Conselhos que eu gostaria de ter ouvido quando criei meu blog

Conselhos para as blogueiras iniciantes que buscam ganhar dinheiro com seu blog, aumentar seu tráfego com técnicas de seo e aumentar a sua audiência.

Conselhos que eu queria ter ouvido no momento de criar um blog

Criar um blog e mantê-lo ativo não é essa maravilha toda que muitos criadores de conteúdos escrevem nas suas publicações.

Acabamos gerando uma ideia de: “estou precisando de dinheiro irei criar um blogconseguirei ter sucesso tendo uma renda mensal de 3 mil ou mais por mês.”

E esse processo não funciona dessa maneira e com essa facilidade, é muito diferente do que qualquer blogueira (a) imagina. Por isso separamos:

7 conselhos que eu gostaria de ter escutado quando eu criei o meu blog.

Conselhos esses que não são ditos em vídeos ou sites que podem até ter uma pequena parcela de culpa quando o assunto é gerar tráfego.

Afinal nem todas as pessoas olham os blogs como uma maneira de gerar mais conhecimento para o seu público, apenas como uma competição.

Competição essa que:

  • O ponto de domínio está sendo mais priorizado do que ensinar maneiras de gerar mais autoridade em um site.
  • Ter um site na primeira página está sendo mais priorizado do que mostrar estratégias de seo que levaram aquele artigo a permanecer naquela posição.
  • Os valores das comissões estão falando mais alto do que ter um conteúdo verdadeiro em qualquer plataforma.
  • Copiar o artigo de alguém está sendo mais vantajoso de criar o seu próprio.
O final é sempre o mesmo! As pessoas acabam precisando pagar um valor alto em cursos por não terem esses conteúdos em sites com aquele nicho.

Pelo único motivo que algumas palavras-chave de certos assuntos  não estão sendo valorizadas, por isso não irá gerar o aumento da sua renda mensal no site do Google Adsense.

1- É normal ter um bloqueio criativo

Bloqueios criativos aparecem o tempo inteiro e mesmo que a sensação seja horrível precisamos usar esse tempo para pensar em outras coisas.

Essa foi a minha experiência depois de 15 dias sem conseguir escrever nenhuma frase no meu editor de texto e perguntando: “Porque isso aconteceu comigo?”.

O real motivo foi:

  • preocupação demais
  • síndrome de bournot
  • preocupação demais
  • preocupação demais
  • e perfeccionismo em querer que tudo saia perfeito.
O resultado desses mix de preocupações e a vontade de querer ser produtiva sempre acabou resultando no meu bloqueio criativo.

2- Tenha uma estratégia de seo

Precisamos ter uma estratégia de seo para conseguir mais visibilidade! Algumas redes sociais não estão gerando tráfego como antes.

E quando isso começa a acontecer precisamos ter uma segunda opção que atualmente é o mecanismo do Google.

O Google alcança mais de 3,5 bilhões de pesquisas diárias, e precisamos frisar esse número como uma maneira de alcançar uma porcentagem para o seu site.

Porcentagem essa que irá olhar sempre o título da sua postagem, verificar a descrição de busca e apenas após esse processo acessar o seu site.

  • Insira seu site no Google Search Console
  • Use o planejador de palavras-chave para aumentar as oportunidades do seu blog ser encontrado.
Exemplo bem claro para utilizar algumas plataformas para encontrar palavras-chave de relevância dentro das suas postagens:

Imagine que sua postagem seja: como criar um blog do zero.

No momento de realizar uma busca nos sites de palavras-chave precisamos pesquisar os termos: como criar um blog, como criar um blog do zero, como criar um blog grátis.

Tendo em mente: tema principal e depois o tema que seja semelhante ao seu conteúdo.


Com essas três palavras conseguimos ter acesso os volumes de busca (quantas pessoas pesquisam esse tema), CPC (custo por clique) tantos em páginas menores e maiores.

O que leva o aumento da renda em páginas maiores ou menores? A sua posição no mecanismo do Google.

