Como divulgar um produto no Instagram


Se o nosso mundo fosse igual aos dos filmes de desenhos animados seria tudo muito mais fácil, principalmente na realização dos nossos desejos.

Imagine acordar com uma fada madrinha que ajudasse você a conseguir aumentar sua audiência e divulgasse sozinha os seus produtos no Instagram, gerando muitos lucros para você.

Seria perfeito né? Mas realidade é totalmente diferente dos filmes, para conseguirmos divulgar um produto no Instagram precisamos de uma série de requezitos.

Esses requezitos ajudam que no momento que um visitante consiga acessar o seu perfil para aprender mais sobre um nicho ela consiga obter os resultados esperados.

E esses resultados podem acontecer em um dia, mês e até alguns anos para que realmente alguém comece a seguir as dicas do seu perfil.

Para divulgar um produto no Instagram é necessário

1- Ter um perfil comercial:


Alterar o seu perfil é um dos primeiros passos que devemos fazer antes mesmo de fazer a divulgação de um produto que seja o seu ou de qualquer outra pessoa.

Afinal quando mudamos para um perfil comercial podemos ter acesso a informações que um perfil pessoal não fornece como: o comportamento da sua audiência, os melhores horários para publicar uma postagem, compartilhamentos, salvamentos e a ferramenta de anúncios.

2- Biografia do Instagram:

O espaço de escrever o que o seu perfil irá abordar é tão pequeno, que devemos utilizar essa ferramenta de forma certa inserindo informações realmente necessárias.

Evite colocar informações apenas para cobrir o espaço ou que não são necessárias para o seu público que poderá visitar o seu perfil através de uma publicação.

O que você pode colocar na sua biografia?
  • O que os seus seguidores irá aprender
  • A quantidade de alunos que você tem
  • A área que você trabalha
  • Chamadas de ação para uma determinada página

A chamada de ação será fundamental para você conseguir que os seus seguidores acessem os links que irá direcioná-los para a página do seu produto.

3- Criar uma logotipo ou adicionar a sua foto?

Você pode adicionar a sua foto ou criar uma logotipo para a sua marca, o problema é não utilizar! Utilize o Canva para ajudar nesse processo ou procure alguém para deixar sua marca única.

Afinal será através dela que o seu público poderá diferenciar o seu conteúdo do perfil de outras pessoas que ela segue.

4- Destaques

Se o seu perfil é sobre vendas no Instagram devemos realmente utilizar capas de destaques que seja semelhante ao tema.

Capas de destaque Instagram

➡️ Baixe capas de destaques gratuitas clicando nessa postagem

Evite também criar vários destaques para simplesmente enfeitar o seu perfil, afinal terá pessoas que podem acessar e não encontrar conteúdo nenhum.

É melhor ter 3 destaques que estará sempre com conteúdos do que 15 destaques sem absolutamente sem nada apenas para preencher espaço.

O que faz o seu visitante virar uma seguidora?

Devemos realmente fazer essa pergunta antes mesmo de criar uma postagem, é a mesma coisa de entrar em uma loja de roupa buscando encontrar um produto de cabelo.

Um dos maiores erros é tentar criar uma postagem sem especificar o público que você deseja alcançar, justamente igual esse exemplo.

Se você ir em uma loja que só vende roupas não terá o mínimo de possibilidade de encontrar um creme de pentear nessa loja.

E isso acontece quando nossa postagem é colocada em um lugar que não é dela e podemos observar o número de alcance e de visitas no perfil despencando.

Por que eu não sei qual hashtag usar?

As hashtags ajudam que a sua publicação consiga ser encontrada para o seu nicho que foi escolhido antes de criar um perfil.

Por isso encontramos sites que ajudam nessa tarefa independente do nicho que você aborda, mas tome muito cuidado ao utiliza-los, afinal alguns deles ferem a regra do shadowban.


Há uma postagem sobre isso no nosso site que para resumir são hashtags banidas dentro do Instagram e se usarmos ela podemos tomar uma punição.

Tags Finder

Um site que ajuda você a encontrar diversas hashtags através de uma única busca, você pode adicionar no máximo 10 hashtags.

Nessa plataforma conseguimos desativar algumas que podem ou não atrapalhar a sua pesquisa.

A dica de OURO é sempre no tipo de pesquisa selecionar a opção de hashtags semelhantes ou hashtags relacionadas e similares.

Clicando em uma dessas opções será muito mais simples encontrar melhores resultados no seu perfil do Instagram por ser semelhantes a sua pesquisa.

Display Purposes:

Muitas pessoas recomendam esse site, mas a autora aqui nunca conseguiu digitar mais de 3 hashtags nessa plataforma.

Diferente do TagsFinder não conseguimos filtrar os resultados como nossa busca inicial, mas você consegue controlar quantas hashtags poderá ser vista no seu perfil.

All hashtag:

Plataforma mais simples de encontrar as hashtags, conseguindo entender aquelas que estão sendo mais utilizadas por perfis maiores ou pequenos.

Primeiros passos para divulgar o seu produto:

Após mudar a sua conta para pessoal, criar uma biografia que interesse os seus seguidores e adicionando as hashtags semelhantes ao seu nicho tornamos o processo mais fácil.

O feed é uma ferramenta fundamental tanto para você que não está vendendo nada ou para quem quer utilizar para vender mais.

A imagem visual do seu feed além do conteúdo, ajuda que as pessoas apertem o botão de seguir e devemos também criar um feed conforme o seu nicho.

Escolha uma paleta de cores para a sua marca, a fonte que deve ser legível e os elementos que podem ser utilizados.

No Canva Pro podemos utilizar alguns templates já prontos com postagens interativas que ajudam a aumentar o seu engajamento e que outras pessoas interaja com a publicação.

No Canva gratuito podemos encontrar esses templates? Vocês podem encontrar esses templates gratuitos  pesquisando por esse código: brand:BAEAG1jk4lI.

Designs do Canva para divulgar seus serviços

Ter um bom conteúdo também é muito importante para divulgar e anunciar produtos nessa rede, por isso EVITE apenas jogar imagens já prontas no seu Instagram.

Crie conteúdos que ajudem outras pessoas e use aplicativos para redirecionar seus seguidores para uma página específica ou para o seu número de contato.

Use de forma certa as ferramentas

☝Não deixe NUNCA o espaço de legenda em branco use esse espaço para adicionar mais informações, resumir o assunto e adicionar chamada de ação.

Adicione depoimentos e as avaliações dos seus clientes nos destaques. criando stories que tenha uma grande participação no processo de vendas.

Para quem chegou até o final dessa postagem de como divulgar produtos no Instagram e conseguir mais uma forma de gerar renda extra, separamos alguns stories animados para impulsionar as suas vendas.

Alguns deles para quem utiliza o Canva gratuito terá que ser alterados tanto as fontes utilizadas e alguns elementos, mas nada que prejudique as suas vendas.

Stories para Instagram

Lembrando que para conseguir baixar é preciso colocar o arquivo em MP4. 

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para o andamento do nosso blog por esse motivo:

- Deixe sua opinião dentro das nossas postagens.

- Ative a opção de notifique-me para receber uma notificação quando seu comentário for respondido.