6 formas de aumentar o tráfego do seu blog,

Como aumentar o tráfego do seu blog sem gastar nada


O tráfego é uma das principais maneiras de perceber o crescimento de um blog, podendo ele ser de uma blogueira (o) iniciante ou até mesmo de uma pessoa com mais tempo na plataforma como: Blogger, Wordpress e Wix que são as mais conhecidas.



Através de um tráfego elevado que conseguimos aumentar o CPC ( Custo por Clique) fornecido pelo Google Adsense, e também as chances de ser reconhecido por lojas e empresas através de solicitações de parceria no seu e-mail de contato. O tráfego também pode ser uma das causas que faz com que milhares de pessoas desistam do seu blog.



O meu blog atualmente gera mais de mil visualizações por dia, e não foi uma tarefa fácil chegar nesse número, a minha principal forma de divulgação era pelos grupos do Facebook e também pelas Comunidades do Google que atualmente não funcionam mais, até que descobri o Pinterest que realmente mudou os números das minhas visualizações.



Como aumentar o tráfego do seu blog?

A primeira etapa é você observar o nicho do seu blog e sempre observar se os seus leitores e visitantes estão realmente gostando do conteúdo, e essa checagem pode ser feita olhando as visualizações do tema ou utilizando nichos intercalados que tenham relação ao nicho escolhido pelo o seu blog.

Você poderá saber quais nichos são semelhantes ao tema das suas postagens  fazendo uma simples pesquisa no Painel do Google, uma ferramenta fornecida pela empresa Google que ajudam nessa etapa e também na utilização de palavras-chaves. 

Há seis formas simples de você aumentar o seu tráfego sem gastar nada.

1. Meta Tags:


As meta tags são códigos que devem ser inseridos no seu blog, a principal função dele é alavancar as visualizações do seu blog de acordo com as palavras-chaves, que você irá escrever separando por vírgulas e também por ponto. Assim que você colocar o código no seu blog você já começará a observar uma pequena ou grande diferença, esse código é fornecido pelo blog da Elaine Gaspareto. Clicando no link vocês serão direcionados a postagem do blog com esse assunto.





2. Palavras-Chaves:

Quando utilizamos as palavras-chaves no momento da criação de uma postagem ajudamos no posicionamento do seu blog no mecanismo de busca, assim que alguém fazer uma pesquisa no Google ou no Bing as chances do seu blog aparecer entre as primeiras páginas serão maiores, aumentando assim o seu tráfego.

3. Google Search Console:


Outro recurso fornecido pelo Google é o Google Search Console que tem o papel principal de inserir o seu blog no mecanismo de busca, assim que uma pessoa escrever no espaço de pesquisa o próprio Google irá apresentar os melhores resultados através das palavras-chaves, que podem ser vistos no momento da pesquisa em negrito.

4. Divulgação:

A forma que divulgamos uma nova postagem nas redes sociais, também influencia no aumento ou na diminuição do tráfego assim como uma imagem. Por isso é necessário evitar de:


  • Usar frases curtas como: Postagem nova no meu blog.
  • Usar imagens sem qualidade ou que não tenha semelhança com o assunto do seu blog.
  • Divulgar em grupos de Facebook sem engajamento.
  • Não respeitar as regras dos grupos.


O primeiro erro é na descrição: A descrição tem um papel fundamental tanto em grupos do Facebook como no posicionamento do seu blog nos mecanismo de busca, e quando escrevemos frases curtas que não causam um impacto ou gere curiosidade do leitor, fazem com que a sua descrição desapareça em minutos em grupos do Facebook e que seu blog não tenha um bom posicionamento nos mecanismos de pesquisa.

O Segundo erro é na quantidade dos membros: Quantidade não é qualidade! Já ouvimos essa frase por várias vezes e realmente é verdadeira, quando pensamos que a nossa postagem será mais vista pela quantidade de integrantes estamos pensando de forma errada, não é sempre que um grupo com várias pessoas há engajamento entre eles e não significa que a sua postagem será vista por mais pessoas.

Outro terceiro erro ocorre na escolha de uma imagem:  Ás vezes o Google não é o melhor local de conseguir imagens sem direitos autorais e com alta qualidade, lembrando que também é possível aumentar o seu tráfego através das imagens, com uma opção fornecida pelo próprio Blogger que podemos colocar um título e um subtítulo para uma imagem. Há uma postagem específica para esse tema que mostra quais são os melhores sites para você utilizar as imagens sem direitos autorais e com ótima qualidade.




O quarto erro ocorre quando não respeitamos as regras: Não adianta em nada você entrar em um grupo e não ler as regras dele, além de fazer coisas erradas podemos sem perceber manchar a imagem do nosso blog em poucos segundos. E lembrando que há vários integrantes que não participam em um grupo apenas, mas divulgam em vários e podem ter visto você não respeitando as regras.

5. Links:

Outra forma de aumentar o tráfego do seu blog é através de links, que podem ser inseridos no momento que criamos uma postagem, além de aumentar as chances de uma pessoa continuar acessando o seu blog também ajuda a aumentar as visualizações de outras postagens dele.

6. Pinterest:
O Pinterest também tem uma função principal que contribui no aumento das visualizações do seu blog, diferente do mecanismo de pesquisa do Google que são por listas através do Pinterest que também é inserido nesses mecanismos através de uma imagem feita de forma correta pode gerar cliques ao seu blog aumentando assim as suas visualizações.

Dica Bônus: Para conseguir aumentar o tráfego do seu blog através de uma imagem basta clicar na imagem do seu blog no momento da criação da postagem e escolher a opção propriedades!

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para o andamento do nosso blog por esse motivo:

- Deixe sua opinião dentro das nossas postagens.

- Ative a opção de notifique-me para receber uma notificação quando seu comentário for respondido.