7 bancos de imagens gratuitos



Uma imagem com uma ótima qualidade pode captar olhares de diversas pessoas e marcas, incentivando elas a clicarem na sua foto em uma rede social como o Pinterest, Instagram e nos Grupos de divulgação do Facebook.

Por esse motivo existem os bancos de imagens que são sites gratuitos e fornecem imagens com alta qualidade criadas por freelancers e fotógrafos profissionais dentro da sua casa, na rua e em estúdios fotográficos.

Esses sites pagam essas pessoas para criarem essas imagens por downloads. Então cada vez mais que os usuários da plataforma baixarem uma imagem aquela pessoa irá receber por essa foto. 

Quais os bancos de imagens você procura as suas fotos em uma postagem ou nas redes sociais?

A resposta de algumas pessoas foi o Google Imagens, através da barra de pesquisa e do assunto da sua postagem você encontra diversas imagens em menos de um segundo.

O maior problema de baixar imagens no Google são os direitos autorais, que no momento de fazer um download não observamos e nem pensamos sobre isso.

Os direitos autorais é uma lei que protege os criadores de uma imagem, obra de arte, artigos,  no momento que a foto é publicada em qualquer site até mesmo do banco de imagens do Google.

Quando não colocamos o nome do autor (a) da imagem na sua postagem, podemos ser processado (a) por usar a imagem de forma inadequada, podendo pagar uma multa ou detenção.

Por esse motivo quando for pesquisar uma imagem no Google procure saber:

  • De quem é a imagem?
  • Qual o site que ela foi inserida?

Sempre coloque os créditos devido ao autor (a) no final da imagem para evitar essas complicações.

Há 7 bancos de imagens que você poderá usar sem precisar colocar os direitos autorais que poderá ser usadas no seu blog e nas suas redes sociais.

1. Freepik:

O banco de imagens Freepik contém diversos modelos gratuitos e pagos como: Logotipos, Cartão de Visitas, Convite de Casamento, Ilustrações, Imagens e Banners.

Todas essas imagens podem ser utilizadas nas suas redes sociais, e algumas delas já contém a logotipo do site Freepik de direitos autorais principalmente as ilustrações e fundos.

Para baixar as imagens desse site não precisa fazer nenhum cadastro, basta pesquisar no menu ou na barra de pesquisa os recursos que você busca encontrar e escolher os melhores resultados.

2. Pexels 

O site Pexels é mais recomendado para blogs relacionados a viagens, culinária e produtividade. Nessa plataforma você poderá encontrar pequenos vídeos e fotos com alta qualidade.

No banco de imagens Pexels contém imagens de diversos tamanhos para facilitar no momento de utilizá-la nas suas redes sociais. Todas essas imagens poderá ser usado em fins comerciais e profissionais.

3. Unsplash:

O site Unsplash contém diversas coleções para qualquer assunto que você aborde nas suas redes sociais ou no seu negocio virtual e físico.



Quando acessamos as coleções podemos observar diversas imagens com diferentes tamanhos e assuntos e baixá-las quantas vezes quisermos.

4. Pixabay

O Pixabay é outro banco de imgens indicado para blogueiras (os) com um assunto específico para o seu blog e as suas redes sociais e eles são: Natureza, Alimentação, Saúde e Animais.

Nessa plataforma você também encontra diversas ilustrações e fundos de diversos tamanhos e orientações para deixar as suas fotos mais chamativas e profissionais.

5. Rawpixel: 

O banco de imagens Rawpixel, contém diversos recursos para melhorar a qualidade das suas imagens com imagens de diversos tamanhos e com alta resolução planos de fundos e ilustrações.

Nesse site você poderá utilizar para serviços como web design para divulgar um trabalho já feito para um cliente ou modelos novos.



Para baixar as imagens no site Rawpixel, é necessário fazer um cadastro preenchendo os dados com seu nome, e-mail e uma senha. Caso queira facilitar o cadastro basta utilizar a sua conta do Facebook ou do Google.

6. Canva:

O site Canva também contém o seu próprio banco de imagens juntamente com o Pixabay e o Pexels, na plataforma é possível encontrar imagens para o seu negócio e redes sociais no Canva.

Com esses dois sites que em comum contém milhares de imagens gratuitas aumenta a sua produtividade no momento de utilizar um modelo disponível pelo Canva.

Na plataforma você encontra ícones, ilustrações, fundos e diversos modelos gratuitos e pagos.

7. Shopify:

O último banco de imagens é o Shopify, que contém coleções de fotos para qualquer tipo de assunto que você aborda nas suas redes sociais.

Você poderá escolher nesse site a resolução das suas fotos, antes mesmo de fazer o download de cada uma delas e saber o tamanho das imagens.



É um ótimo site para as pessoas que buscam um blog mais profissional começando com as imagens e o texto que será abordado para não deixar os seus usuários cansados no momento da leitura.

Esses são os 7 bancos de imagens para você baixar imagens sem direitos autorais para uso pessoal e comercial evitando se preocupar com direitos autorais dos criadores (as) das fotos!

Um comentário on '7 bancos de imagens gratuitos '

Seu comentário é muito importante para o andamento do nosso blog por esse motivo:

- Deixe sua opinião dentro das nossas postagens.

- Ative a opção de notifique-me para receber uma notificação quando seu comentário for respondido.