5 dicas para aumentar a produtividade nos seus estudos

Como não procrastinar nos estudos


Qual é a melhor maneira de aumentar a produtividade nos seus estudos? Começamos a perceber que a nossa produtividade em relação aos estudos estão baixa,  principalmente quando há o acúmulo de matérias devido a procrastinação que ocorre quando deixamos as coisas que devemos fazer hoje para o dia seguinte.

Devido a procrastinação muitos estudantes começam a adiar tarefas importantes como: Revisar os conteúdos, estudar para o vestibular, fazer listas de exercícios que irão ajudar a entender um pouco mais sobre a matéria e também treinar o que foi estudado e estudar com antecedência para as provas.

Podemos usar a procrastinação como um dos principais vilões para qualquer estudante e vestibulando. Porém há cinco maneiras de como não procrastinar nos estudos, aumentando assim a produtividade nos seus estudos que ajudará você a entender o conteúdo em menos tempo com mais perfeição.

Como aumentar a produtividade nos seus estudos?

1. Estabeleça horários:

Para obter mais resultados no momento que for estudar sugiro que crie ou baixe um Cronograma ou Planner de Estudos, que tem como principal objetivo que será ajudar com que você saiba quais são os seus horários disponíveis. Todos os Planners e Cronogramas são separados de acordo com as necessidades dos estudantes.

Com o Planner  de estudos você poderá:

  • Colocar as suas metas que você quer que se realize no decorrer do ano
  • Controlar os dias dos trabalhos e seminários
  • Anotar o seu desenvolvimento escolar
  • Colocar seus resumos ou criar mapas mentais 

2. Criar metas:

Quando um estudante começa a criar metas para cada mês ou período do semestre, é muito mais fácil continuar incentivado (a) quando surgir a procrastinação. Sempre tenha objetivos, um salário em mente e frases inspiradoras que irão ajudar com que você consiga driblar a procrastinação.


  • Coloque fotos de pessoas que te inspiram
  • Coloque a profissão dos seus sonhos
  • Escreva relatos de pessoas que realizaram os seus objetivos
  • Tenha metas a curto e longo prazo

3. Desligue-se dos aparelhos eletrônicos:

Sempre que for estudar evite de deixar qualquer aparelho celular ligado, porque ele irá sempre em algum momento atrapalhar a sua concentração principalmente quando tiver notificações de e-mails ou mensagens, despertando assim a sua curiosidade de saber a pessoa ou o conteúdo que foi notificado.

 Através disso a frase como: "Só mais cinco minutos" quando estamos com o aparelho nas nossas mão de minutos se tornam horas. Fazendo com que todas as metas daquele dia não sejam concretizadas. 

Por isso é importante realizar pequenas pausas durante os seus estudos de 5 á 10 minutos que poderão ser usados para você acessar as redes sociais.

4. Faça pequenos resumos:


Em algum momento na nossa vida de estudante haverá matérias que precisam de muito tempo para estudar,  por causa dos conteúdos serem maiores e estarem conectados entre si,  e se você não tiver um método de estudos adequados ela poderá se tornar uma das suas grandes inimigas. 

Uma das minhas dicas é:  Se você não encontrou o método de estudos ideal para você comece fazendo resumos sobre o que você entendeu da matéria, fazendo perguntas e colocando palavras-chaves que irão auxiliar que você lembre durante uma avaliação.
Postagem Recomendada: Como estudar para o Enem Sozinho 


5. Estude em grupo!

Outra forma de absorver mais conteúdo é estudar com outras pessoas, se reunindo com os seus amigos, através disso você poderá fazer perguntas e receber as respostas da forma que outro aluno (a) aprendeu facilitando nos seus resumos e também de absorver as matérias.

A dica bônus é: Faça exercícios independentemente da matéria que seja! Muitos se enganam e acreditam que somente é necessário fazer exercícios para: Matemática e Física. Mas serve para qualquer matéria. Sempre que for fazer exercícios de fixação lembre-se de :

  1. Listar os seus erros 
  2. Saber os motivos das respostas erradas
  3. Colocar a pontuação que foi feita
  4. Refazer o mesmo exercício na semana seguinte


Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para o andamento do nosso blog por esse motivo:

- Deixe sua opinião dentro das nossas postagens.

- Ative a opção de notifique-me para receber uma notificação quando seu comentário for respondido.