Como aprender a fazer lettering online


Fazer um título através de uma lettering destacando um tema central, não é um bicho de sete cabeças como muitas pessoas pensam quando leem uns assuntos sobre esse tema.

Como qualquer coisa que fazemos na nossa vida precisamos treinar bastante, na internet encontramos diversos sites que tem esse objetivo de simplificar a sua vida.


A definição de lettering é uma maneira de desenhar letras, ao invés de fazer no automático que é escrever o título no seu caderno, por isso o resultado é semelhante às fontes gratuitas que encontramos na internet.

E também por ser mais visualizavelmente agradável, para quem assiste um vídeo sobre isso ou encontra inspirações em sites como o Pinterest .

Como aprender a fazer lettering?

Há diversas maneiras que irão facilitar você aprender realmente a fazer lettering de uma forma mais fácil, iremos começar indicando cursos gratuitos.

Curso de Lettering:


A plataforma cursou disponibiliza gratuitamente 13 aulas de lettering para iniciantes, completamente didática que pretende ajudar você a comercializar essa arte ou enfeitar seus cadernos nas aulas. Nele você irá aprender:

  • O que é lettering;
  • Os diferentes estilos de fontes lettering;
  • Como usar caneta certa para fazer lettering;
  • Passo a passo de como fazer;

Apostila de lettering gratuita:

O site BCE unp disponibiliza uma apostila gratuita com inspirações de lettering que você pode encontrar em redes sociais ou no próprio Google, nela contém:

  • Exercícios para fixação de traços
  • Algumas composições para você se inspirar
  • Exercícios de composições para criação de frases
  • Exercícios de letra e muito mais.

Essa apostila é totalmente completa para quem quer realmente aprender, porém, não tem condições para pagar um curso sobre o tema.

Curso Fonte da Arte:

O último curso de lettering grátis é justamente do site Fonte da Arte ,que conseguiu juntar vídeos de youtubers com esse assunto específico, exercícios de fixação, como escolher a caneta ideal e entre outros assuntos.

É realmente um guia de treinamento para você que busca aprender para organizar seus estudos ou para comercializar.

Apostila paga para de treinamento lettering:

Para você que é iniciante ou já tentou diversas vezes fazer, mas não ficou como esperado indico fazer o treinamento que contém 30 páginas de exercícios sobre:

  • Os materias necessários para começar
  • Treinamento sobre os traços finos e grosso
  • Alfabeto completo
  • Palavras para treinamento e entre outras dicas

Gerador de Letras:

Reproduza tudo que aprendeu usando o Gerador de Letras para aprender lettering grátis, acesse recursos importantes para você: aprender a fazer essas letras, as melhores técnicas e o passo a passo.

Nessa plataforma contém diversas fontes para fazer títulos incríveis principalmente para as pessoas que busca mais rapidez nesse processo.


Depois desses 4 cursos chegou o momento de mostrar outra alternativa para fazer exercícios na sua casa que é o site da Dafont.

⇨ Primeiro passo é buscar nesse site pelas fontes de caligrafia, e baixar aquelas que você mais gostar.

⇨ O segundo passo é usar um programa que pode ser o Microsoft Word ou o LibreOffice (gratuito) para colocar todo o alfabeto.

Dessa maneira você irá criar do zero uma mini, apostila de treinamentos de acordo com a fonte escolhida no site.




Você ainda pode buscar por dingbats que são desenhos e faixas para começar a comercializar o que você criar no seu computador.

Para baixar as fontes é necessário!

Baixar um programa chamado Winrar para descompactar as fontes, depois disso basta clicar no seu explorador de arquivos para descompactar e instalar as fontes no seu computador.

Principais maneiras de ganhar dinheiro com o lettering:

 Criando apostilas: assim como você que está lendo essa postagem tem vontade de aprender, como deixar seu caderno mais bonito ou para qualquer outro objetivo outras pessoas também tem esse mesmo objetivo.

Você pode criar uma apostila com a ajuda de alguns programas como o Microsoft Word, LibreOffice ou o Canva Online.

No Microsoft Word e LibreOffice: tire fotos legíveis de todo processo, pesquisando as dúvidas mais frequentes da sua persona.


⇨ Canva: nesse site é possível utilizar as fotos tiradas durante o processo, baixando o arquivo em pdf ou utilizando alguns recursos para fazer um livreto.

Esse livreto é semelhante ao livro e diferente do modelo pdf as páginas podem ser passadas rapidamente.

 Fazendo cursos sobre aprender lettering:  há diversas plataformas que você pode inserir seu curso ensinando o passo a passo de como fazer, por exemplo: Udemy, Hotmart e Eduzz.


Na Hotmart e Eduzz podemos acionar a opção de afiliados, dessa forma cada vez que for efetuada uma venda o afiliado ganha uma comissão. Essa comissão dessa porcentagem quem decide o valor é você!


Na Udemy é possível criar suas aulas e assim que for finalizando inserir na plataforma que há um espaço apenas para os criadores de cursos.

⇨ Criando logotipos personalizados: outra maneira de ganhar dinheiro é justamente trabalhando como web design.

Você pode criar logotipos do zero e usar lettering para adicionar o texto da marca dos seus clientes, há diversas maneiras de divulgar seu produto e plataformas para anunciar seus serviços.

Algumas delas são;

  •  Behance
  •  Adobe Portfólio
  •  Wix
  •  Squarespace
  •  Criar uma página do Facebook.

Depois desse guia basta usar todas essas dicas em prática, que ajuda justamente a aprender com a ajuda de sites e você ter um novo entendimento de como ganhar dinheiro na internet com a lettering.

2 comentários on 'Como aprender a fazer lettering online'

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Olá Adorei seu conteudo.
    Curso de Lettering: Aprenda a fazer artes lindas em até 30 dias mesmo que você seja iniciante.
    Acesse o Link e saiba mais:https://hotm.art/Lettering-renda-extra

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para o andamento do nosso blog por esse motivo:

- Deixe sua opinião dentro das nossas postagens.

- Ative a opção de notifique-me para receber uma notificação quando seu comentário for respondido.