Como ter uma rotina produtiva

como criar uma rotina produtiva


Quando queremos de fato ser uma pessoa mais produtiva precisamos de fato criar uma rotina que deve ser feita desde que levantamos na nossa cama até dormimos. Portanto pode até parecer fácil afinal sabemos tudo que iremos fazer no nosso dia a dia, mas a maior dificuldade é fazer com que todas as tarefas listadas em anotações e aplicativos seja de fato hábitos que ajudarão a ter uma rotina saudável e produtiva.


Vivemos em um mundo tão atarefado que andamos na maioria do tempo com pressa de resolver alguma coisa ou ir para algum lugar principalmente aquelas pessoas que trabalham e estudam diariamente e quando temos um tempo livre de descanso pensamos quanto o tempo passou tão depressa e não aproveitamos nada portanto como diz a frase de Ismar Souza:




"A sua produtividade depende diretamente da sua motivação e determinação em executar uma tarefa".
Para de fato criar uma rotina produtiva precisamos mudar alguns hábitos, no início pode parecer algo difícil mas todo o esforço vale apena ainda mais quando queremos ser uma pessoa mais produtiva tanto no trabalho, na nossa vida pessoal e também no colégio por isso precisamos sempre.

1. Criar uma lista:

Principalmente quando levantarmos da cama ou quando iremos dormir precisamos listar tudo que iremos fazer no dia seguinte, quando fazemos essa lista faz com que possamos dormir com mais facilidade e sem preocupações sobre o que iremos fazer no dia seguinte. Coloque sempre o caderno ou a folha de papel em um local que assim que você levantar possa ver e com o tempo marcar como concluído o que você já fez. 


Recursos que podem ajudar a ter uma rotina produtiva:

O trelllo: Um site e aplicativo criado pela empresa Google que tem como objetivo principal ajudar você a se organizar de forma correta ainda mais para quem utiliza o computador na maior parte do tempo é uma auxílio muito grande. Para quem já ouviu falar e não sabe alguns dos benefícios desse site e aplicativos eles são:

  • Permite que você crie diversos quadros com diversas cores permitindo com que você se lembre sem precisar utilizar post-its.
  • Ferramenta essencial para organizar as tarefas que serão feitas no seu dia a dia
  • Um site simples e fácil de mexer tanto na hora de adicionar ou remover tarefas.
  • Você pode personalizar da forma que você quiser utilizando cores diferentes, alterando a imagem do fundo tudo para que você se sinta a vontade com o site.



Bloco de Notas: Um recurso que muitas pessoas tem no celular e não usam como forma de aumentar a sua produtividade, é o bloco de notas por ser um aplicativo ou site com o visual mais clean podemos listar as nossas tarefas nele e escrever no lado como concluído por exemplo.

Microsoft Word: O Microsoft Word também é um aplicativo que algumas pessoas já tem baixado no seu computador, caso não tenha indico que utilize o Documentos Google ou o Microsoft Word Online nele você consegue fazer uma lista enumerada com todas as tarefas que serão feitas no dia a dia e imprimir rabiscando o que de fato já foi feito.

Utilizamos esse programa para apenas fazer trabalhos portanto ele pode ser um grande amigo para ajudar a aumentar a produtividade do seu dia a dia.
Planners: Há vários Planners que podem ajudar na hora de criar listas com as tarefas que serão feitas durante o seu dia, principalmente pela técnica do pomodoro ela funciona da seguinte maneira.


  1. Liste as tarefas pendentes e escolha uma tarefa
  2. Coloque no despertador o tempo de 25 minutos para concluí-la.
  3. Depois descanse por cinco minutos e marque como concluído a tarefa.
  4. E retorne fazendo o passo a passo listado do blog.
Caso use o celular você pode listar através do aplicativo Focus To-Do que funciona com essa técnica você faz uma lista de tarefas e realiza no tempo que você quiser, nele é possível aumentar o tempo de 25 minutos para 35 minutos e também os tempos de pausas.

2. Acorde cedo:

Para de fato realizar todas as tarefas e sobrar algum tempo é necessário criar um hábito de acordar cedo, para isso utilize o despertador para te ajudar se for o caso principalmente para realizar todas as tarefas listadas na lista e para conseguir levantar cedo precisamos dormir cedo e evitar distrações como olhar as redes sociais por exemplo.

3. Faça exercícios físicos:

Os exercícios físicos aumentam a sua energia e assim a disposição do nosso dia, portanto tenha um hábito de fazer exercícios físicos respeitando o seu corpo. Evite fazer vários exercícios ao mesmo tempo se você não tem de fato o costume. Respeite também o seu tempo.

4. Evite distrações:

Quando estamos visitando algum perfil de uma rede social aumenta cada vez a procrastinação e o que deveríamos ter feito naquele dia, acabamos deixando para fazer em outro determinado momento e quando de fato percebemos não fazemos nada por isso:


  • Tenha um determinado tempo estimado para observar as redes sociais
  • Frases motivacionais também pode ajudar a evitar de usar as redes sociais quando estamos fazendo algum descanso.
  • Tenha em mente de dividir o seu tempo para: rotinas que devem ser feitas e redes sociais.


Um comentário on 'Como ter uma rotina produtiva'

  1. Estou apaixonada pelo blog. Com ctz, irá me ajudar a ser uma pessoa mais produtiva. Obrigada! ❤️

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para o andamento do nosso blog por esse motivo:

- Deixe sua opinião dentro das nossas postagens.

- Ative a opção de notifique-me para receber uma notificação quando seu comentário for respondido.