Como fazer seus vídeos viralizar no Reels do Instagram


Com certeza um objetivo em comum de milhares de usuários que usam o Instagram é conseguir reconhecimento na área que você trabalha.

Por isso precisamos se adaptar a essas mudanças realizadas e até mesmo começar a usar essas novas ferramentas para promover seu perfil ou seu negócio na internet.

A proposta inicial do Reels para o Instagram foi realmente
bater de frente” com seu maior concorrente chamado: TikTok, alcançando em setembro do ano passado a marca de 1 bilhão de usuários.

Qual é a proposta dessa ferramenta?

São vídeos curtos que podem ser: de dancinhas, dicas para o seu nicho, receitas, indicação de livros, vídeos de áudios engraçados e entre outros diversos conteúdos.

Com essa ferramenta tanto perfis menores podem alcançar um número elevado de visualizações ou ter a possibilidade do vídeo
flopar. Afinal isso acontece com qualquer plataforma.

Para gerar mais visualizações e mais seguidores Instagram, precisamos desvendar as melhores estratégias para gerar o resultado esperado.

Por isso criamos dois perfis novos nessa rede social, um do nicho relacionado a vídeos engraçado sobre cães e outro perfil sobre dicas de estudos.

Os resultados desses testes foram esses:


Os vídeos sobre cães retirados do Tiktok plataforma concorrente ao Instagram, gerou mais visitantes, curtidas e comentários do que um vídeo de um conteúdo para estudantes.

Ocorrendo por alguns motivos:

1. O famoso “ownt que fofinho”, principalmente quando animais fazem algo inesperado e acabamos mexendo com o sentimentalismo das pessoas.

2. Utilização de call action para incentivar algum tipo de ação naquele usuário como: curta esse vídeo, comente se o seu cachorro faz algo semelhante a isso.

3. Uso das hashtags de forma certa e sendo entregue para um público específico que goste de vídeos relacionados a esse assunto.

8 estratégias de como fazer um reels viralizar no Instagram

Essas estratégias foram utilizadas para a realização desses testes e o resultado foi muito melhor do que esperado, apenas seguindo essas 8 dicas é possível observar um aumento gigantesco de visualizações nos seus vídeos.

1. Use músicas em alta nas plataformas digitais

Há três maneiras de saber quais são as músicas que estão sendo mais escutadas e obviamente ajudando a alcançar mais usuários para assistir o seu vídeo.

Dica número 1:  antes de publicar o seu vídeo faça uma busca das músicas que estão com uma seta para cima, isso significa que os usuários estão usando com mais frequência elas para o seu reels.

Dica número 2: utilizar o site Tokboard ele mostra de forma detalhada e simples quais são as músicas mais usadas no Tiktok.

➜ Acesse o site Tokboard.

“Mas, Vera não estamos falando sobre o Instagram?” Sim, mas com essas músicas anotadas em um pedaço de papel, é mais fácil no momento de pesquisar na opção de áudio e saber realmente se ela está sendo bastante utilizada.

Dica número 3: procurar as músicas em alta no Spotify, existem milhares de playlists que mostram quais são as mais procuradas e escutadas pelo público.

2. Qual tipo de retorno você espera?

O que você deseja que aconteça depois que aquele usuário assista os seus vídeos? Gerar mais vendas no seu produto, seguidores ou engajamento?

Para gerar um aumento de seguidores, precisamos além de produzir um conteúdo de dancinhas ou até mesmo de dicas sobre um determinado tema usar as call action (chamada de ação).

Essa chamada de ação devem ser utilizadas dentro do seu vídeo e também na legenda deles.



Imagem em reprodução: reels do perfil @gigarciaol

O vídeo do perfil @gigargiaol gerou totalizando esses três vídeos 271 mil visualizações tanto pelo conteúdo criado por ela, e também na chamada de ação utilizada como: curta o vídeo e sinalizando dicas semelhantes no seu perfil.

Gerando obviamente um retorno tanto de entrega pelo vídeo pelo Instagram, entender que está repercutindo positivamente e na questão do engajamento.


Uma maneira de alcançar seguidores no Instagram, é exatamente mostrando ao público que o seu perfil contém mais dicas como aquela que eles assistiram feito por ela.

Tanto na narração e também escrevendo no seu próprio vídeo durante a edição.

03. Não importa como o vídeo será feito o que importa é o conteúdo


Há perfis viralizando com vídeos com algumas fotos retiradas em sites de imagens sem direitos autorais e vídeos mega profissionais.

O que importa no Reels é a qualidade do conteúdo e como aquela dica irá impactar para uma determinada dificuldade do usuário.

Use o tempo da música para adicionar a forma geométrica, por exemplo, o retângulo e adicionar o texto como ferramenta para que aquele assunto funcione para quem está assistindo.

04. Capa do Reels


Se você tem alguma dificuldade em criar capas criativas para o seu Reels podemos utilizar alguns sites que contém modelos já prontos como: Canva, Adobe Spark e Crello.

