Como vender planners na internet?


O Planner é um dos arquivos digitais mais indicados quando o assunto é aumento de produtividade, organização pessoal, nos estudos e no seu negócio.

Se fizermos uma pequena pesquisa no site Google Trends, que mostra quantos usuários pesquisam por esse tema durante todos os meses do ano percebemos que:

O Planner não tem uma data de validade, isso significa que em qualquer mês alguém irá pesquisar sobre esse arquivo para imprimir ou revender.

Vale a pena vender um planner?

Algumas pessoas quando pensam nesse aquivo, logo imaginam que será preciso investir um alto valor mensal para fazer a sua primeira venda.

Mas não é bem assim que funciona… Você precisa apenas ter vontade de aprender, utilizar um programa para fazer uma agenda personalizada ou um planner e tempo livre.

Então vamos começar por partes! Não é preciso gastar um dinheiro produzindo planners físicos, afinal será preciso uma máquina ou algo de corte e outros equipamentos.

Podemos fazer um planner digital e conseguir fazer vendas inserindo naquele documento no formato de pdf em alguns sites gratuitos ou criando um blog para vendas.

Existem dois tipos de programas gratuitos e simples de ser utilizado para fazer essas criações:

  • Canva: com essa plataforma podemos criar diferentes modelos usando a nossa criatividade e com uso de formas geométricas.
  • Silhouette Studio: programa que pode ser instalado no seu computador gratuitamente nele podemos usar larguras pré-definidas, ferramenta de texto e alterar a orientação.
Orientação essa da página podendo ser horizontal (formatos A4 e A5) e vertical (formato de calendário).

O que eu preciso saber antes de criar um planner?

1. Definir um perfil de compradores

Imagine que Maria, decidiu fazer modelos de planners para vender a primeira coisa que deve ser pensada é qual modelo ela irá fazer.

Entendemos que existem milhares de arquivos para imprimir pensado na necessidade específica de alguém ou de um grupo de pessoas.

Um exemplo bem claro disso é o planner de estudos, ele é criado principalmente para aqueles estudantes que precisam se organizar e ter espaço para:

  • Criar os seus resumos
  • Fazer anotações
  • Separar os dias de provas e trabalhos
  • Os livros lidos
  • Calendário mensal
  • Revisão de exercícios e provas
O nosso papel será criar um documento que tenha todos esses tópicos acima fazendo realmente que aquela pessoa que tenha visto o seu planner tenha o desejo de comprar.

2. Entender as cores que serão usadas

É muito difícil encontrar uma página de um planner com cores escuras, porque quem tem ou não experiência nisso sabe que no momento da impressão o resultado pode ser ruim.

Então busque antes de fazer o seu primeiro design encontrar uma paleta de cores que às páginas tenham cores claras.

Podemos encontrar diversos sites de paletas de cores como o Adobe Color e Color palette generator do canva.

Leia também: sites de paletas de cores para você usar.

3. Encontrar fontes legíveis

Uma ótima combinação de fontes é usar uma fonte serifada e misturar com alguma manuscrita, podemos fazer o download dessas fontes gratuitas no Dafont.

Não tenho computador apenas celular como eu posso baixar e usar essas fontes?” Indicamos usar o aplicativo Canva que contém algumas fontes desse tipo.

Esse número de fontes poderá ser reduzido caso não tenha o Canva Pro. Você pode fazer um teste de 30 dias usando a versão pro.


4. Definir o preço

Um dos maiores erros de qualquer pessoa que trabalha vendendo produtos online é justamente não saber quanto cobrar.

E por causa disso acabamos cobrando um valor menor e o nosso tempo de criação acaba sendo de graça.

Por esse motivo:

  • Faça uma pesquisa de preço
  • Veja quantas páginas tem os planners dos seus “concorrentes”
  • Veja também como estão sendo utilizadas as imagens para chamar atenção dos clientes.
Criando um planner para vender no Canva

Passo número 1: abra o Canva no seu computador ou celular. 
Passo número 2: escolha a opção de documento calendário.

Aprenda como vender planners na internet usando a ferramenta gratuita do Canva
Lembrando que: os tamanhos mais utilizados são A4 e A5 e caso não encontre o tamanho A5 é porque o Canva realmente não tem esse tamanho no seu design.

Basta criar um tamanho personalizado com essas larguras: 148 x 210.


O diferencial de um planner é ter espaços para fazer as anotações e eles sempre são feitos por figuras geométricas e de alguns formatos.

Onde eu encontro essas formas geométricas no Canva?

Após clicar no modelo de calendário, em seguida clique em elementos e selecione a opção de linhas e formas.

Como podemos ver abaixo podemos usar a nossa criatividade arrastando para um lado e para o outro pensando sempre nos nossos possíveis compradores.

Aprenda como ganhar dinheiro vendendo planners usando a ferramenta gratuita do Canva

Continuando usando as formas geométricas podemos fazer linhas que podem ser retas ou pontilhadas dentro desses elementos.

Em quais locais eu posso vender esses planners?

Criando uma loja no etsy totalmente gratuita, porém o seu documento deverá ser totalmente no idioma estrangeiro afinal a maioria dos usuários fala inglês.

Você pode usar o Google tradutor para criar uma descrição e mostrar as larguras e altura do seu planner, quantas páginas ele possui, qual a finalidade e o objetivo dele.

Criando um perfil no Instagram: você pode criar um perfil de planners digitais utilizando o seu design em formato de mockups e divulgando na plataforma.

Mockups é uma forma muito utilizada para que as pessoas consigam de fato visualizar todo o seu documento em uma folha de papel, design de caderno ou calendário.

Criar um blog: usando a plataforma wix ou blogger você consegue em poucos minutos criar um site grátis e divulgar seu serviço.

Criando um curso ensinando como usar um planner: tem muitas pessoas com dificuldade de como usar esse arquivo você pode ensinar e monetizar se conhecimento.

Investir em anúncios (opcional): caso não tenha renda nenhuma para criar anúncios para o seu serviço você pode pular essa dica.

Os anúncios tem aquela função de especificar o público certo para você fazer as suas vendas. Por isso antes de querer criar o seu anúncio pesquise primeiro.

Busque vídeos de como fazer anúncio no google anotando todas as dicas e sempre invista um valor pequeno logo de início, afinal não é uma garantia certa de retorno.

Criando uma loja no elo7: outra maneira gratuita de divulgar o seu serviço é justamente investir na elo7.

Com o link da sua loja online gratuita você pode divulgar no Pinterest, Facebook e no seu Instagram.

Conclusão:

Aprendemos como criar um planner para imprimir e 100% digital ajudando dessa forma a aumentar a produtividade de alguém.

Você pode investir em revender essas páginas para microempreendedores que criam e vendem planners físicos aumentando a sua renda mensal.

Lembrando que não vai ser muito rapidamente que será possível ganhar dinheiro com os planners, precisamos divulgar e investir seu tempo nos seus possíveis clientes.

Por isso não desista na primeira porta fechada e muito menos depois de alguns dias que alguém não se interessou pelo seu serviço.

Continue tentando e melhorando os seus arquivos digitais pensando em outros públicos.

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para o andamento do nosso blog por esse motivo:

- Deixe sua opinião dentro das nossas postagens.

- Ative a opção de notifique-me para receber uma notificação quando seu comentário for respondido.