Como montar um cronograma de estudos + download gratuito

Como usar um cronograma de estudos?

Nem todo mundo sabe como usar um cronograma de estudos e por esse motivo que deixamos ele “jogado” em um lugar aleatório. 


Que a verdade seja dita muitas pessoas acabam mostrando nas redes sociais como ela se organiza com a ajuda de um cronograma de estudos.

Conseguimos ter acesso ao tempo livre, as matérias revisadas, os resumos finalizados e o método de estudos que funciona para aquela pessoa.

Mas não aprendemos a melhor forma de adicionar aquele arquivo na nossa rotina diária e ter de fato algum resultado positivo na nossa vida de estudante.

Por causa disso podemos até utilizá-lo durante alguns dias ou semanas, mas sabemos que em algum momento não usaremos mais pelo esgotamento mental.

O que é esse esgotamento mental que estamos falando

O esgotamento mental ou a síndrome de burnot acontece com milhares de estudantes e somente esse ano estão dando a devida importância em falar sobre o tema.

Isso ocorre quando precisamos fazer tantas tarefas como: assistir às aulas fazer exercícios, tcc, usar um método de estudos que funcione e criar apresentações .

Que esquecemos de fazer pausas que devem durar de 5 á 10 minutos e afeta totalmente a nossa saúde mental.

Mas se nós esquecemos de realizar pausas será que teremos tempo para usar o cronograma de estudos?

A resposta é positiva, acabamos esquecendo de realizar esses momentos de pausa por não utilizar algumas ferramentas para sinalizar esse descanso diário.

E isso acontece da mesma forma com um arquivo digital ou uma agenda personalizada do estudante você pode:

  • Usar a ferramenta do calendário para lembrar de fazer pausas
  • Usar o alarme do seu próprio celular
  • Usar a Técnica do Pomodoro através do aplicativo ou do próprio site
Como montar um cronograma de estudos?

Iremos ensinar a montar um cronograma de estudos de maneira certa que tem como principal objetivo melhorar o seu desenvolvimento pessoal e nos estudos.

01. Encontre um cronograma ideal conforme a sua necessidade

Se fizermos uma pequena busca na internet conseguimos observar alguns cronogramas de estudos criados para ter uma necessidade específica como:

Estudar para o Enem, escola, controle de tarefas desde o momento de acordar e até a hora de dormir, melhoria de hábitos e entre outros.

O melhor segredo de usar esse arquivo como uma forma automática é entender quais são as suas principais dificuldades em se organizar e encontrar o cronograma ideal.

Comece anotando o que impede você de se organizar em uma folha de papel ou em aplicativos de estudos que tenham essa função.

02. Coloque esse cronograma em um lugar de destaque

Dessa maneira é muito mais difícil você esquecer de usá-lo, insira ele ao lado da sua cama, em uma cômoda ou adicione cores.

Cores essas que sejam vibrantes como uma caneta laranja ou um marcador de texto que faça que você olhe para aquela folha mesmo que seja por alguns segundos.

Você ainda pode colocar papel adesivo ou papeis espalhados no seu ambiente de estudos que ajudem você a lembrar de inserir ele na sua vida de vestibulando ou estudante.

03. Seja realista com você mesmo

Irá ter dias que não iremos ser 100% produtiva e isso é totalmente normal.

Acabamos de alguma forma nos afetando por não ter cumprido algumas tarefas que estavam sendo programadas para o dia de hoje.
Por causa disso temos um mix de sentimentos e um deles é a culpa e a desmotivação. A realidade é ninguém e produtiva o tempo todo.
👉Tudo bem você esquecer de montar seu plano de estudo hoje

👉Tudo bem por você querer descansar ou querer se distrair

👉Tudo bem você procrastinar

Isso acontece com todo mundo e isso é ser realista consigo mesmo, use esse dia de descanso para pensar qual será a melhor maneira de reverter isso.

É claro sem acabar com a sua saúde mental.

04. Tenha metas e objetivos claros

Porque você quer usar um cronograma? O que você espera dele? Essas perguntas podem se tornar metas ou objetivos de curto a longo prazo.

As metas ajudam de alguma forma você permanecer focada em algo que desejamos que aconteça em uma data ou em algum mês específico.

Você irá apenas precisar de uma folha de caderno e um tempo livre para anotar as suas metas da sua semana, mês ou do ano.

05. Defina os seus horários

O maior erro de usar um cronograma é adicionar informações incorretas em relação aos nossos horários.

Acabamos adicionando as matérias que estamos cursando do período e não o nosso tempo livre para estudar aquela disciplina.

No momento de pesquisar por cronograma de estudos para estudar em casa ou para um cursinho imprima duas grades horárias.

  • A primeira grade horária para as suas aulas de cada professor (a)
  • A segunda grade horária para o seu tempo de estudos conforme cada horário estabelecido por você e o seu tempo livre de pausas.
06. Baixe o nosso cronograma de estudos (versão gratuita)

Criamos um cronograma de estudos para facilitar que você estude de forma certa na versão minimalista e com bastante espaço para você adicionar suas tarefas.

Ele foi criado e desenvolvido no Adobe Ilustrator e contém 10 páginas com todos os meses do ano para começarmos a partir de hoje ter uma rotina melhor.

Caso conheça algum estudante em apuros de como montar ou baixar um cronograma compartilhe esse post para ele ou ela.




Compre a nossa versão paga:

Da mesma maneira que criamos uma versão gratuita desenvolvemos uma versão paga para esse cronograma e com um planner de estudos.

Ele foi pensado apenas para os estudantes que irá estudar para o vestibular do Enem a partir de agora iremos fazer atualizações mensais para os nossos compradores.

Nele contém:

  • Capa
  • Dados Pessoais
  • Dicas de plataforma de estudos online
  • As matérias que mais caem no Enem
  • Calendário de 2022
  • Controle de tarefas com horários de estudo
  • Espaço para anotações
  • Checklist de estudos
  • Espaço para notas de simulados e redação
  • Planner mensal e semanal
  • Controle de leituras
  • Resumo das suas leituras e séries

Para as pessoas que acompanham o nosso blog você poderá ter 10% de desconto usando o nosso cupom de desconto: cupomdreamygirl válido até o dia 11/01/2022.

Você pode também ser afiliado (a) ao nosso produto ajudando a aumentar a sua renda mensal.

Versão rosa:

Cronogramas de estudos

Versão minimalista:

Cronograma de estudos 2022

Versão colorida:

Cronograma de estudos 2022


Conclusão:

Usar um cronograma de estudos diariamente não, é algo fácil, mas precisamos de ferramentas que muitas vezes podem estar ao nosso alcance para lembrar de usá-lo.

Para inserir esse arquivo na nossa rotina seja para o Enem 2022, para realizar provas antigas, cursinhos online, precisamos:

  1. Encontrar um cronograma conforme a nossa necessidade
  2. Colocá-lo em um lugar de destaque
  3. Ser realista e evitar comparações com outras pessoas
  4. Ter metas e objetivos definidos
  5. Definir seus horários

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para o andamento do nosso blog por esse motivo:

- Deixe sua opinião dentro das nossas postagens.

- Ative a opção de notifique-me para receber uma notificação quando seu comentário for respondido.