Neles contém diversos templates tanto gratuitos e pagos que podem ser alteradas as cores, fontes, elementos da forma que você desejar.

Evite fazer isso na capa dos seus reels:

❌Usar cores e texto muito claros
Não destacar uma frase ou palavra principal no seu design
Usar muitos elementos e desviar o foco principal do texto

Uma ideia de capa que funciona muito bem em relação a isso é do perfil @digi.girls:


Imagem em reprodução: reels do perfil @digi.girls

05. Hahstags

Busque hashtags que sejam semelhantes ao tema principal do seu vídeo mesclando as que são mais utilizadas, medianas e o volume de busca mais baixos.

Podemos utilizar alguns sites que mostram esses resultados que são eles: Inflact, na própria aba de pesquisa no Instagram e All hashtags.

Antes de publicar um vídeo observe quais são as hashtags que estão sendo mais utilizadas pelos nossos “concorrentes”. Fazendo uma pesquisa mais aprofundada em relação aquelas sendo utilizadas

06. Deixe que o seu Reels também apareça no seu perfil


Se naqueles primeiros momentos não gerou um alcance muito grande, no decorrer do tempo e com as suas postagens ele ainda pode viralizar.

Por isso antes mesmo de publicá-lo ative essa opção, lembrando que a capa desse Reels deve também ser pensada nesse caso.

Use a largura e a altura correta para que os seus novos e antigos seguidores também consigam visualizar o que está escrito na sua imagem e possam acessar esse conteúdo.


07. Publique no horário de pico!


Na realização dos nossos testes utilizamos alguns horários como: 10 horas da manhã, meio-dia, 15:00 horas da tarde e 20:00 horas da noite.

O que gerou mais engajamento, número de visualizações e curtidas foi o horário do meio-dia.

Por isso é importante fazer alguns testes e com esses resultados identificar qual é o horário que mais funciona para o seu público.

08. Estratégias para você que é afiliado, empreendedor (a), freelancer, vendedor e blogueira (o) no momento de realizar o seu reels:


Qual é a melhor estratégia de como vender meu produto ou como oferecer meu produto usando o Reels do Instagram?

➜ Para empreendedores de lojas de roupa: uma sugestão de vídeos que podem viralizar, é realmente tentar reproduzir um look inspirado em alguma pessoa famosa com os itens da sua loja.

No final do vídeo você pode falar que aquelas roupas estão disponíveis no seu site e até mesmo fixar um comentário com o link do seu site.

Leia também: Como apresentar o seu produto de forma certa no Instagram

➜ Para empreendedores de produtos digitais ou de papelaria: independente do produto que você venda é importante imprimir ele e pensar no público certo.

Produtos de papelaria física: foque no que impede aquele grupo de se organizar e como o seu produto pode aumentar a produtividade dele ou mostrando cada página.


Imagem em reprodução reels do perfil @ilustralle

➜ 
Para os afiliados: mostre os resultados dos seus ganhos ou ensine maneiras para aquele público para gerar mais vendas.

Não esqueça de adicionar os links do produto que você se afiliou na biografia do Instagram ou nas postagens com as avaliações dos compradores.

Para isso é preciso aprender como trabalhar com esse mercado de afiliados para gerar um retorno maior.

➜ Para blogueiras (os): fale um pouco sobre a sua trajetória, compartilhe conteúdos sobre seo ou o que os blogueiros iniciantes não podem fazer de jeito nenhum após a criação de um blog.

➜ Para os freelancers: faça uma rotina dos seus novos projetos, fale quais plataformas você usa e crie vídeos ensinando pessoas para gerar uma renda extra trabalhando em casa.

Conclusão:

O conteúdo de valor no marketing digital é fundamental para crescer em qualquer rede social. Não devemos apenas em dicas com o título de: quero vender seu produto.

Precisamos desde o início criar um caminho que alcance aquele público que tenha relação com o seu nicho encontre as suas postagens e o seu perfil.

A melhor forma de criar reels virais é realmente criando uma estratégia e fazendo testes e foi exatamente todos os nossos resultados dos nossos perfis que fizeram nosso site desvendar essa rede social.

Para viralizar um reels do Instagram é preciso:

1. Usar músicas que estão em alta nas plataformas digitais
2. Saber qual retorno você está esperando após a criação desses vídeos
3. Criar vídeos que solucionem algum tipo de dúvida ou problema
4. Criar uma capa para os seus reels que possa ser visualizada pelo seu público
5. Utilização de hashtags
6, Deixar que seus reels apareçam no seu feed do Instagram
7. Publicá-lo em um horário de pico
8. Montar uma estratégia para gerar mais vendas, seguidores, visualizações e engajamento.

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para o andamento do nosso blog por esse motivo:

- Deixe sua opinião dentro das nossas postagens.

- Ative a opção de notifique-me para receber uma notificação quando seu comentário for respondido.