanas.


3. Redação Nota 1000: Um dos maiores medos dos estudantes é o tema da redação do enem, esse aplicativo contém citações para ser usadas na sua redação com temas escolhidos por você, os erros comuns que diversos estudantes cometem quando fazem a redação do enem, os temas que cairam em todas as provas anteriores, mostra os conectivos para serem usados na sua redação e os possíveis temas que podem cair durante os anos.

4. Google Keep: Você pode colocar todos os seus horários e as matérias que já foram estudados nesse aplicativo aumentando assim a produtividade no seu dia a dia e também dos seus estudos.


Dica Extra: Sempre em todos os meses do ano verifique no Instagram do Inep e também de Portais de Educação do Governo, porque sempre faltando alguns dias para a prova eles colocam um spoiler e também para ajudar na hora de fazer a redação do temas citados no recorrer das postagens.

Um comentário:

  1. Woooo post super bom!
    Também já fiz o meu e logo será liberado, já que prestei enem em 2019 x.x


    _______________

    - Conhece meu cantinho? Te encontro lá, hein?

    Meu Baú de Estrelas
    Meu Canal no Youtube
    Blog Bilhetes de Busan

    ResponderExcluir

1- Seu comentário é muito importante para o andamento do blog e somente com ele saberemos se o assunto poderá ser publicado com mais frequência no blog.

2- Ative sempre a barrinha notifique-me pois assim que seu comentário for respondido você leitor(a) será o primeiro (a) a saber.

3- Deixe o link do seu blog abaixo dos comentários assim todos os usuários poderão também visitá-lo.

4- Evite xingamentos, palavras de baixo calão nas postagens!