Como aprender inglês sozinho?

Aprenda inglês com a ajuda de apostilas, podcasts e textos para treinar a sua pronúncia.


A língua inglesa é a segunda mais falada em todo mundo, isso significa que em alguns países que você for viajar, é necessário entender um pouco essa língua principalmente para pedir um táxi ou agradecer por ter acesso a uma informação.

Por isso é importante que você saiba pelo menos o inglês básico para sobreviver na viagem e resolver questões de vestibulares.

A verdade é que falta tempo e renda para fazer um curso presencial ou ead, fazem que a maioria dessas pessoas procuram cursos breves ou estudar inglês sozinho.

Como estudar inglês sozinho?

A primeira etapa para conseguir aprender inglês sozinho e de graça, é ter metas e objetivos em mente para que você não desista de aprender esse idioma.

Se a sua meta é conseguir aprender a língua inglesa, para fazer a sua viagem internacional adicione essa meta em um aplicativo que você utilize, no post-it e em uma agenda.

Todas as vezes que você sentir vontade de desistir, basta olhar para as suas metas.

Atualmente conseguimos ler os depoimentos de pessoas, que aprenderam em pouco tempo o idioma do zero podemos usar essa pessoa como inspiração.

Saiba quais formas podemos aprender inglês sozinho!

Em Apostilas:


Ter um material de estudos em mãos ou baixado no seu computador, ajuda principalmente a aprender inglês para viagem e também para os vestibulares. 

Nessas apostilas através do sumário podemos saber quais assuntos iremos aprender e conseguir ter acesso a exercícios de fixação.

Algumas apostilas gratuitas que você pode baixar:

1. Gabarite:

No site do Gabarite, você terá acesso a uma apostila com conteúdos relevantes para os seus estudos como:
  • Pronomes pessoais
  • Verb to be
  • Perguntas usadas para pedir informação
  • Artigos Indefinidos
Baixando essa apostila que tem o formato de RAR, que significa que é necessário um programa para extrair que se chama Winrar, para você ter acesso aos conteúdos e exercícios de fixação.

2. Canal do Ensino:

O site do Canal do Ensino , você poderá acessar 40 apostilas para você aprender inglês sozinho e de graça, que são divididas em aulas para facilitar no seu aprendizado que inclui exercícios de fixação, textos e revisões.

3. Online Cursos Gratuitos:

No site do Online Cursos Gratuitos, nele é possível ter acesso a 21 apostilas que podem ser baixadas diretamente do site, basta você ter uma conta no Google Drive.

Todas elas contém um nível como: Inglês básico, Inglês intermediário e Inglês fluente.




Segundo método: Com Textos:

Você consegue aprender inglês através de textos de acordo com o seu nível no idioma. Há diversos sites que contém diversos textos para ajudar no seu aprendizado.

1. Inglês na Ponta da Língua:

No site Inglês na Ponta da Língua, é possível ter acesso ao idioma com os textos e também com os áudios para você treinar a pronúncia correta.

Além disso você aprenderá o vocabulário com todos os conteúdos, para diferentes níveis de inglês e fazer quantos downloads quiser.

2 .Wizard:

Você já deve ter ouvido falar sobre o curso de inglês Wizard, mas o que muitas pessoas não sabem é que no site deles você consegue ter acesso gratuito a textos para testar a sua interpretação.

✊ Além disso conseguimos resolver pequenos quiz para praticar a nossa interpretação nesse idioma.

3. Aula de Ingles.net

O site Aula de Inglês.net, também fornece diversos textos com áudio para você entender a pronúncia correta em cada palavra.

Os textos são curtos, mas o diferencial é que conseguimos observar a tradução em português de todo o texto, facilitando sabermos os significados de diversas palavras.

Terceiro método: Em Podcasts:

Nós sempre estamos em contato com os nossos dispositivos, podemos usar um pouco desse tempo e aprender inglês por 5 a 10 minutos no nosso dia a dia.

Alguns podcats para as pessoas que estão iniciando:

  • Inglês Básico todos os dias
  • Aprenda inglês com Cambly
  • Inglês do zero
  • Inglês básico todos os dias
Para acessar esses podcast basta pesquisar por Google Podcasts e acessar o site ou se preferir baixar o aplicativo no seu celular.

Quarto método: Em aplicativos:

Há diversos aplicativos que ajudam você a melhorar o seu inglês e aprender esse idioma através de jogos e exercícios.

A diferença entre várias formas de estudos citadas nessa postagem, é que o próprio aluno escolhe o que vai estudar, principalmente porque muitas pessoas não se familiariza com os verbos to be e assuntos relacionados a gramática.

Algumas estão em busca de aprender pequenas frases em viagens de última hora ou programada a alguns dias, por isso com esses aplicativos você escolhe o que irá estudar estando em qualquer lugar do mundo.
  • Duolingo:
  • Busuu
  • Wlingua
  • Aba English
Quinto método: Cursos Online 

Você consegue aprender inglês em cursos online gratuitos fornecidos pela FGV (Fundação Getúlio Vargas),  Fundação Bradesco e Senai.

Nessas plataformas citadas após a conclusão do curso você recebe um certificado de conclusão, podendo ser inseridos no seu currículo.

Colocando o que foi aprendido em prática:

Depois de escolher qual é o melhor método de você irá estudar, chegou o momento de usar técnicas para aumentar o seu aprendizado.

A primeira é a Técnica do Pomodoro que funciona da seguinte maneira, você irá utilizar o cronômetro do seu celular e em cada 25 minutos tudo que tiver sendo feito deve ser deixado de lado.

Essa técnica é fundamental principalmente para as pessoas que escolheram estudar por apostilas, e ajuda que conseguíssemos aprender conteúdos com um tempo específico. 

Lembrando que devemos fazer pequenas pausas de 5 a 10 minutos para retomar as sessões de estudos.

A segunda é os Resumos são grandes aliados, principalmente para sabermos se realmente entendemos o assunto ou interpretamos de forma correta o texto.

Utilize um editor de texto ou folha de papel para criar os resumos sobre o que você conseguiu aprender durante a leitura.

A última é o cronograma de estudos, ele ajuda a cada estudante entender os dias que você irá estudar e entender os dias e horários livres.

Baixe 3 tipos de cronogramas de estudos de forma gratuita


↪ Baixe o cronograma clicando aqui.

Conclusão:

Nessa postagem você aprendeu diversas formas de estudar inglês simples e de forma gratuita com áudio, apostilas e textos.

Entendeu como funciona a Técnica Pomodoro para ajudar nos seus estudos.

Agora basta você seguir todas as dicas desta postagem.

Quais dos métodos você irá usar em prática? 

3 comentários on 'Como aprender inglês sozinho?'

  1. Amei começo agora colocar em prática e compartilhar também

    ResponderExcluir
  2. Ameei ♥ Muito obrigda, me ajudou demais!!

    ResponderExcluir
  3. Adorei as dicas e o cronograma, mas não consigo baixar, da erro.

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para o andamento do nosso blog por esse motivo:

- Deixe sua opinião dentro das nossas postagens.

- Ative a opção de notifique-me para receber uma notificação quando seu comentário for respondido.