Quais sites você pode pesquisa essas palavras-chave e melhorar o seo do seu site?

  • Google keyword planner
  • Keywordtool (porém não mostra os valores de clique e o volume de busca)
  • Ubersuggest extensão ou site
O keywordtool pode ser utilizado para complementar o seu conteúdo.

Afinal aparece em uma única busca as dúvidas mais frequentes de um usuários e palavras-chave de calda longa importantes para a sua postagem.

3. Use um layout responsivo


O layout responsivo permite que o seu site consiga ser lido em qualquer dispositivo móvel seja no seu celular, tablet, televisão ou no computador.

É preciso fazer esse investimento para incentivar que os seus leitores consigam ler as suas publicações sem qualquer esforço.

👉Baixe o nosso template responsivo (gratuitamente).

4. Algumas publicações irão flopar

É meio obvio falar isso, porém é bastante necessário!

Algumas blogueiras começam a se perguntar: “Porque aquela postagem que levamos tanto tempo acaba flopando?”

Às vezes o erro não é totalmente do conteúdo, mas na forma da divulgação dele.

Comece a usar o Pinterest (mesmo que o alcance e cliques em alguns perfis reduziram). Crie títulos diferentes que se encaixam com a sua publicação.

Incentive a leitura e o clique no seu pin, use dúvidas frequentes e destaques partes importantes durante as imagens.

👉  Baixe modelos editáveis para os seus pins no Pinterest.

5. Criar um blog não é garantia de dinheiro rápido

Retire na sua cabeça que basta criar um blog do zero que a sua conta bancária irá aumentar em longa escala.

Pois, isso não acontece! Precisamos para gerar renda mensalmente tráfego e uma ótima audiência que demora para ser conquistado.

Precisamos também estar sempre antenada os novos assuntos que repercutem e ter sempre o objetivo de informar de forma certa.

6. Você não precisa investir um valor alto no seu blog sem ter um retorno antes.

Um dos maiores erros que acontecem é as pessoas querem investir valores mensais ou por ano em serviços que não são totalmente necessários para quem está inciando.
Por exemplo: ter uma lista de e-mail marketing com um valor mensal sendo gasto e pouco retorno financeiro.
Afinal essa ferramenta é usada para gerar informações aos seus leitores, adicionar links de cursos ou de marketing de afiliados.

Como esse valor será recompensado sem tem uma audiência? A pergunta é: vale apena investir nisso ou buscar um site que tem o mesmo propósito sendo gratuito?

7. Busque sempre aprender mais

Em uma pequena busca em qualquer navegador encontramos cursos gratuitos para aprender SEO, escrever conteúdos atrativos, criar postagens para vender e muito mais.

O site da Udemy é uma maneira de aprender gastando um valor menor e com vídeo aulas com qualidade.

Basta acessar o site e aguardar as promoções que reduzem o preço de vários cursos para você que deseja investir em seo.

Quais cursos e e-book pagos você recomenda?


Manual do Pinterest: aprenda a aumentar o tráfego usando o Pinterest com esse e-book com mais de 100 páginas com conteúdo sempre atualizado.


Princípios básicos do SEO: curso legendado da Domestika que ensina para os iniciantes formas de gerar mais tráfego orgânico com seu site.


SEO e SEM: estratégias de posicionamento no Google: curso também disponibilizado na Domestika para você aprender SEO com ferramentas gratuitas.

Lembrando que: na domestika você pode encontrar cursos mais baratos olhando sempre as promoções no site.

Conclusão:

7 conselhos para você inserir na sua rotina no momento de montar o seu blog seja em qualquer plataforma.

Podendo ser: wordpress, blogger ou wix o que irá fazer o seu conteúdo ser visto e admirado por outras pessoas é a sua força de vontade e buscar aprender mais.

Não tenho dinheiro para investir em cursos o que eu faço? Busque esses temas no YouTube terá vários conteúdos incríveis para você colocar em prática.

Siga o nosso perfil no Instagram com dicas como essas: @falablogueira.

Faça um comentário