Como estudar para o Enem sozinho em 2024?


Quais são as melhores maneiras de estudar para qualquer vestibular de forma certa garantindo a sua aprovação?

Assim que decidimos que iremos estudar em casa, devemos entender que sempre irá haver altos e baixos na vida de qualquer estudante como:

Momentos de descoberta: Ocorre principalmente nos primeiros dias de estudos, quando queremos aprender cada vez mais novos conteúdos para garantir a aprovação.


Momentos de desânimo: Por observar que o conteúdo que você está estudando não está fixado na sua memória, começa a surgir as justificativas para adiar os dias de estudos.

Momentos de desistência: Ocorre principalmente na fase do desânimo na realização de simulados e não conseguir atingir a média esperada.

Esses três momentos fazem parte de qualquer pessoa que está estudando para o vestibular em casa e em cursos online.

O que devemos sempre entender que quando definimos horários e usamos técnicas para ajudar na memorização é possível entender qualquer assunto.

Use um Cronograma de Estudos ou um Planner de Estudos:

O cronograma de estudos funciona como um planejamento de todo o conteúdo que você irá aprender para fazer uma prova.

Para usá-lo é necessário:

→ Definir os seus horários de estudos: Saiba quais são os dias da semana que você irá dedicar para os seus estudos.

→ Observar as matérias com mais conteúdo: Sempre terá algumas disciplinas que terá muitos assuntos que você deve aprender ou relembrar, por esse motivo defina no seu cronograma mais dias e horários para essas matérias.

 Saber as disciplinas que há mais dificuldades: Essas matérias no seu cronograma também devem ser destinadas mais tempo para elas principalmente no momento de realização de exercícios e fixação.


→ Saber as disciplinas que você tem mais facilidade em aprender: Sempre terá algumas matérias que será mais fácil de estudar principalmente, porque gostamos sobre os temas abordados nela. Essas também deve estar no seu cronograma.

Baixe o Planner de estudos que contém: Um cronograma de estudos, metas e a nota de corte do Sisu do seu curso pretendido.



Coloque também os momentos de pausas com o tempo de 10 á 15 minutos.

2. Ambiente de estudos:


Prefira sempre estudar em ambientes mais calmos e livres de distrações, principalmente aqueles que tenham um local que possa colocar os seus materiais didáticos como livros e pdfs.

3. Crie uma rotina produtiva:

Crie hábitos de anotar todas as suas tarefas que devem ser feitas no dia seguinte, é importante que você siga todas essas tarefas durante o período de 30 dias que o nosso cérebro leva para que essa rotina se torne de fato um hábito que será feito diariamente.

4. Faça prazos e metas:

Sempre tenha metas e prazos para finalizar um determinado assunto como por exemplo: "Quero estudar esses 3 assuntos em um dia".

Dessa maneira você ficará mais inspirado (a) para estudar e concluir suas metas.

5. Defina seus métodos de estudos:

Os métodos de estudos contribui principalmente para melhorar a memorização de diversos conteúdos novos, e que serão relembrados no momento dos nossos estudos.

Os principais métodos de estudos são:

1. Resumos:

Os resumos são bastante importante para ter todos esses assuntos em uma folha de caderno, no momento de relembrar os assuntos durante a semana.

Escreva pequenos assuntos com palavras-chaves que irá ajudar que você consiga lembrar as partes principais sobre essas disciplinas.

Use também marcadores e canetas coloridas para ajudar também na memorização do conteúdo.

2. Mapa mental:

O mapa mental é uma forma de entender ainda mais sobre o tema de uma maneira mais direta ao tema usando setas, tópicos e desenhos.

Você pode criar o seu próprio mapa mental usando perguntas, lembretes e também post-it na sua folha de papel.

3. Técnica do Pomodoro:

A Técnica do Pomodoro funciona da seguinte maneira, usando o relógio ou o aplicativo no seu celular você irá usar o tempo de 25 á 30 minutos para absorver um determinado assunto.

Assim que finalizar esse tempo será necessário deixar aquela disciplina de lado e estudar outra matéria neste mesmo tempo.

Quais são os locais para encontrar materiais didáticos?

Apostila da Cecierj: Os conteúdos da Cecierj são indicados para estudantes que fazem graduação, pela forma que são apresentados a disciplina com uma linguagem fácil de ser compreendida.

Me Salva: Nesse site é possível fazer o download gratuitamente de apostilas para você estudar sozinho para o Enem, com todos os assuntos que serão encontrados no momento da realização da prova.

GeekieGames: O GeekieGames é uma plataforma para realizar simulados e acessar algumas aulas de forma gratuita, para ter acesso a apostila é necessário preencher um formulário.


FocoEnem: Conteúdo voltado para os estudantes que irá realizar a prova do Enem, que contém apostila com todas as disciplinas com os conteúdos que mais caem em todos os anos desse vestibular.

Quais melhores canais para você estudar:

Canal da Débora Aladim: Os vídeos da Débora são indicados para as pessoas que querem aprender melhor sobre história e melhorar a nota da redação.

Canal do Ferretto: Indicado para os alunos que têm dificuldade em matemática, suas aulas são bastantes conteudista e com diversos exemplos no decorrer dos vídeos.

Canal Pro Enem: Indicado para todas as matérias que estarão presentes durante a sua prova, algumas aulas são feitas em lives principalmente para os estudantes falarem sobre as suas dúvidas em relação a diversos temas.

Como estudar usando aplicativos que podem ser baixados no seu celular?

Na loja de aplicativos é possível encontrar diversos aplicativos que também tem como objetivo ajudar o estudante a estudar melhor com: Resumos, Simulados e Provas Anteriores.

G1 Enem: Aplicativo criado pela Globo com diversas perguntas anteriores que já caíram em vestibulares de forma bem simples com um minijogo de conhecimento.

RevisApp: Resumos pequenos sobre todas as matérias que cairá nos vestibulares.

Redação Nota Mil: Aplicativo gratuito para correção de redação.

Prepara Enem: Aplicativo de simulados e de questões anteriores do Enem.

Conclusão:

Nessa postagem você aprendeu como usar um Planner e o cronograma de estudos de forma certa melhorando a sua produtividade no momento dos estudos.

Descobriu sites para baixar materiais didáticos para estudar, canais e aplicativos para estudar para qualquer vestibular.

4 comentários on 'Como estudar para o Enem sozinho em 2024?'

  1. Woooo post super bom!
    Também já fiz o meu e logo será liberado, já que prestei enem em 2019 x.x


    _______________

    - Conhece meu cantinho? Te encontro lá, hein?

    Meu Baú de Estrelas
    Meu Canal no Youtube
    Blog Bilhetes de Busan

    ResponderExcluir
  2. Material muito bom e de grande ajuda!
    muito obrigado e Parabéns pela iniciativa!

    ResponderExcluir
  3. Adorei o post! Uma outra ideia, para quem puder investir um pouco nos estudos, é usar a ferramenta de plano de estudos dos cursinhos online para não ficar tão perdida na organização dos conteúdos para estudar. Nesse ano, eu usei o plano de estudos do fbonline.com.br e acho que me ajudou bastante!

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para o andamento do nosso blog por esse motivo:

- Deixe sua opinião dentro das nossas postagens.

- Ative a opção de notifique-me para receber uma notificação quando seu comentário for respondido.