Como se organizar para o ensino à distância



Criar uma rotina de estudos a distância não é simples como algumas pessoas falam nos seus canais do YouTube e não é uma maravilha para o estudante se organizar.

Não é justamente uma maravilha pelas aulas estarem sendo resumidas para dar tempo suficiente do estudante aprender matérias que são mais longas.

E ainda é ruim para aquela pessoa que convive diariamente com a procrastinação, fazendo dessa forma a matéria acumular e tentar faltando poucos dias para prova estudar o conteúdo.

Qual é a vantagem do ensino à distância?
  • Ter acesso a livros, slides e aulas gravadas podendo visualizar a hora que quiser
  • Você consegue fazer sua própria rotina com horários definidos e metas
  • Conseguimos entregar a prova em 2, 4, ou 24 horas (dependendo do seu professor (a))
  • Acessar documentos indicados pelos professores
Qual é a desvantagem do ensino à distância?
  • Acumulo de matérias
  • Professores que acreditam que o estudante tem apenas a aula dele e passa milhares de trabalhos
  • Procrastinação nas alturas
  • Sentimento de não ter conseguido apender nada

Se iremos expressar nessa postagens a verdade, sabemos que é quase impossível aprender uma matéria longa em 3 dias mesmo tendo ou não um método de estudos.

Afinal dependendo das matérias escolhidas na sua grade horária, será realmente quase impossível estudar todas as matérias em apenas três dias.

Conforme a minha rotina de estudos para a ead indicaremos nessa postagens sites e maneiras incríveis para a sua organização pessoal e nos seus estudos.

10 dicas para estudar online que funcionaram comigo

1- Crie uma rotina de estudos:


Por que você tem que criar uma rotina de estudos? Para ajudar na sua organização sabendo quais são os horários que você terá aulas, o tempo de descanso, resolução de exercícios e tarefas diárias.

Quando não criamos uma rotina e seguimos ela diariamente dificulta ter um compromisso com a matéria e não deixar acumular listas de exercícios, provas e aulas gravadas.

Como criar uma rotina de estudos?

⇨Você pode criar usando uma folha de papel ou de caderno colocando todos os horários da sua aula e separando seus estudos do seu trabalho.

⇨ Você pode também baixar a nossa lista e imprimir na sua casa adicionando seus próprios horários e tarefas diárias.
Planner de estudos


2- Encontre materias que realmente entenda

Algumas professoras acabam enviando alguns livros ou artigos que parece que estamos tentando desvendar algum tesouro de tão complicado que ele é.

Quando acontecer isso basta pesquisar por Academia.edu , nele encontramos diversos documentos de graduação sobre uma determinada área que esteja estudando.

No plano gratuito podemos apenas ler quantos documentos, mas não será possível fazer download desses arquivos, 
no e-mail do seu cadastro aparecerá sempre novas sugestões de arquivos segundo a sua pesquisa.

Além da Academia.Edu você consegue baixar apostilas no site Cecierj para diversas disciplinas de forma mais simples de compreender.

3- Encontre vídeos que ajudem a entender a matéria

Nesse ano após a indicação de uma professora conheci a plataforma que salva a vidas de pessoas que fazem faculdade ou está no ensino médio e fundamental são: Khan Academy e as aulas da USP.

Preciso pagar para assistir essas aulas? A resposta é não, todos os conteúdos disponibilizados são gratuitos e não precisa fazer nenhum cadastro para acessar essas aulas gravadas.

4- Saiba o que te distrai mais

Sempre durante a aula sempre se distraímos com o barulho da rua ou até na notificação de uma mensagem e isso prejudica nos nossos estudos.

Por isso tantas pessoas recomendam deixar o celular longe dos seus estudos, buscando um ambiente mais calmo possível para evitar essas distrações principalmente nesse período de ead.

5- Use algumas extensões do Google


As extensões do Google tem um papel de ajudar totalmente nos seus estudos podendo grifar partes importantes de um texto, fazer comentários e conseguir acessar depois e o recurso de voz chamado Speechify for Chrome.

O que essa extensão faz?


Ela consegue ler qualquer coisa podendo ser: artigos de um site ou blog, trechos de livros e até mesmo um livro inteiro com pequenas quantidades de páginas que ajuda na fixação do conteúdo.

6- Use o Bookshelf

Para quem faz graduação o site Bookshelf tem totalmente diversos livros online para qualquer curso que você estiver cursando gratuitamente.

Não podemos fazer o download, mas todas às vezes que utiliza o site todas as suas marcações e comentários estará nas páginas.

Além de ter um novo recurso de ler em voz alta que funciona perfeitamente como o Speechify.

7- Resolva exercícios

Os exercícios ajudam a fixar de fato a matéria e para fazer essa resolução cada vez melhor adicione quais foram os motivos que resultaram que você errasse o exercício.

Crie uma anotação listando esses erros que podem ser devido á:


🈪 Falta de atenção
🈪 Uma palavra específica
🈪 Pegadinha na questão
🈪 Erros de sinais e entre outros

Será muito mais fácil durante outros momentos de fazer exercícios conseguir gerar mais acertos sabendo o que motiva você a errar.

8- Busque documentários sobre o tema

Dependendo do seu curso a distância encontramos diversos documentários sobre o que algumas pessoas passaram e ficando mais fácil de compreender a matéria.

Podemos encontrá-los na Netflix ou buscando documentários + a matéria no YouTube sendo mais fácil entender o outro lado da história.

9- Siga perfis do mesma faculdade ou tema que esteja estudando

Às vezes é muito mais fácil conseguir entender um tema X através de um resumo feito por outra pessoa que nós muitas das vezes não conhecemos.

Principalmente quando é adicionado alguns desenhos e marcadores de texto que irá ajudar a lembrar de alguma parte específica.

10- Vai no seu tempo


Assim como você está começando a se adaptar nesse novo ensino com seu curso á distância todos nós sabemos até onde podemos alcançar.

Por isso não fique preocupada (o) em conseguir fazer o melhor resumo, o caderno mais bonito apenas foque no conteúdo e como irá aprendê-lo.

Use todos os recursos gratuitos nessa lista disponibilizada pelo site, faça suas anotações e confie em você.

Se não confiarmos que somos capazes de enfrentar qualquer coisa quem irá confiar? Não se apresse ou queira ser igual à pessoa X.

Apenas respeite seu tempo de aprender que pode ser diferente para cada pessoa.

Salve aqui todos os sites listados nessa lista:

Como estudar para a ead?

Um comentário on 'Como se organizar para o ensino à distância'

  1. eu amei as dicas, essas desvantagens que você listou é muito real, sério, principalmente essa do prof achar que só temos a matéria dele e que não fazemos mais nada do que estudar pra matéria dele sahushauhs

    a dica do cronograma é ótima, eu uso e super indico e de seguir os perfis de estudantes é ótimo, de verdade, inclusive, estudantes de direito, sigam @justo_estudos hahaha

    super beijos
    Carol Justo | Justo Eu?!

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para o andamento do nosso blog por esse motivo:

- Deixe sua opinião dentro das nossas postagens.

- Ative a opção de notifique-me para receber uma notificação quando seu comentário for respondido.