Como estudar para o Enem sozinho?

Como você pode começar a estudar sozinho para o Enem, apenas com materiais didáticos e vídeos no youtube e aumentar a sua média final.

estudar sozinho para o Enem


Estudar sozinho para o Enem não é uma tarefa fácil! É necessário ter muito esforço e um bom planejamento diáriomensal semanal, para conseguir estudar todas as matérias que sempre aparecem em questões para todas as áreas do conhecimento.



Para iniciar a sua nova rotina de estudos é necessário saber sempre:

  • Qual é o seu método de estudos?
  • Como criar um cronograma de estudos?
  • Como revisar os conteúdos?
  • Qual é a importância de fazer pausas?

No momento que escolhemos a opção de começar a estudar em casa, o primeiro passo é saber o seu método de estudos, e como através desses métodos você poderá aprender mais conteúdos em alguns dias.

Quais são os métodos de estudos?

1. Resumos: 

O Resumo é um método que uma grande parte dos estudantes optam por usar, porque é algo simples que você poderá escrever em uma folha de papel, o que você conseguiu absorver do assunto que foi estudado com as suas palavras.

No resumo é possível destacar as palavras mais importantes, que de alguma forma irá ajudar que você lembre de alguma parte ou do conteúdo inteiro no momento de revisar a matéria. 

Através desse método também é possível colocar algumas perguntas e respondê-las, fazendo assim um exercício de fixação do conteúdo que foi estudado podendo ele ser de: História, Geografia e entre outros.

Você poderá fazer os seus resumos em folhas de papel ou na Internet através do Microsoft Word e programas de edição de textos, podendo deixá-lo mais bonito com fontes diferentes e usando as ferramentas para grifar as partes mais importantes do conteúdo.

2. Mapas Mentais:

O Mapa Mental é outro método de estudos, que funcionam para aqueles estudantes que aprendem através de desenhos, textos curtos e tópicos.

No Mapa Mental, é possível que você divida em quatro ou três partes uma folha de ofício e escrever com as suas palavras as datas mais importantes, que trouxe alguma mudança de pensamento ou até mesmo na vida das pessoas nos tempos antigos.

Utilizar tópicos para separar um assunto do outro, criar imagens para ajudar que você consiga lembrar sobre o assunto.

Também é possível criar um mapa metal utilizando o Canva e o Microsoft Word, caso você utilize o computador na maior parte do seu tempo.

3. Técnica do Pomodoro:

A técnica do Pomodoro pode ser utilizada nos seus estudos, você irá precisar apenas do seu relógio do seu celular ou baixar o próprio aplicativo dessa técnica.

O maior objetivo dela é que os estudantes consigam estudar pelo tempo máximo de 25 a 30 minutos, depois que o alarme tocar é necessário parar tudo que você está fazendo e estudar outra matéria.

Essa técnica do Pomodo, funciona perfeitamente para aquelas pessoas que estudam para o Enem através de livros do Ensino Médio ou por materiais de estudos.

4. Simulados:

Alguns sites disponibilizam simulados para que os estudantes, saibam se os métodos de estudos aplicados estão realmente funcionando.

Você realiza várias questões algumas delas que apareceram nos anos anteriores do Enem, para que você saiba qual foi a sua pontuação.

A dica extra é saber quais foram os motivos dos erros listando no seu Planner ou em uma folha de papel como:

  • Falta de atenção
  • Erro no cálculo
  • Erro de interpretação

Desse jeito é necessário aprender o que você deve tomar sempre cuidado no momento de fazer as questões do Enem.

Onde encontrar materiais de estudos gratuitos?

O primeiro site que você encontra diversas apostilas de diversos conteúdos é no Cederj , através dessa plataforma é possível melhorar o seu conhecimento, no momento de estudar para o Enem com exercícios de fixação.

Todas as matérias são separadas por categorias,e você pode baixar quantos arquivos quiser sem pagar absolutamente nada.

O segundo site é o Descomplica , que sempre na sua plataforma de vídeos no youtube disponibiliza mapas mentais e resumos para facilitar no momento de estudar e fazer as revisões das matérias.

Como estudar sozinho para o Enem através de vídeos?

Há diversos vídeos no youtube com o tema focado para o Enem,  principalmente para ajudar que aquelas pessoas que não aprenderam algum conteúdo.

1. Débora Aladim:

O canal da Débora Aladim, tem conteúdos para as áreas de história e de redação, ajudando que outras pessoas consigam entender mais sobre o que foi passado em alguma época principalmente em questões relacionadas a História.

2. Pro Enem:

O canal do Pro Enem , contém vídeos de todas as áreas que estará presentes da sua prova, em todas as videoaulas contém exercícios de fixação para você treinar tudo que foi aprendido durante as aulas.

3. Ferretto Matemática:

Para aqueles alunos que não conseguem aprender de forma nenhuma matemática, o canal do Ferretto irá ajudar que você consiga de fato aumentar a sua nota final do Enem nessa matéria, os seus vídeos são bem explicativos principalmente para aquelas pessoas que não se dão bem em matemática.

Comentários

(2)
  1. Woooo post super bom!
    Também já fiz o meu e logo será liberado, já que prestei enem em 2019 x.x


    _______________

    - Conhece meu cantinho? Te encontro lá, hein?

    Meu Baú de Estrelas
    Meu Canal no Youtube
    Blog Bilhetes de Busan

    ResponderExcluir

Postar um comentário

1- Seu comentário é muito importante para o andamento do blog e somente com ele saberemos se o assunto poderá ser publicado com mais frequência no blog.

2- Ative sempre a barrinha notifique-me pois assim que seu comentário for respondido você leitor(a) será o primeiro (a) a saber.

3- Deixe o link do seu blog abaixo dos comentários assim todos os usuários poderão também visitá-lo.

4- Evite xingamentos, palavras de baixo calão nas postagens!